segunda-feira, 19 outubro 2020
Seguro Viagem Vital Card
Home » Blog » Seguro Viagem Internacional
Destaque Tudo Sobre Seguro Viagem

Seguro Viagem Internacional

Intercâmbio estudantes felizes apresentando bandeiras de seus países. Seguro viagem internacional
Seguro Viagem Internacional

Nesse artigo completo sobre seguro viagem internacional veremos quais países tem como obrigatoriedade a contratação de um seguro viagem. 

Além disso falaremos sobre diversos outros assuntos relacionados ao seguro viagem internacional; tal como as coberturas disponíveis, como funciona, como é realizado o atendimento médico no exterior e muito mais. Não somente sobre coberturas médicas, mas todas outras disponíveis, atraso de bagagem e voos, por exemplo. 

Não sendo o suficiente, também daremos dicas diversas que pode auxiliá-lo em todas suas viagens internacionais e umas baitas dicas de destinos!

O que é o Seguro Viagem Internacional?

O seguro viagem internacional é um contrato firmado entre o segurado e a seguradora. O segurado irá pagar um determinado valor (chamado de prêmio), esse prêmio é calculado incluindo fatores como destino da viagem internacional, idade do segurado, detalharemos melhor abaixo. Em caso de acionamento do seguro (chamado de sinistro), a seguradora pagará ou reembolsará as despesas do segurado caso dentro das condições gerais do serviço contratado. 

Exatamente por isso é importante ler as condições gerais do seu seguro viagem internacional, para saber se o serviço contratado satisfará suas necessidades como viajante. Vale notar que algumas exclusões são gerais a todos os seguros. Como, por exemplo, consultas eletivas, consultas para obter prescrições médicas contínuas, acidentes causados por atos de guerra ou tumulto civil. Isso se deve ao fato do seguro viagem internacional não ser um plano de saúde, é um produto diferente com uma cobertura específica a possíveis problemas que ocorrem durante uma viagem internacional.  

E, assim como todos outros seguros, o seguro viagem internacional também é regulado pela SUSEP (superintendência de seguros privados). Caso tenha dúvidas sobre o serviço a ser contratado ou possua reclamações você pode acessar o site deles: http://novosite.susep.gov.br/.

Porque Contratar o Seguro Viagem Internacional?

Veremos detalhadamente diversas razões em qual o seguro viagem internacional pode ser acionado. Mas os motivos de contratação vão além da proteção em caso de acidente ou doença.

Atrasos e extravios de bagagens são mais comuns que imaginamos, achamos que nunca irão acontecer conosco… Até acontecerem.

Assim como atrasos de voo porque a companhia aérea precisou realizar reparos na aeronave. Os produtos no mercado estão equipados para ajudar seus segurados nestes casos.

E, obviamente, há sempre os motivos graves cujo o seguro viagem internacional pode te poupar milhares, se não centenas de milhares de dólares em despesas hospitalares. Internações não são baratas e nem o custo de repatriação médica. 

Viajar segurado é uma decisão inteligente. Se quiser mais informações, veja esse nosso outro artigo. 

Quais Países o Seguro Viagem Internacional é obrigatório?

Mapa europa + mapa equador, venezuela e cuba, com os países que o Seguro Viagem Internacional é Obrigatório
Países que o Seguro Viagem é Obrigatório

O seguro viagem internacional é obrigatório para os 26 países participantes do Tratado de Schengen:

Alemanha (exclui o arquipélago da Heligolândia), Áustria, Bélgica, Dinamarca (exclui Groelândia e Ilhas Faroe), Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França (exclui suas ilhas), Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália (inclusive o Vaticano, exceto a comuna de Livigno), Letônia, Lituânia, Listenstaine, Luxemburgo, Malta, Noruega (exclui o arquipélago de Svalbard), Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

O seguro viagem internacional para países do Tratado de Schengen deve ter uma cobertura mínima de 30mil euros (ou equivalente em outras moedas). 

Cuba é outro país cujo seguro viagem internacional é obrigatório. Contudo, a única exigência é uma cobertura específica para despesas médicas com valor mínimo de 10mil dólares.

Em viagens para a Venezuela o seguro viagem internacional também é obrigatório. Para Venezuela é necessário ter uma cobertura mínima de 40mil dólares, além de cobertura para regresso sanitário e funerária.

O seguro viagem internacional é obrigatório em viagens ao Equador, no entanto, não há estipulação de valor mínimo de cobertura em viagens ao país. Ah, viagens para o Equador não é necessário o passaporte, somente um RG emitido a pelo menos 10 anos.

Por fim a Austrália. O seguro viagem internacional para turistas não é obrigatório na Austrália, no entanto, para estudantes é obrigatório um plano de saúde. E não pode ser qualquer um, deve ser o específico do governo do país. Ele é chamado de OSHC (Overseas Student Health Cover, cobertura de saúde para estudantes estrangeiros, em tradução livre) e deve ser obtido pelo site https://www.ahmoshc.com.au/homepage/ (em inglês).

Estados Unidos

O seguro viagem internacional não é obrigatório em viagens aos Estados Unidos. Contudo, em caso de intercâmbio pode ser exigência da escola, devido aos altos custos de atendimento médico no país. A exceção dos Estados Unidos é quando se trata do visto J-1. Que é um visto de intercâmbio patrocinado por alguma instituição de ensino dos EUA.

Nesses casos o seguro viagem internacional deve ter uma cobertura de no mínimo 100 mil dólares, repatriação funerária de no mínimo 25mil dólares, repatriação médica de no mínimo 50mil dólares, franquia máxima de 500 dólares por evento e apólice em inglês.

O seguro viagem internacional pode também ser pedido por escolas de diversos outros países. Isso vai de caso a caso, fiquei atento se planeja fazer intercâmbio, independentemente do país.

Vale notar que nos demais países, até para turistas na Austrália, mesmo o seguro viagem internacional não sendo obrigatório ele é sempre recomendado. Destinos como Estados Unidos e Reino Unido o custo de atendimento médico é caro, tornando a contratação de um seguro viagem internacional essencial. 

Coberturas Médicas no Seguro Viagem Internacional

Caduceu ícone médico. Seguro Viagem Internacional
Coberturas Médicas

Sabemos agora o que é um seguro viagem internacional, e quais países o tem na sua lista de obrigatoriedade. Agora vamos saber quais algumas das coberturas mais importantes em viagem internacional.

Essas coberturas do seguro internacional podem variar de seguradora a seguradora e, mesmo dentro da mesma, é possível que eles possuam planos mais básicos ou mais completos. Que não afetam somente o valor total da cobertura para despesas médicas, mas, também, a quantidade de coberturas e assistências disponíveis ao segurado em contrato.

A principal e mais básica é a cobertura de despesas médico-hospitalares. Caso o segurado sofra um acidente ou pegue uma doença, ele aciona a central (via aplicativo, telefone ou mensagem por WhatsApp, mais sobre formas de acionamento abaixo) para pedir a coordenação de um atendimento. As despesas geradas nesse atendimento serão então cobertas pela seguradora. Se for um caso de emergência e o segurado não puder esperar. Ele deverá ir até o hospital ou clínica mais próxima e pedir o reembolso dessas despesas. Neste caso será necessário guardar diversos documentos, como os relatórios médicos do atendimento. Às vezes, nesses casos, é possível também o segurado ligar para a central do seu seguro de viagem internacional pra eles tentarem negociar o faturamento do hospital direto à seguradora. 

Alguns seguros cobrem doenças pré-existentes. Nesses casos a cobertura é somente em casos de agravos súbitos e aguda da condição. Por exemplo, o segurado não poderá acionar o seguro viagem internacional para marcar uma consulta de acompanhamento ou para receber receita médica.

Valores de Cobertura Médica

O valor total da cobertura médica varia de acordo com o plano contratado. Podendo ser coisa entre 10 e 20mil dólares (ou em outras moedas), até valores que passam dos 100mil dólares. 

Uma grande vantagem é a cobertura independente. Ela funciona da seguinte forma: Em uma viagem internacional o seguro é acionado devido a uma gripe. A consulta e exames de urgência ou emergência médica são descontados do valor da cobertura, se ocorrerem mais problemas relacionados a essa gripe, o valor da cobertura vai diminuindo até zerar. Contudo, se acontecer outro problema não relacionado a essa gripe, o valor da cobertura está intacto. Em outras palavras, para cada problema que o segurado tiver em viagem internacional que não seja agravamento da condição, ele terá o valor total da cobertura contratada. Essa vantagem do seguro é muito importante em viagens longas.

Esse tipo de cobertura, no entanto, não está presente no seguro viagem internacional fornecido por cartões de crédito.

Despesas Farmacêuticas

Brancos médicos comprimidos e comprimidos derramando fora de um frasco de drogas. Macro de cima para baixo com espaço de cópia. Seguro Viagem Internacional
Cobertura para despesas farmacêuticas

O seguro viagem internacional possui cobertura para despesas farmacêuticas. Quando o seguro é acionado em decorrência de uma doença ou acidente os medicamentos receitados pelo médico serão reembolsados pela seguradora. Mesmo em diversos outros países tendo medicação genérica, ela ainda assim pode ser cara. Esse tipo de cobertura acaba trazendo muita economia quando presente em seu plano.  Lembrando que essa cobertura não é válida para reembolso de medicações de uso continuo ou que não estejam relacionados ao atendimento prestado.

Coberturas Odontológicas

A maioria dos serviços no mercado possui coberturas odontológicas, esse também é somente para acidentes ou doenças súbitas e agudas. Geralmente essa cobertura cobre somente tratamentos para sanar a dor em dentes naturais e exclui próteses e aparelhos. O valor dessa cobertura também tende a ser menor que a da cobertura médico hospitalar. Não deixe de sorrir em suas fotos, a cobertura de despesas odontológicas está presente em diversos planos para te proteger.

Traslado Médico e Regresso Sanitário

Passeios de carro de ambulância através do túnel quente luz amarela. Seguro viagem internacional
Traslado Médico

No traslado médico; em casos de internação, caso o segurado se encontre em uma clínica ou hospital que não está devidamente equipado para o tratamento necessário. A seguradora cobrirá os custos de transporte até seu limite de cobertura para outro hospital. Essa cobertura não é válida para pagar os custos de ida até o hospital, como gastos com táxi, Uber e ambulância. Porém, em casos de acidentes e emergências cujo a ambulância seja necessária o custo será coberto. 

Já o regresso sanitário é quando o segurado precisa retornar ao Brasil por causa de doença ou acidente com cuidados especiais. Serão cobertas todas as despesas, como a remarcação de passagem aérea adequada, em alguns casos até mesmo enfermeiros para acompanhar o segurado na viagem de retorno.

Envio de Acompanhante

Essa daqui é outra cobertura importante, e funciona quando o segurado está viajando sozinho. Mas, honestamente, todas as coberturas médicas são importantes, uma complementa a outra. 

No caso de longas internações a seguradora reembolsará as despesas de enviar um acompanhante para o segurado. Independentemente de qual for o destino internacional que o viajante esteja internado. 

O tempo necessário de internação consta nas condições gerais do seguro viagem internacional contratado.

Prorrogação de Estadia

Caso fique internado além do tempo original que duraria sua viagem internacional, o seguro ainda assim irá te proteger. Ele pagará o total de diárias até o máximo estipulado pelas condições gerais do produto. Essa prorrogação é válida somente em casos médicos.

Seguro Viagem Internacional em Práticas Esportivas

Jogo de futebol para jovens jogadores. Torneio de futebol de treinamento e futebol para crianças. Competição de futebol juvenil
Práticas Esportivas e Seguro Viagem

Diversas seguradoras no mercado possuem um produto especial para práticas esportivas, tanto de forma amadora quanto profissionais. Em diversos casos a prática profissional de esportes é uma cobertura que deve ser contratada a parte, fique atento a isso.

No mais, a cobertura esportiva oferece uma cobertura extra focada em acidentes causados durante a prática esportiva.

Coberturas Não Médicas

Display LED - Conselho de status do voo do aeroporto. Seguro Viagem Internacional
Outras Coberturas

O seguro viagem internacional também possui diversas coberturas visando proteger o viajante de várias formas. Entre elas, são:

Atraso de Voo

Caso o voo atrase tantas horas (de acordo com as condições gerais do seu seguro viagem internacional) por motivos relacionados a problemas da aeronave. Serão reembolsadas despesas como alimentação e estadia.  

Atraso de bagagem

O atraso de bagagem conta somente na ida, o tempo do atraso também varia de acordo com as condições gerais do serviço contratado. Nele o viajante terá suas despesas com itens de higiene e primeira necessidade reembolsados (roupas adequadas ao destino). Essa cobertura, junto com a atraso de voo se torna muito importante em viagens internacionais, ainda mais quando houver diversas conexões e destinos.

Extravio de bagagem

Se sua bagagem foi extraviada, será pago uma indenização suplementar a da companhia aérea de acordo com o peso da bagagem perdida. Isso não reaverá seus itens perdido, mas pelo menos a indenização poderá até mesmo servir para suas próximas férias.

Interrupção de viagem e regresso antecipado

Em caso de internação ou falecimento de um parente próximo ao viajante, a seguradora cobrirá as despesas de retorno do seu segurado para seu país de origem, assim como o reembolso de transportes e hospedagem não aproveitadas pelo segurado. Cheque bem as condições gerais para saber exatamente em quais motivos essa cobertura pode ser acionada. 

Cancelamento de viagem

Uma cobertura importante que o seguro te protege antes da viagem internacional. Caso você tenha um problema de saúde que exigiu internação ou algum parente de primeiro grau tenha ficado internado, ou também caso o segurado ou parente de primeiro grau venha a falecer… O seguro internacional reembolsará as multas da companhia aérea e assim como as possíveis multas de hotéis. Por isso é importante contratar um seguro viagem internacional o quanto antes.

Envio de Executivo Substituto

O seguro internacional não serve somente para turismo, mas sim para viagens de negócios. Se em uma viagem a negócios o segurado sofrer algum acidente, necessitando retornar ou ser internado, a seguradora cobrirá despesas da empresa em enviar outro executivo àquela reunião de negócios.

Morte Acidental em Viagem

Tá aí um tópico que ninguém gosta de falar sobre. Mas um seguro internacional completo também pagará uma indenização a alguém apontado pelo segurado no contrato do seguro internacional em caso de falecimento.

Há também indenizações no caso de invalidez do segurado. Parcial ou total de algum membro do corpo em caso de acidente.

Os valores dessas indenizações variam de acordo com o produto. 

Traslado de Corpo

Acompanhando a indenização por morte acidental em viagem, o seguro internacional também cobrirá as despesas de repatriamento do corpo do segurado até o local de sepultamento. Ajudando muito os familiares do segurado nesse momento de tristeza.

Infográfico com algumas despesas médicas hospitalares com cobertura no Seguro Viagem Internacional
Despesas Médicas Hospitalares com cobertura no Seguro Viagem Internacional

Assistências

Um seguro internacional também oferecerá assistências complementares as coberturas. Essas não visam pagamento ou reembolso ao segurado, mas sim facilitar a vida dele em um momento de aperto.

Como, por exemplo, acesso a uma rede emergencial 24 horas. Isso servirá para consultas como o funcionamento do atendimento médico, localização da embaixada ou consulado mais próximo. E, também, auxílio na contratação de um advogado, assistência no pagamento de fianças ou assistência na transferência de fundos.

Em casos de furto a central te ajudará dando a localização da delegacia mais próxima e do consulado caso seus documentos sejam roubados.

Vale mencionar o auxílio na localização de bagagem. Nesse caso o seguro viagem internacional auxiliará o passageiro em contato direto com a companhia aérea responsável pelo atraso ou extravio da bagagem, tornando, se possível, o encontro e entrega das bagagens o mais rápido possível.

O segurado também terá acesso ao seu bilhete de seguro viagem internacional em diversos idiomas, facilitando a imigração em diversos países.

Viagens de Moto ou Carro

Motociclista dirigindo na estrada na lendária Rota 66 para Oatman, Arizona.
Viagem de Moto – Estrada na lendária Rota 66

É comum em alguma viagem internacional alugarmos carros ou até mesmo motos. Diversos dos produtos no mercado estão preparados para lidar com esse tipo de roteiro. 

Seja a passeio ou simplesmente locomoção, o seguro viagem internacional também serve caso você alugue uma Harley Davidson nos Estados Unidos e rode a rota 66. Contudo, tome as devidas precauções, inclusive, guarde todos os comprovantes do local qual você alugou o veículo e recibos. Entretanto, o seguro viagem internacional não cobre problemas relacionados ao veículo. Isso fica a cargo da locadora, na própria, possivelmente, o preço do seguro automóvel está incluso no pacote. 

É importante lembrar que em caso de acidente serão necessários diversos outros documentos além dos relatórios médicos do caso. Tais como o comprovante de aluguel do veículo e boletim de ocorrência policial e/ou declaração do órgão competente local.

Como Funciona o Faturamento Médico em outros Países

O faturamento de contas hospitalares em outros países costuma ser diferente as do Brasil. As contas geralmente são separadas por departamentos ou por especialidade. Por exemplo; a pessoa sofre um acidente de trânsito, haverá diversas contas, como: a da ambulância, a da sala de emergência, as de radiografia e outros exames prestados e contas também separadas de especialistas. Cada um desses setores emitirá e enviará a conta separadamente. Então é comum pessoas serem cobradas por algum atendimento médico e semanas, as vezes meses depois, receberem mais contas relacionados ao atendimento médico recebido.

Cobranças Indevidas

Jovem casualmente vestida segurando papéis em suas mãos, calculando o orçamento familiar, tentando economizar algum dinheiro, tendo estressado e concentrado olhar. Seguro viagem internacional
Faturamento do Seguro Viagem Internacional

Devido essa forma de faturamento adotada por muitos países, é possível que as vezes o segurado (mesmo tendo atendimento coordenado pela central) receber o atendimento médico e meses depois receber uma carta de cobrança do hospital. Isso pode acontecer quando o segurado preenche a ficha hospitalar e põe o próprio endereço ao invés do endereço da seguradora presente no bilhete do seguro viagem internacional. Se isso acontecer, basta o segurado falar com a seguradora e enviar essa cobrança. É provável que a seguradora necessite de outros documentos, mas como cada caso é único os documentos podem variar.

Algumas raras vezes isso pode acontecer também quando o hospital terceiriza seu setor de cobranças. Enviando as contas a uma terceira empresa especializada nessas cobranças, eles então enviam indevidamente a conta ao segurado.

Como é Calculado o Prêmio do Seguro Viagem Internacional

Algumas coisas influenciam o cálculo do prêmio do seguro viagem internacional. Mas, diferente de outros tipos de seguros, geralmente não há análise de risco. O valor do prêmio do seguro é determinado por: quantidade de dias, destino da viagem internacional, idade do passageiro, gravidez, e se haverá prática esportiva. 

Por exemplo, se você está viajando para um torneio amador de futebol nos Estados Unidos, o prêmio do seguro saíra um pouco mais caro se fosse apenas a passeio. Já que há um risco maior do seguro viagem internacional ser acionado durante a estadia. Fique atento, pois geralmente os seguros somente cobrirão se o esporte tiver sido praticado em algum local devidamente regulamentado. Isso é importante caso você pratique algum esporte como esqui. Em caso de acidentes é possível que a seguradora peça a documentação no local qual você estava esquiando. 

E isso é uma das coisas que é comum a todos os tipos de seguros, eles são adquiridos para não serem usados. Servem justamente pra te proteger caso o impensável aconteça. Te poupando não somente uma boa quantia de dinheiro, mas, também, evitando uma baita dor de cabeça.

Em planos básicos o preço do prêmio pode ser tão baixo quanto 15 reais por dia. 

Quando Contratar um Seguro Viagem Internacional?

Sempre antes do embarque e quanto antes contratar o seguro, melhor. Justamente para estar protegido antes da viagem internacional, caso algo te impeça de viajar. E, volte e meia, é possível economizar comprando com antecedência o seguro viagem internacional.

A maioria dos serviços no mercado não possui tempo de carência, exemplo: você contratou para viajar no dia 15, mas somente poderá utilizá-lo a partir do dia 17. Isso é raro.

Fique atento, pois o seguro internacional geralmente não pode ser contratado durante a viagem, somente antes. 

Como fazer um Orçamento do Seguro Viagem Internacional

Vista plana ou superior da caneta preta com calculadora na tabela de fundo amarelo vívido com espaço de cópia em branco, matemática, custo, imposto ou cálculo de investimento.
Cotar Valores de Seguro Viagem

Atualmente orçamentar um seguro viagem internacional é muito fácil, ainda mais com as grandes operadoras. Basta entrar no site do serviço de sua escolha, por a data da viagem, quantos passageiros e idade deles. Pronto. Estará lá o valor do prêmio do seguro internacional e o valor de cada plano.

Descontos na Contratação do Seguro Viagem Internacional

Venda de luz de néon de verão 30% de desconto na promoção de selva tropical com luz de néon tropical e folhas, folha de palmeira exótica. Para o seu cartaz de venda exclusivo, folheto, banner, anúncios em várias ocasiões.
Descontos, descontos e descontos!

Todo mundo gosta de um desconto. Não importa se é produto ou serviço, a hora da compra se torna mais fácil. Muitas das seguradoras oferecem descontos em seus seguros. Eles geralmente são fornecidos quando mais de um serviço é contratado. Vai viajar em família ou com os amigos? Adquiram o seguro viagem internacional juntos, garantido que vocês conseguirão um bom desconto no serviço. Além, é claro, da vantagem de todos viajarem protegidos.

Seu próprio agente de viagens pode ter uma ou outra promoção disponível na contratação do seguro viagem internacional.

Prorrogações do Seguro Viagem Internacional

Em quase todas as seguradoras não é possível efetuar uma prorrogação do seguro viagem internacional. Contudo, isso varia de caso a caso, por mais que por via de regra não seja possível, você pode ligar para a operadora do produto e verificar se é possível realizar uma prorrogação do seguro viagem internacional ou a adquirir um novo contrato.

Qual Seguro Viagem Internacional Escolher

Jovem, escolhendo o botão para empurrar. Conceito de difícil escolha entre duas opções, alternativas ou oportunidades, dilema da vida, tomada de decisão. Ilustração em vetor colorido em estilo cartoon plana
Qual plano do Seguro Viagem Internacional devo escolher?

As emissoras do seguro viagem internacional geralmente separam seu produto de acordo com destino. Por exemplo; um produto específico para o Brasil, outro válido somente nos EUA, um adequado ao tratado de Schengen e outro geral para os demais países.

Na maioria deles o único exclusivo é o Brasil. Você não pode contratar um seguro viagem Brasil para usar em algum destino internacional, por exemplo, Argentina. 

No caso do Vital Card são quatro categorias; Brasil, EUA, Europa e Mundial.

Os planos Brasil são somente válidos no território nacional e cruzeiros realizados em nossa costa marítima. 

Os EUA também podem ser usados em outros países (exceto Brasil), por exemplo, Canadá. É comum se você visitar a costa leste dos Estados Unidos dar um pulinho no Canadá e visitar algumas das cidades por lá. Seu seguro viagem EUA também estará valendo.

Os planos da Europa funcionam, obviamente, em toda Europa e, também em destinos próximos caso seu roteiro internacional tenha passado por algum dos países europeus. Por exemplo; o roteiro constituía em Espanha, Itália, Grécia e Dubai. Não será necessário contratar outro seguro viagem internacional somente para Dubai, o da Europa estará valendo.

Os planos Mundial contam para os demais países, seja Ásia, África e Américas (com exceção dos EUA). Porém fique atento, se tiver o Panamá e EUA como seu destino, deverá contratar um dos planos EUA, não Mundial. Mas, se quiser curtir apenas o mar caribenho sem passar pelos EUA, aí sim pode ser somente um dos planos Mundial.

Na hora de contratar seu seguro viagem internacional, confira certinho com a operadora do serviço para saber exatamente qual você precisa adquirir para seu destino.

Seguro Viagem Internacional e Cruzeiros

Torre do Bósforo e Galata, Istambul, Turquia
Seguro Viagem Internacional no Mar

Em cruzeiros os atendimentos médicos funcionam somente por reembolso. Quando isso ocorrer, guarde toda a documentação, recibos e relatório médico, para a seguradora reembolsar suas despesas.

As vezes em cruzeiros a telemedicina pode ser aceita. Obviamente será necessária uma conexão com a internet e, talvez, a receita não seja aceita no cruzeiro. 

Caso seu cruzeiro tenha paradas em terra, você pode acionar o seguro viagem internacional e receber o atendimento médico em uma dessas paradas. Em casos simples, e se permitido no país, até mesmo telemedicina. Aí se necessário basta apenas ir a uma farmácia e comprar sua medicação. Lembre-se de guardar os recibos para ser reembolsado depois!

Qual tamanho de Cobertura escolher?

Quanto maior puder, melhor. Mas não é todo mundo que precisa uma cobertura de 120mil dólares em uma viagem de 7 dias para os EUA.

Não há regra nem produto certo pra isso, há algumas recomendações. Tenha sempre preferência para um seguro viagem internacional com cobertura independente. 

As recomendações são as seguintes:

Opte por coberturas maiores em viagens longas. Nunca se sabe o que pode acontecer amanhã, então se proteja dos diversos riscos.

Viajando grávida? Procure um produto específico. Além de coberturas médicas para a futura mãe há uma cobertura específica para problemas relacionados a gravidez. Fique atenta na hora da viagem internacional, confira com seu médico se suas condições estão boas e, também, o seguro referente a gravidez é limitado pelas semanas de gestação. Essas coberturas também não cobrem exames de rotina e pré-natal, assim como partos. 

Já é de mais idade ou possui algum problema crônico ou prévio de saúde? Opte também por maiores coberturas. Agravamentos súbitos de diversas condições, tais como diabetes e pressão alta podem custar muito caro independente de qual seja o destino internacional.

Na prática esportiva profissional procure por um produto específico a isso. 

Caso pretenda praticar esporte de forma amadora, procure por produtos com a cobertura específica já menciona acima. Especialmente se não tiver experiência em tal esporte. É comum se machucar praticando esqui, não deixe uma dor boba, ou até mesmo um pé torcido interromper sua viagem internacional, por isso mesmo, contrate um seguro.

O que acontece se o Sinistro Exceder o Limite da Cobertura?

Se o valor da cobertura contratada não for o suficiente para cobrir a despesa total de um sinistro, o valor excedente do sinistro será responsabilidade de pagamento do segurado.

Por exemplo: Você está realizou uma viagem aos Estados Unidos com uma cobertura de 30mil dólares, mas sofreu um sério acidente e devido a diversas complicações teve de ficar internado. O total das contas foi de, por exemplo, 42mil dólares, o seguro internacional pagará 30mil dólares (de acordo com o valor máximo da cobertura contratada) e o segurado deverá pagar ao hospital os 12mil dólares restantes. 

Note que com uma cobertura independente, se ainda continuar em viagem após o acidente, o seguro internacional cobrirá as despesas de outros problemas (não relacionados a esse primeiro acidente) que possam acontecer. Isso é válido até o fim da vigência do contrato.

Como Acionar o Seguro Viagem Internacional

fluxograma para acionamento do seguro viagem eua
Veja como é simples acionar o seguro viagem

Há diversas formas:

Ligação: Alguns produtos no mercado tem uma rede mundial 24 horas, tendo o custo de uma ligação local. Seguros contratado pelo cartão de crédito geralmente oferecem somente essa modalidade de acionamento. Às vezes, no entanto, pode ser acionado pelo aplicativo do banco.

WhatsApp: Pra que ligar quando se pode enviar uma simples mensagem? Só deixar o contato da central salvo e já está pronto pra uso! Isso ainda é muito prático caso sua viagem internacional seja rápida, aí você não precisará achar um telefone ou comprar um chip na hora de acionar o seguro seja lá em qual país você esteja.

Aplicativo: Alguns serviços no mercado possuem aplicativos que você pode baixar e acionar. 

Lembre-se, em caso de uma emergência vá ao hospital mais próximo. As vezes pode ser demorado para realizar a coordenação do atendimento médico. Fatores como demanda do dia, horário e local influenciam. Enquanto espera no hospital pelo atendimento, ou após ser atendido, avise a central do seguro viagem internacional. É possível que consigam negociar com o hospital para você não precisar pagar nada por aquele atendimento e a conta ir direto à seguradora. 

Em locais mais isolados a coordenação do serviço médico pode demorar. Nesse caso, opte pela modalidade de reembolso, explicado mais abaixo como funciona. Você também pode ler mais informações sobre como tudo funciona nesse artigo aqui.

Formas de Atendimento Médico do Seguro Viagem Internacional

Ao acionar a cobertura de despesas médico-hospitalares, a central pedirá algumas coisas básicas para você. Como nome completo, telefone, local em que você se encontra, número do bilhete e seus sintomas, a partir disso será coordenado o atendimento médico. No seguro viagem internacional existem 3 formas de atendimento. Essas formas dependem de diversos fatores como; disponibilidade do dia, localidade e seriedade do caso.

Telemedicina: Essa forma é usada em casos mais simples. O segurado baixará um aplicativo específico da clínica ou hospital e entrará em contato com o médico via aplicativo no determinado horário. Após o atendimento, se necessário, o médico enviará por e-mail a prescrição do atendimento.

House calls: Visita em domicílio. As vezes o médico pode ir até o local em que você se encontra, seja hotel, hostel ou qualquer domicílio que tenha alugado em sua estadia. Em house calls, muitas vezes o médico já leva medicação básica para fornecer ao viajante. 

Clínica ou hospital: Caso você tenha torcido a mão não há como o médico avaliar a seriedade em uma chamada de vídeo, assim como pode demorar para o médico ir até o seu domicílio, ou alguns exames sejam necessários; Neste caso a central entrará em contato com a clínica ou hospital credenciado mais próximo e o segurado terá seu atendimento realizada nesse local. Note que a cobertura de traslado médico não é válida para isso. Ela conta somente em casos que o segurado for de um hospital ao outro de ambulância por recomendação médica. 

Rede Credenciada Mundial

Web mundial sobre fundo azul (feito em 3d)
Redes Credenciadas pelo Mundo

Os melhores seguros no mercado possuem uma rede credenciada mundial. Ela é basicamente uma rede de hospitais, clínicas e doutores cadastrados junto ao seguro viagem internacional.  Todos devidamente qualificados para prestar atendimento médico em seus países.

Caso um viajante segurado necessita de atendimento, a central do seguro viagem internacional aciona a rede credenciada para descobrir qual é a melhor opção de atendimento ao segurado. Garantido o melhor possível atendimento ao viajante. 

Seguro Viagem Internacional Cartão de Crédito

Ilustrações de cartões de crédito. Vista frontal e traseira.
Seguro de Viagem que seu Cartão de Crédito pode fornecer

Muitos veem os seguros fornecidos pelos cartões de crédito como uma opção viável. Eles tendem a ter um valor inferior de prêmio. Mas isso só acontece porque a infraestrutura deles também é inferior as das seguradoras especializadas nesse tipo de produto. Algumas das desvantagens do seguro viagem internacional do cartão de crédito são:

Funciona somente por reembolso. Se está viajando de forma econômica o barato vai sair caro.

O acionamento é realizado somente por telefone. Você terá que garantir que seu celular possa fazer ligações no país em que está.

Não há uma central de assistências e informações. Isso é um problema quando não se fala a língua do país que está. 

Não há cobertura independente. Em viagens longas isso pode se tornar muito problemático.

Como é feito o Reembolso

Documento com reembolso de título
Como obter o Reembolso

O reembolso é realizado pelo site ou aplicativo do seu seguro viagem internacional. Será necessário envio de diversos documentos, tal como documentos pessoais, passagens aérea, relatórios médicos, recibos e atestados e declarações. Os documentos variam de cobertura a cobertura, ah, e para facilitar a vida e ajudar o meio ambiente, esses documentos podem ser cópia digital ou foto dos mesmos.  Então dê uma checada nas condições gerais do serviço contratado ao pedir o reembolso de alguma despesa. Ou, ainda mais fácil, pergunte a central do seu seguro viagem internacional.

Os reembolsos são pagos ao segurado, após a seguradora analisar a documentação enviada de acordo com a cobertura acionada.

O mesmo vale para as indenizações. 

Fique atento! Há prazo máximo para iniciar o processo de reembolso. No caso do Vital Card, o segurado tem até 365 dias após a ocorrência para dar início no processo de reembolso. Porém, não deixe pra última hora.

Como os Sinistros São Pagos

Um pouco de informações dos bastidores para deixar você a par de como os seguros funcionam.

Quando o segurado aciona a central para receber um atendimento médico. A central entra em contato com a rede cadastrada procurando qual a melhor opção para o segurado. Usaremos como exemplo que o melhor atendimento no momento é em um hospital.

A central então envia uma GOP para o hospital (guarantee of payment, ou garantia de pagamento). Em alguns hospitais, especialmente no EUA, eles pedem que essa GOP seja enviada por fax!

Após isso o segurado é atendido normalmente e será feito todos os exames necessários referente ao caso. No fim, o segurado segue normalmente com sua vida.

Os setores do hospital então começam a enviar as faturas do atendimento para a central, o custo da triagem, dos exames, do especialista da medicação e tudo mais. Em alguns países até mesmo os impostos do estado ou cidade na qual o atendimento foi realizado. Junto com as faturas são enviados os relatórios médicos para análise da seguradora. Em alguns países antes do segurado sair do hospital será necessário ele assinar um formulário chamado Release of Information (liberação de informação), para que os documentos do caso sejam enviados a seguradora. Mas não se preocupe, está nas condições gerais que esses documentos sensíveis não sairão por aí. Sua privacidade está garantida.

As vezes podem faltar alguns documentos, como identificação do segurado (tal como passaporte ou RG) e passagem aérea. Se estiver previsto nas condições gerais do seguro viagem internacional contratado, é do direito de a seguradora pedir esses documentos junto aos relatórios médicos. Novamente, sua privacidade estará protegida pelo contrato.

E ainda…

Dependendo do país, especialmente os EUA, eles não emitem exatamente recibos como conhecemos por aqui. Eles enviam uma carta chamada “Balance Zero” (balanço zero). Que é uma carta informando que não há mais débitos pendentes com a instituição. 

Exclusões Comuns do Seguro Viagem Internacional

Todos os tipos de seguros disponíveis no mercado possuem riscos excluídos em suas coberturas. Não é diferente no seguro viagem internacional.

Por mais que cada produto tenha suas própria clausulas de exclusão, há diversas que são comuns a todos:

Consultas eletivas, de acompanhamento, investigativas. O seguro viagem internacional não é um plano de saúde. Por isso não adianta pedir uma consulta na Alemanha pra checar se está tudo bem. Caso você quebre uma perna, a seguradora também não cobrirá fisioterapia, pois já sera o tratamento. Mas nesses casos é possível você acionar a cobertura de regresso antecipado e retomar o tratamento no Brasil.

Próteses e órteses. No mesmo exemplo da perna quebrada, a seguradora não cobrirá a despesas de muletas, por exemplo. A exceção dessa cobertura geralmente é dada na perda de dentes naturais.

As próximas exclusões foram elaboradas dado ao fato que todas as seguradoras precisam quantificar o pagamento de seus sinistros e ajustar os prêmios do seguro de acordo com isso e a infraestrutura disponível.

Acidentes causados por convulsões da natureza

Um bom exemplo disso é o seguinte: Você está em viagem à um país cujo aconteceu uma erupção vulcânica e todos os voos foram cancelados. O seguro viagem internacional não cobrirá despesas vindo disso.

Atos de guerra e/ou terrorismo, e convulsão civil

Qualquer tipo de problema que venha ser causa por esses motivos e, por exemplo, uma greve geral, também não serão cobertas pelo seguro internacional.

Endemia, epidemias e pandemia. Agora pro elefante na sala…

Primeiro precisamos entender o que são os três. Endemia é algo sazonal específico a uma região. Epidemia é quando afeta uma grande região, cidade ou até mesmo país inteiro. Pandemia é quando a escala é internacional. Como é o caso do COVID-19. 

Não somente as seguradoras (mas também todo o mundo) estão adaptando seus serviços e produtos para esses casos e não deixar nenhum de seus segurados em viagem na mão. Mas essas mudanças, infelizmente, tomam tempo. 

Negativas no Seguro Viagem Internacional

sinal proibido

Todos os sinistros recebidos no seguro viagem internacional são analisados pela seguradora. A análise consiste nos médicos e técnicos da seguradora verificar se não há nenhum infringimento das condições gerais do contrato assinado. Caso haja, a seguradora poderá pedir mais documentos para análise ou enviará a carta de negativa do sinistro. Nesse caso, o segurado pode pedir uma nova análise caso acredite que a seguradora não tenha analisado corretamente o caso. Se isso acontecer, recomenda-se que o segurado envie mais informações sobre o ocorrido, inclusive novos documentos. Muitas vezes as negativas são dão em casos que faltam alguma documentação. E, também, é de direto do consumidor acionar a SUSEP ou procurar auxílio legal caso a negativa tenha sido errônea. 

Formas de Pagamento

Mulher usando telefone móvel esperto, pagamento on-line, serviços bancários e compras on-line na noite luz fundo colorido. Seguro viagem internacional
Como pagar o Seguro Viagem?

As operadoras do seguro viagem internacional possuem diversas formas de pagamento do serviço. A mais comum e recomendada é o pagamento pelo cartão de crédito. O pagamento é liberado na hora e assim como o bilhete do seguro viagem internacional.

Assim como diversas operadoras possuem a opção de realizar parcelamentos do prêmio sem juros.

A opção do boleto bancário geralmente é liberada somente após um dia útil ao pagamento. Nesses casos contrate com maior antecedência possível e seguro viagem internacional.

Se comprar o seguro viagem internacional com um agente de viagens, é possível também realizar o pagamento em dinheiro.

Reembolso Total ou Parcial do Serviço Não Utilizado

Após iniciar a vigência não pode ser mais cancelado.

Se por alguma razão não coberta pelo seguro viagem internacional você não puder viajar. Você pode reembolsar o prêmio total ou parcial do seguro. O reembolso total ou parcial do prêmio é realizado de acordo com as condições gerais do serviço contratado. Mas isso deve ser realizado antes do início da vigência do seguro viagem internacional.

Devido ao cenário mundial causado pelo COVID-19, todos que trabalham com turismo pediram ajuda aos viajantes em não reembolsar suas despesas com viagens, mas sim remarcá-las. Ajudando diversas áreas do ramo em manter seus funcionários enquanto planejam por uma melhoria geral no ramo.

Tenho o PB4, preciso do Seguro Viagem Internacional?

O PB4 ou CDAM (Certificado de Direito à Assistência Médica) é um contrato firmado entre Brasil, Cabo Verde, Itália e Portugal. Ele permite que brasileiros sejam atendidos como cidadãos nesses países (assim como viajantes desses países no nosso). 

Mas no caso da Itália e Portugal, o atendimento médico ainda é pago, contudo, o preço é consideravelmente menor. E, ainda assim, não exclui a necessidade do seguro viagem internacional. 

Esse certificado vale a pena caso você realize muitas viagens à estes países. O CDAM pode ser obtido pelo site https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certificado-de-direito-a-assistencia-medica.

Problemas mais comuns em Viagens Internacionais

Mulher doente assoar o nariz, sentado debaixo do cobertor. Mulher doente com infecções sazonais, gripe, alergia, deitada na cama. Mulher doente, coberta com um cobertor deitado na cama com febre alta e gripe, descansando.
Problemas de Saúde mais comuns durante as Viagens

Há diversos problemas de saúde ou acidente que podem ocorrer durante viagens, o mais comum deles é a gripe. Além da gripe há diversos outros problemas, especialmente relacionados ao pulmão que se tornam comuns em viagens. Em alguns casos mais sérios, podendo ser uma pneumonia. A gripe e outras doenças que afetam especialmente o pulmão são de fácil contágio, tornando a contratação do seguro viagem internacional ainda mais importante.

Outro problema muito comum são as doenças gastrointestinais. Em raros casos elas são causadas por mal preparo da comida, em alguns países, esses casos não são tão raros assim. Porém, o mais comum, é quando elas são causadas por falta de costume do nosso intestino em relação àquela cozinha exótica e, também, pelo excesso. Porém não se de ao luxo de perder um dia inteiro de suas férias por essas razões, contrate um seguro viagem internacional.

Por mais cuidadosa que uma pessoa possa ser, alguns acidentes são inevitáveis. Fraturas, torções e outros sérios machucados podem ser muito caros de tratar, independente de qual seja o país. As contas tornam-se ainda maiores em casos de internações. Em diversos países, especialmente os Estados Unidos, a diária de internação é superior ao de um hotel 5 estrelas. Não deixe suas viagens terminarem por alguma bobeira ou falha de outra pessoa e, também, não gaste dinheiro com valores de hospitais que muitas vezes podem ser abusivos. 

Os custos desses problemas variam de país a país, assim como a seriedade do caso afetará a conta do hospital.

Vacinas em Viagens Internacionais

Vacina dose frasco para injectáveis de gripe tiro seringa de agulha de droga, conceito médico vacinação injeção hipodérmica tratamento de doença cuidados hospital prevenção imunização doença criança bebê.fundo azul
Viagem Internacional tem Vacinas obrigatórias?

Em alguns destinos internacionais algumas vacinas podem ser obrigatórias. A mais comum delas é contra a febre amarela, altamente recomendada independentemente do destino. Outras vacinas comuns são tétano, difteria, Hepatites A e B, Tríplice Viral e antirrábica. 

As vacinas devem ser tomadas no posto de saúde mais próximo (antes da viagem, em alguns casos pelo menos 10 dias antes) e, o certificado de vacinação deve ser obtido pelo site http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia.

O certificado é chamado de certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CVIP). No link da ANVISA você também poderá checar quais vacinas são necessárias tomar em seu destino.

Passaporte

Diferentes passaportes estrangeiros de muitos países e regiões do mundo como fundo colorido

Primeira vez saindo do país? Obter o passaporte é fácil e o processo pode ser iniciado online. Será necessário enviar alguns documentos (como RG – com no máximo 10 anos de emissão) CPF. Além dos documentos é pago uma taxa, a Guia de Recolhimento da União (GRU). Após isso será necessário marcar horário com a polícia federal para obtenção do passaporte.

Fique atento, pois diversos países necessitam do passaporte emitido há, pelo menos, 3 meses (6 meses em viagens para os países do Tratado de Schengen). Portanto, emita o seu passaporte o quanto antes.

Vistos

Formulário de pedido de visto com caneta

Em alguns destinos os vistos são obrigatórios. Alguns sendo feito rapidamente outros sendo bem mais burocráticos, necessitando diversos documentos e até mesmo entrevistas na embaixada dos países.

A lista de países nos quais o visto é necessário pode ser vista no Portal do Itamaraty http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/tabela-de-vistos-para-cidadaos-brasileiros.

Prepara-se bem antes de suas viagens, não perca o dinheiro das passagens ou reserva de hotéis por não conseguir entrar no país.

Fique atento! Alguns países podem não precisar de visto pra turismo, mas é obrigatório o visto para estudantes ou a trabalho.

Há também empresas que se especializam no auxílio de obtenção dos vistos. Podendo facilitar e agilizar o processo. Especialmente se necessitar de outros tipos de visto além do de turismo. 

Seguro Viagem Internacional Receptivo

O serviço receptivo é quando o viajante contrata um seguro internacional do país de destino. Por exemplo, um português vem passar as férias no Brasil, e contrata um seguro viagem do Brasil. Não são todas as operadoras que trabalham com isso, pois é basicamente um outro tipo de serviço que necessita de outra infraestrutura. 

Um caso bem comum é quando a pessoa for brasileira, mas mora fora. Veio ao Brasil visitar os parentes. Como a pessoa não é mais residente do país, diversas seguradoras não prestam o serviço devido as legislações presentes no país que o viajante de fato reside. Isso pode complicar muito as coberturas como repatriação e pagamento de indenizações. Nesses casos é sempre recomendado que o viajante contrate um seguro viagem internacional no país que reside.

Franquias do Seguro Viagem Internacional

Alguns produtos no mercado possuem uma franquia. E o que é a franquia no seguro viagem internacional?

Explicarei com um exemplo: Você contratou um seguro viagem internacional com uma franquia de, por exemplo, 200 dólares. Ao acionar em viagem por conta de uma despesa médico hospitalar vieram as contas do hospital. Digamos que as consultas tenham custado 250 dólares. O segurado pagará o valor da franquia ao hospital (os 200 dólares) e a seguradora pagará todo valor além da conta até o valor máximo da cobertura (nesse caso 50 dólares).

Há também produtos sem franquia. Nesses, independentemente do valor da conta, a seguradora pagará tudo até o valor máximo contratado da cobertura. Se estiver viajando economizando, opte por esses tipos de seguros. 

Viagens Internacionais no Mundo Pós COVID-19

Coronavírus pandêmico COVID-19 Mulher na rua usando máscara facial protetora para disseminação do vírus da doença SARS-CoV-2. Menina com máscara protetora no rosto contra a doença de coronavírus 2019.
Viagem Pós COVID-19

Dependendo de quando estiver lendo este artigo isso pode não mais importar, servirá apenas como uma lembrança do que as seguradoras pensavam nessa época de pandemia.

Acredita-se que no mundo pós pandemia a mentalidade do viajante mudará. Provavelmente optaremos por destinos mais próximos a nossas casas, o que não é algo ruim. Há muito a ser visto na América do Sul e no Brasil. Mesmo nas viagens mais curtas, é provável que criemos o hábito de adquirir um seguro viagem, mesmo em destinos em que o seguro não é obrigatório.

O globo inteiro está adaptando-se a esse novo mundo e todos no ramo de turismo. Não somente as seguradoras, mas também companhias aéreas, agência de turismo, e países que dependem bastante do turismo no PIB. Diversos também estão criando novos produtos e serviços para adaptar-se na situação atual. 

Distanciamento, nada de super lotação, lugares com maior higienização. E principalmente uma conscientização geral. Esses pequenos detalhes poderão fazer parte do nosso dia a dia e de todas nossas viagens, melhorias que virão por causa de tempos conturbados. 

Dicas Gerais na Contratação de um Seguro Viagem Internacional

A melhor dica que podemos te dar na contratação de um é sempre a pesquisa. Por mais extenso que sejam as condições gerais dos produtos, é importante lê-las. E, em caso de dúvidas, as operadoras estão sempre dispostas a ajudar.

Se estiver contratando por meio de um agente de viagens; pergunte a ele! O agente provavelmente já trabalha a anos com algum seguro viagem internacional e criou uma boa relação com a prestadora do serviço.

Já mencionado anteriormente, em longas viagens opte por coberturas maiores e, também, cobertura independente. 

Cuidado com possíveis franquias dos produtos. E caso haja verifique em quais coberturas elas são aplicáveis. 

Dicas ao Realizar uma Viagem Internacional

Dica rápida, emblema, etiqueta, crachá, etiqueta. Truques de educação de bulbo de idéia.

Uma dica muito válida é carregar uma troca de roupa em sua bagagem de mão. Caso sua bagagem atrase você não passará por apertos desnecessários. Mantenha em mente o peso máximo de bagagem, a multa por excesso de bagagem em viagens internacionais é superior aos de voo domésticos. 

Se viajar com medicação contínua faça questão de levar o suficiente e peça ao seu médico a prescrição médica em inglês.

Antes da viagem internacional, confirme todas as datas e horários. Assim como a reserva do local em que se hospedará.

Se tiver medo de viajar de avião, não se preocupe. É completamente seguro. Turbulências mais parecem como lombadas ou dirigir em ruas esburacadas. Todos os voos são rigorosamente monitorados. E a chance de um acidente fatal é de 1 em 7 milhões. Isso significa que caso você viaje de avião todos os dias daria um pouco mais de 19 mil anos. Em comparação, é mais provável ter um acidente fatal em uma bicicleta do que em um avião.

Fique atento sempre ao horário de embarque. Chegue com duas horas de antecedência no aeroporto, e nunca subestime o trânsito de sua cidade a caminho do aeroporto.

Muita Atenção!

Preste bastante atenção caso seu voo possua escalas e/ou conexões, ainda mais se for em outro aeroporto. Atenção redobrada caso você tenha comprado todas as passagens e criado o próprio roteiro. Em um momento de ansiedade é bem possível cometer algum erro bobo que faça você perder um voo. 

Tenha em mãos todos seus documentos na hora do embarque e desembarque para agilizar as possíveis, e muitas vezes longas, filas.

Trate sempre com muito respeito os agentes de imigração nos aeroportos. Bem, vamos tratar todo mundo sempre com muito respeito.

A viagem internacional é longa? Hora de pôr a leitura em dia ou ouvir aquele podcast que tanto ama! Falando nisso, pra dar uma ajuda na mudança de altitude, escute uma música ou masque chicletes. 

Dicas Rápidas de Economia

Cuidado com os custos dos hotéis. Frigobar e canais pagos de televisão (se é que pessoas ainda assistem TV na era do Netflix) podem causar grandes surpresas na hora do check-out.

Se estiver planejando um mochilão a sua pesquisa deve ser maior e será necessário tomar outros cuidados. Contudo, graças a internet hoje em dia é fácil saber quais destinos são seguros e quais cuidados gerais devem ser tomados.

Pesquisa e antecedência vão te poupar centenas de reais. Quando estiver preparando um roteiro, não deixe tudo pra última hora. Quanto antes comprar as passagens, o seguro e pesquisar o que fará em seu destino, mais economia será possível garantir em todas suas viagens, seja ela internacional ou nacional.

Se quiser outras dicas para viajar com economia, cheque esse artigo aqui.

Dicas de Segurança

Pesquise também por dicas de seguranças, por mais que esteja viajando à um país altamente desenvolvido, golpes em turistas, infelizmente, não são raros. Inclusive, muitas vezes são facilitados devido a barreiras linguísticas. Portanto uma rápida pesquisa pode te poupar muita dor de cabeça e aperto. Mas nunca deixe isso te impedir de viajar, diversos desses problemas (se não todos) são evitados com conhecimento e pesquisa. Para isso é possível acessar o portal do Itamaraty, por exemplo, fornece dicas de viagens a todos os países. Pode acessar por aqui: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/antes-de-viajar/orientacoes-gerais-para-quem-vai-viajar-ao-exterior. Use a ferramenta de procura dentro do site para ver as recomendações específicas ao seu destino.

Proteja as bagagens. Nome, endereço, telefone (facilitará muito a localização dela pela companhia aérea caso a bagagem seja indevidamente enviada a outro local). E proteja ela com cadeados para evitar roubos.   

Antes do desembarque certifique-se que não deixou nada nas poltronas, especialmente documentos. Não é difícil encontrar pessoas com histórias cuja entrada em algum país fora negada por deixarem algum documento no avião.

Para sua segurança e de todos outros passageiros, ouça todas as instruções com atenção das aeromoças e comissário de bordo. Obedeça-os, são todos profissionais bem treinados. 

Fique seguro e ande sempre com o telefone e endereço do local em que estiver hospedado. Isso pode facilitar muito sua vida em um momento de aperto.

Aproveite! Abrace e aprenda a cultura e história do seu destino. E compre lembrancinhas!

Viajando com muito Dinheiro?

É bom evitar viajar com grande quantidade de dinheiro em espécie, para imigração extratos bancários são o suficiente. E, mesmo com o que estiver viajando, não deixe tudo em um único lugar. Conhece aquele ditado: Não coloque todos seus ovos em uma única cesta? Se for necessário viajar com grandes quantias de dinheiro, fique atento, pois em diversos países todo o dinheiro que você carrega consigo deve ser declarado e as vezes até mesmo pagar impostos em grandes valores. 

Dicas de Destinos

É quase de praxe que nos artigos desse blog sempre recomendamos alguns destinos bacanas de viagem, internacional ou não. Nesse aqui não será diferente, apresentaremos vários destinos internacionais que você pode considerar na sua próxima férias. 

No entanto, essa lista não contará com EUA nem países da Europa. Esses destinos já foram cobertos em outros artigos do blog.

Uma vantagem dos destinos listados abaixo é que diversas agências de turismo trabalham com eles. Então é fácil de você arranjar uma promoção com seu agente de viagem. 

E, apesar desses destinos que irei listar o seguro internacional pode não ser obrigatório, porém, ele é sempre recomendado.

Chile

Torres del Paine, Parque Nacional - Laguna Torres, famoso marco da Patagônia, Chile. Seguro viagem internacional
Torres del Paine

Quando falamos de viagens internacionais não precisamos cruzar o globo para experimentar uma cultura diferente da nossa. O Chile é um belíssimo país com muito pra se ver e fazer. Uma cultura vibrante e deliciosa culinária. Impressione-se com as cordilheiras dos andes, deserto do Atacama, gêiseres de Tatio, Ilha da Pascoa e muito mais.

Brasileiros não precisam nem sequer de passaporte em viagens curtas para o Chile, somente um RG atualizado (emitido ao no máximo 10 anos). Vacinas também não são obrigatórias. O seguro viagem internacional é recomendado, ainda mais se pretende caminhar pelos andes. A altitude pode ser problemática pra muitas pessoas.

Cancún

Costa de Cancún com sol
Costa de Cancún

Essa cidade no sudeste mexicano é abençoada pelo mar caribenho. Praias, Resorts, sítios arqueológicos, muita festa e comida. Não faltará o que fazer em Cancún.

Algumas das atrações de Cancún incluem parque eco arqueológico e um museu submarino! 

Há uma hora de Cancun tem a maravilhosa Riviera Maya, um baita trecho no litoral do caribe repleto de resorts magníficos. Há opções de resorts para todos os gostos. Por exemplo, é fã de um Rock? Tem o resort do Hard Rock que fará você se sentir como um Rockstar.

O seguro viagem internacional não é obrigatório para viagens ao México, mas devido a tanto sol e comida é bom estar protegido com um. 

Cidadãos brasileiros também não precisam de vistos para turismo! Podem ficar por lá até 180 dias, no entanto, é importante ter um passaporte válido por pelo menos a seis meses.

Canadá

Dia ensolarado de outono para as montanhas rochosas do Canadá em Lake Bow. O lago é cercado por pedras e abetos. Geleira "Crowfoot" brilha na luz do sol
Lake Bow

Muita gente tem um parente ou conhecido que está estudando ou trabalhando no Canadá. É um ótimo país que oferece muitas oportunidades aos brasileiros. Mas e o turismo do Canadá?

Bem, como esperado, é incrível. Vancouver, Victoria, Calgary, há muitas cidades pra se visitar no Canadá. As cidades podem ter uma arquitetura incrível, ou estarem próximo a um maravilhoso lago, ou talvez estão rodeadas por uma montanha ou todas essas opções acima. 

Para viagens ao Canadá nenhuma vacina é obrigatória, mas como a febre amarela é endêmica no Brasil, é bom ir vacinado para tranquilidade das autoridades locais. O seguro viagem internacional também não é, mas lá não há atendimento médico gratuito para estrangeiros, somente para os residentes do país. Então é bom contratar.

O Canadá também precisa de visto, até mesmo para turismo, o processo pode ser iniciado online pelo site https://www.vfsglobal.ca/canada/brazil/index.html

África do Sul

África do Sul. Safari no Parque Nacional Kruger - Elefantes africanos (Loxodonta africana). Seguro viagem internacional
Safari no Parque Nacional Kruger

I bless the rains down in Africa!

Cidade do Cabo, safaris, ecoturismo, reservas estonteantes. 

Ir para a África do Sul é difícil não ter um safári pelo Kruger Park, um belíssimo parque nacional preservado com uma área de quase 20mil metros quadrados. Se você tiver a oportunidade também vale muito a pena checar o parque nacional de Pilanesberg ou ver com seu agente de viagens alguma outra reserva privada.

Esses parques nacionais na África do Sul são incríveis. Cada um possuindo milhares de espécies de mamíferos e pássaros. 

Uma das experiências mais incríveis que se pode ter em um safári é observar o “big 5”. O leão, elefante africano, búfalo-africano, leopardo e rinoceronte. Inclusive, o turismo se tornou um aliado contra a caça desses majestosos animais. Quando falo também de viagens à África do Sul sempre menciono o berço da humanidade. Um sítio arqueológico com os fósseis mais antigos encontrados e também indícios da utilização do fogo. 

O seguro viagem internacional não é obrigatório em viagens para África do Sul, nem precisamos de visto. Mas é necessário vacinar-se contra febre amarela pelo menos 10 dias antes.

Emirados Árabes Unidos (EAU)

A beleza da marina apenas do topo

Dubai e Abu Dhabi são cidades incríveis. Arquitetura estonteante e belas praias. E muitas atrações turísticas na alta temporada, museus e muita compra. O Dubai Mall, por exemplo, possui 1200 lojas! É muito fácil perdoar as 14 horas de viagem num destino como esses, assim como é fácil estourar o limite do cartão de crédito em uma dessas viagens!

O Brasil possui um acordo bilateral com os EAU, visto não é mais obrigatório para viajantes brasileiros. Não há recomendações de vacinas e o seguro viagem internacional não é obrigatório, mas em um país onde a temperatura pode passar dos 50°, é bom ir protegido!

Israel

Cidade velha Jaffa, Tel Aviv - Israel
Cidade velha Jaffa, Tel Aviv

Israel é um destino de turismo que vem crescendo muito e, não somente o turismo religioso que vem crescendo, mas também o turismo histórico. Um roteiro bem planejado em Israel vai conter todos os pontos turísticos de Jerusalém, Massada, Tel Aviv, Nazaré e o rio Jordão. 

Viajar à Israel é também conhecer parte da história da civilização humana.

Brasileiros não precisam de visto para Israel, nem de vacinas em específico. O seguro viagem internacional também não é obrigatório

Marrocos

Mesquita Hasan II em Casablanca, Marrocos. Seguro Viagem Internacional
Mesquita Hasan II

O Marrocos é um país incrível que capta a imaginação e fascínio de muitos viajantes. Diversas cidades históricas, uma ótima culinária, um baita destino exótico que qualquer viajante tem que conhecer em algum ponto de sua vida. 

Visite e se maravilhe com as incríveis cidades de Fez e Casablanca.

Somente passaporte, sem vacina contra a febre amarela, e seguro viagem internacional não é obrigatório. (Mas já sabe, certo?). Viajar para o Marrocos também é seguro, a única coisa que você terá que lidar com são aqueles vendedores insistentes. Contudo, não saia por aí dando bola. 

(Ufa… consegui falar sobre o Marrocos sem mencionar aquela novela “O Clone” … Droga.)

Egito

Rio Nilo e barcos ao pôr do sol em Aswan
Rio Nilo

Egito e turismo andam de mãos dadas. As pirâmides e toda a história milenar do país é dada. Fica a sugestão então de um cruzeiro pelo rio Nilo. Nele é possível ver muito da história e das maravilhas do país.

Nesses cruzeiros é possível ver todos os pontos turísticos do Egito no decorrer de uma semana. As pirâmides (obviamente), diversos museus, a necrópole de Gizé e assim como visita a ilha Elefantina. 

O seguro viagem internacional não é obrigatório. É necessário a vacina contra febre amarela. O visto é obrigatório. O visto pode ser obtido nas embaixadas aqui no país, ou o de turismo pode ser obtido no desembarque do aeroporto de Cairo. Fique atento e leve toda a documentação necessário para obtenção. 

Maldivas

Maldivas praia resort paisagem panorâmica. Seguro Viagem Internacional
Maldivas praia resort

Viajar para o paraíso não é mais necessário estar em lua de mel ou ganhar na megasena. As ilhas Maldivas é um arquipélago gigantesco com mais de 1000 ilhas. Nela agora há diversas pousadas criadas pelos habitantes locais com o custo bem inferior dos luxuosos resorts. Mas essas pousadas estão nas praias públicas, e lá é um país mulçumano. Não haverá venda de bebidas alcóolicas, carne de porco e, em praias públicas o uso de biquini é proibido. Porém, planejando bem é possível visitar uma das ilhas privadas. Com uma boa pesquisa é possível curtir as férias por lá de forma bem econômica.

O visto para turismo de até 30 dias não é obrigatório. Vacinação contra febre amarela é obrigatória. O seguro viagem internacional também não, mas, como sempre, recomendado.

Tailândia

Grande palácio e Wat phra não colocam sol Banguecoque, Tailândia. Belo marco da Ásia. Templo do Buda Esmeralda. paisagem da capital. Vista da Tailândia
Grande palácio e Wat phra

A Tailândia é um país paradisíaco, e há muito mais que o muay-thai por lá nesse destino internacional. Praias, uma excelente vida noturna, flora e fauna incrível, muita história e uma ótima culinária pra quem gosta de pimenta.

Há diversas cidades que tem estar no roteiro quando se visitar a Tailândia. Além de Bangkok, há Phuket, Chiang Rai, Chiang Mai, Pattaya e muitas outras.

Em Bangkok há diversas atrações, menção honrosa para o museu do Sião e os templos Wat Pho, Wat Phra Kaew e Wat Arun.

Viajar para Tailândia também é seguro, só fique atento em golpes contra turistas, especialmente devido a barreira linguística.

Visto não é obrigatório. Mas a vacina contra a febre amarela é. O seguro viagem internacional também não é obrigatório, porém, devido a culinária do país e temperatura é bom viajar protegido.

Vietnã

A paisagem bonita Halong Bay vê de adove a ilha de Bo Hon. Halong Bay é Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma bela maravilha natural no norte do Vietnã. Seguro Viagem Internacional
Halong Bay

Hanói, Ho Chi Minh, Dia Ho Chi Minh, baía de Ha Long, a cidade antiga de Hoi An, e mais um monte de sílabas. Não faltam maravilhas no Vietnã. Caso planeje visitar o sudeste asiático e tem um de seus destinos a Tailândia, procure dar um pulo no Vietnã! Valerá cada centavo e a experiência ficará com você pelo resto da vida. Mas isso vale praticamente pra todas viagens, não?

O país é incrível repleto de maravilhas e muita história. Ele tem a capacidade de deixar qualquer viajante boquiaberto com suas paisagens e triste história.

O seguro internacional não é obrigatório, vacinações também não são, no entanto a da febre amarela é recomendada. O visto, mesmo para turismo, é obrigatório no Vietnã. Ele pode ser obtido nas embaixadas, ou ser pré-aprovado online, sendo validado em um dos aeroportos internacionais do país. O processo pode ser iniciado pelo site: https://vietnamvisa.govt.vn/ (em inglês).

Coréia do Sul e Japão

Pôr do sol no pavilhão de água no palácio Gyeongbokgung da terra em Seul, Coreia do Sul.
Palácio Gyeongbokgung

Esses dois países valem a pena ser mencionados juntos. Ao visita-los é possível ter contato com uma cultura praticamente oposta à nossa. Ver diversas maravilhas, comprar muita coisa bacana e estranha. O interessante dos dois países é também o fato que você pode realizar uma viagem histórica, vendo regiões que nem parece que há tecnologia, assim como ver as grandes metrópoles que servem como um prelúdio para o futuro. Um roteiro com um pouco de tudo e muitas lembranças.

O visto em viagens a Coréia do Sul não é obrigatório com estadias até 90 dias. Vacinação também não é obrigatória.

Já o Japão precisa de visto, mas o processo vem se tornando mais rápido e simples para obtê-lo. Mais informações sobre o processo pelo site https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/visto.html. Vacinas também não são obrigatórias.

E o seguro viagem internacional não é obrigatório em nenhum dos dois países, entretanto, o atendimento médico neles é caro.  

Butão

Monastério de Punakha Dzong, um dos maiores monestários da Ásia, Punakha, Butão. Seguro Viagem Internacional
Monastério de Punakha Dzong

Nenhum dos destinos da lista é exótico o suficiente para você? Que tal o reino da felicidade? O Butão! 

Esse país nos pés do Himalaia está cercado pela China e pela Índia. Um belíssimo país com fortes tradições budistas que dá uma lição ao mundo sobre turismo. 

O seguro internacional não é obrigatório, mas altamente recomendado ainda mais considerando a altitude do país. A vacina contra febre amarela é obrigatória. Agora, sobre os vistos…

O visto de turismo no Butão é diferente do resto do mundo, nele é pago um valor diário. Mas no próprio valor diário do visto já é pago diversas taxas, como as entradas nos museus e monastérios, e estadias. Assim como, parte da taxa vai para a educação e preservação do meio ambiente do país. Tudo que você precisa saber sobre o turismo e visto no Butão pode consultar pelo site https://www.tourism.gov.bt/ (em inglês).

Devido a isso o Butão, infelizmente, não é um destino barato. E um mochilão por ele também é inviável. Contudo, diversas agências no Brasil vêm trabalhando com esse destino facilitando o acesso a ele. E me atrevo a dizer que uma viagem para o Butão vale cada centavo.

Esperamos que tenham gostado desse extenso artigo sobre o seguro viagem internacional, e que ele tenha respondido diversas de suas possíveis dúvidas. Caso tenha restado qualquer dúvida, entre em contato com a gente deixando um comentário ali embaixo!

Nós do Vital Card desejamos a você uma excelente viagem!

Glossário

Apólice: O contrato entre segurado e seguradora.

Bilhete/Voucher: É o comprovante que o viajante possui um seguro viagem internacional. Nele constará diversos dados do seguro, como as coberturas presentes, dados de inscrição junto ao SUSEP e telefones de contatos, assim como dados do segurado.

Central de atendimento: A central de atendimento é quem realiza o contato com os hospitais da rede credenciada e coordena o atendimento médico para o segurado. E também auxilia os segurados em todos os itens previstos na cobertura do seguro viagem internacional contratado.

Cobertura: A cobertura é o valor máximo (estipulado em contrato) do pagamento de sinistros.

Condições Gerais: É o contrato assinado entre segurado e seguradora no momento de aquisição do seguro viagem internacional. As condições gerais estipulam tudo o que é e não é coberto em viagem internacional e nacional.

Franquia: Parte do valor do sinistro que é responsabilidade do segurado pagar.

Prêmio: É o valor que o segurado paga estipulado em contrato pelo seguro viagem internacional.

Rede credenciada: São os hospitais, clínicas e doutores particulares cadastrados junto ao seguro viagem internacional.

Segurado: É quem contrata o seguro viagem internacional.

Seguradora: É quem realiza os pagamentos, reembolsos e despesas do segurado em caso de acionamento do seguro viagem internacional.

Sinistro: É o que ocorre quando o segurado aciona o seguro viagem internacional em decorrência referente a uma das coberturas previstas em contrato.

SUSEP: Superintendência de seguros privados é órgão governamental regulador de todos os tipos de seguros.

Vigência: Tempo de duração do contrato.

Related posts

3 comentários

Tudo sobre Seguro Viagem Gestante | Blog Vital Card 28 de julho de 2020 at 20:03

[…] você e seu filho precisarão de segurança e a garantia de um atendimento de qualidade em outro país ou até mesmo pelas viagens realizadas pelo […]

Resposta
Austrália pontos turísticos: dicas sobre o país tão adorado por brasileiros 21 de agosto de 2020 at 17:44

[…] acesso a rede pública de saúde australiana e o atendimento privado lá pode ser caro. Por isso, viajar com ele é muito recomendável, ainda mais se seu roteiro contar com algumas atrações esportivas. Cheque também se o plano […]

Resposta
Across the Universe | 5 dicas para viagem internacional no inverno 16 de outubro de 2020 at 15:01

[…] passamos dicas para antes da sua viagem internacional, agora faltam umas dicas para […]

Resposta

Deixe um Comentário