Seguro Viagem Vital Card
Home » Blog » Seguro Viagem América do Sul
Dicas de viagem Seguro Viagem América do Sul

Seguro Viagem América do Sul

América do Sul no mapa do mundo atlas
Seguro Viagem América do Sul

Neste artigo falaremos sobre o seguro viagem América do Sul. Requerimentos e alguns cuidados que devem ser tomados em suas viagens por este maravilhoso continente. Além disso daremos algumas dicas de viagens e falaremos um pouco sobre os locais estonteantes que somente a América do Sul pode oferecer.

O mundo está em rápida mudança e diversos viajantes estão preparando roteiros mais próximos de suas casas. Além de hotéis e atrações turísticas estarem adaptando seu modo de negócio tendo em mente diversas recomendações de biossegurança. Tendo isso em mente, quem sabe seja hora de nós começarmos a planejar nossas próximas viagens e conhecer a fundo a bela América do Sul. 

Países que o Seguro Viagem é Obrigatório

Papel rasgado com palavra você está coberto. Seguro viagem américa dosul

Na América do Sul há somente dois países que o seguro viagem é obrigatório. Isso, no entanto, devido a pandemia pode (e provavelmente será) alterado. 

Atualmente os países da América do Sul que tem como obrigatoriedade o seguro viagem são; Venezuela e o Equador. 

No caso da Venezuela é necessário um seguro viagem com cobertura de pelo menos 40 mil dólares em cobertura médica. E cobertura de repatriação médica – regresso sanitário – e repatriação funerária. 

Já o Equador não exige cobertura mínima necessária nem outros requerimentos, somente viajar com o seguro viagem. A saúde lá, infelizmente, não é das melhores. E, também, dependendo do destino pode ser de difícil acesso. Portanto, é sempre bom optar por uma cobertura maior quando viajar ao Equador.

Vale notar que é norma da SUSEP que todos os seguros de viagens internacionais possuam as seguintes coberturas: Despesas médico-hospitalares e odontológicas, repatriação médica, repatriação funerária e traslado médico. Nenhuma operadora do mercado brasileiro pode vender um seguro viagem para América do Sul sem possuir todas essas coberturas.

Portanto, independentemente se for viajar para países da América do Sul ou qualquer outro país, os seguros possuirão essas coberturas.

Passaportes e Vistos América do Sul

Tradução: República Federativa do Brasil (República Federativa do Brasil). Mão de uma mulher segurando o passaporte brasileiro sobre a bandeira brasileira. Conceito de viagens.

O único país que necessita de visto na América do Sul é a Guiana Francesa. Ela faz parte da França, no entanto, não faz parte do Tratado de Schengen. O processo do visto pode ser iniciado pelo site http://www.guyane.gouv.fr/Demarches-administratives/Etrangers-en-France/Conditions-particulieres-d-entree-en-Guyane-pour-les-ressortissants-bresiliens (em francês). Porém, a obtenção do visto para este país é fácil.

Em viagens aos países do Mercosul não é necessário o passaporte. Somente um RG emitido em no máximo 10 anos. Os países são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Vale notar que; mesmo não havendo necessidade de passaporte para a Venezuela e Equador, o seguro viagem ainda assim é obrigatório. 

E os outros é sempre recomendado, pois em alguns dos países não temos nem sequer acesso a saúde pública em casos de urgências e emergências.

Nos demais é necessário um passaporte com uma página em branco. 

Vacinações em Viagens pela América do Sul

Médico vacinando paciente masculino na clínica, closeup. Seguro viagem américa do sul

O seguro viagem sempre é importante em todas suas viagens, assim como as vacinas. Diversos destinos internacionais pedem o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia). A vacina mais comum pedida a nós brasileiros é a contra febre amarela, não somente para proteção dos turistas, mas também dos habitantes da região. Se tem medo de injeções, não se preocupe, a vacina contra a febre amarela é a única vacina no mundo vitalícia. Uma vez tomada, nunca mais irá precisar toma-la. 

Você pode pedir seu CIVP pelo site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesse link: http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia

Dependendo do destino, outras vacinas podem ser pedidas, para saber certinho qual, é possível ver pelo portal do Itamaraty por esse link aqui: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino. Além de saber sobre as vacinas, no site você pode encontrar diversas informações e ver o quão seguro é viajar ao país entre outras dicas de segurança.

Problemas mais comuns em Viagens pela América do Sul

Grupo de pessoas usando máscaras médicas para prevenir doenças, gripe, poluição do ar, ar contaminado, poluição mundial. Ilustração vetorial em um estilo simples

Para elucidar a importância do seguro viagem. Falaremos um pouco das condições que mais afetam aos turistas. 

A gripe, naturalmente, é um dos problemas mais comuns em viagens pelo mundo inteiro. Ela, no entanto, costuma ser sazonal. 

Deixando-a de lado existem outros dois grandes problemas que afetam muitos em viagens por toda América do Sul; doenças gastrointestinais e problemas relacionados a altitude. 

Viajar e não provar da culinária local é um erro grotesco que deveria ser passível de punição. Ninguém viaja à Argentina para comer McDonald’s. Lá você tem é que se encher de empanadas! Em férias é completamente normal nós extrapolarmos em algumas coisas, afinal, quem nunca de nós chegou em janeiro chorando na academia por causa da “bagagem extra” juntada durantes as festas? De qualquer forma, nesses momentos em que nós extrapolamos o nosso corpo reage. Em alguns casos reage muito mal, especialmente se não estivermos acostumados com as iguarias locais. Tirando que problemas causados por intoxicação alimentar podem ser extremamente sérios e que, também, podem causar internações. Independente do lugar, internações hospitalares são caras. 

Por si só isso deveria ser um motivo para contratação do seguro viagem. Entretanto, a América do Sul tem lindos pontos turísticos em altitude altíssima, o deserto mais seco do mundo. Até mesmo uma rápida caminhada pode se tornar uma tarefa hercúlea, especialmente para viajantes de mais idade. Cansaço, falta de ar e aumento na frequência cardíaca. Demoram alguns dias para o nosso corpo se acostumar e até lá o desconforto causado pode arruinar as férias de qualquer um. 

Outros motivos para contratar o Seguro Viagem

o homem mochila turista chegou tarde na estação. viajante deprimido e tensão triste sentado esperando na estação de trem depois de erros um trem faz perder tempo em viajar. Seguro viagem américa do sul

Além dos problemas mencionados acima, acidentes podem acontecer com qualquer um. Fraturas, quedas e diversas outras doenças. 

Sem mencionar que caso esteja viajando de avião, bagagens e voos atrasam. O seguro viagem América do Sul te ajudará em todos esses imprevistos e problemas que possam surgir em todas suas viagens.

Problemas também podem surgir em casa, forçando um retorno antecipado de suas férias. Para isso, um seguro mais completo possuíra uma cobertura específica para interrupção de viagem e regresso antecipado. Cobrindo diversas despesas, como passagem aérea e multa por remarcações. Dinheiro economizado que poderá servir para suas próximas férias quando as coisas se acalmarem.  

O seguro viagem também te protege antes. Muitos do seguro viagem possuem coberturas de cancelamento de viagem, que valem antes de viajar. Caso aconteça algum dos problemas listados na condição geral do seu seguro viagem, é possível acionar a seguradora e ter suas passagens reembolsadas, por exemplo.

Dentre todos esses motivos, sendo ou não obrigatório, a contratação de um seguro viagem é essencial, pra todas suas viagens. Sejam nacionais, pela América do Sul, ou a qualquer outro país do mundo.

Motociclistas na América do Sul

Motorista de motocicleta andando sozinho em rodovia de asfalto. Fotografia ao ar livre. Conceito de viagens e esporte, velocidade e liberdade. Seguro viagem américa do sul

Esse tópico é especial pros motociclistas que sonham em viajar pela América do Sul com suas motos. Quase todos os seguro viagem não cobrem viagens de motos, a exceção é o Vital Card. 

Você poderá percorrer a América do Sul inteira de moto e caso aconteça um acidente, o seguro viagem irá cobrir as possíveis despesas médico-hospitalares. Os possíveis danos à sua moto, no entanto, ficam a cargo do seguro automotivo. É claro, isso não é motivo pra se descuidar. Vale um velho ditado do ramo “se contratam seguros para não serem usados”. 

Uma das dicas de segurança mais importantes que se pode dar a alguém que viajará de moto (ou até mesmo de carro) pela América do Sul é bem simples:

Atenção redobrada. Provavelmente você estará viajando por estradas que nem sequer sabia que existia. Nesse caso pesquisa e precaução valem muito. Planejar certinho seu roteiro antes da viagem e até mesmo procurar por dicas de pessoas que já fizeram o mesmo. A parte da precaução entra nos cuidados com seu veículo. Se tem uma hora que não é pra economizar na revisão e nos pneus, é antes de uma dessas viagens. Esses detalhes, tornarão sua road trip mais segura. 

Seguro Carta Verde

Em sua viagem com veículo pela América do Sul (veículo de passeio ou alugado em território brasileiro), será necessário contratar o seguro Carta Verde. Essa cobertura visa proteger possíveis danos a terceiros caso ocorra em sua viagem pela América do Sul. Ele não é caro e pode ser obtido em diversas seguradoras brasileiras, ou com diversos corretores de seguros.

Destinos América do Sul

Como já mencionado, a América do Sul possui muitos pontos turísticos. Muitos já devem ter vistos imagens de diversos deles e muitos também já devem tê-los visitados. Não faltam roteiros a se fazer. Muito ecoturismo, culinária, história, cultura, esportes e roteiros românticos para os casais. E, correndo o risco de soar como um disco quebrado, contrate um seguro viagem.

Buenos Aires

Panorama da cidade de Buenos Aires. Panorama aérea da praça perto do Congresso no dia ensolarado. Argentina. Seguro viagem américa do sul

A capital da Argentina possui muitas atrações turísticas. As tardes em Buenos Aires prometem diversos passeios pelos históricos pontos turísticos da cidade, como a Plaza de Mayo, centro político da cidade. O teatro Colón, que é considerado uma das casas de ópera com melhor acústica do mundo. Uma parada pra lanches em lugares como Paseo del Pilar ou no incrível bairro de Puerto Madero. E a noite, um ótimo jantar com direito a uma apresentação de tango. 

Argentina faz parte do Mercosul, portanto em suas viagens pra lá é somente necessário um RG – lembre-se que; deve ter sido emitido em no máximo 10 anos. O seguro viagem, como também já mencionado, não é obrigatório. Mas o contrate de qualquer forma.

Mendoza

Mirante Aconcágua em Mendonza Argentina. Seguro viagem américa do sul

Ainda falando da Argentina… Gosta de vinho e azeite de oliva? Gosta de montanhas? Adora a sensação de uma cidade rústica sem abrir mão dos benefícios de uma cidade grande? Conheça Mendonza! 

Além de escrever sobre os pontos turísticos de Mendonza, será escrito sobre o que é passar um dia lá:

Acorda um pouco cedo, dá uma boa espreguiçada com um sorriso preguiçoso no rosto. Levanta, abre a janela do quarto e sente aquele ar frio, mas revigorante. No horizonte a bela cordilheira dos Andes cercando a cidade. Toma um reforçado café da manhã e começa um dia de passeios pelas vinícolas e fábricas de azeite. Hora do almoço com direito aos vinhos mais famosos do mundo.

Mas, quem sabe, você quer esquiar. Sem problemas, diversas operadoras de turismo da região, assim como aqui no Brasil, têm pacotes feitos pra isso. Se preferir o agito, vá no inverno. Pois também a cidade recebe turistas do mundo inteiro e os bares ficam bem animados.

Bariloche

Estância de esqui da catedral, Bariloche, Argentina.

Quando se fala em turismo na Argentina, não tem como deixar Bariloche de fora. A principal renda da cidade é o turismo. Paisagens de tirar o ar, e em alguns casos literalmente, caso pratique montanhismo ou parapente na cidade. Muitos artigos artesanais, chocolates e vinhos, belas trilhas. E muitos esportes bacanas, como snowboard, rafting e ciclismo pelas montanhas. 

Seja você jovem sedento por aventura ou alguém procurando por cidades como Gramado. Bariloche tem que estar na sua lista de destinos.

Cartagena das Índias

Centro histórico de Cartagena com várias igrejas importantes visíveis. Seguro viagem américa do sul

O turismo na América do Sul não é só Argentina. Essa cidade da Colômbia é um patrimônio mundial da UNESCO. Cartagena possui uma história incrível, fundada em 1533, contudo, datam assentamentos indígenas na região desde 4000 a. C. 

Conheça o bairro histórico, aproveite a maravilhosa cultura da cidade e banhe-se no mar caribenho em qualquer uma das diversas praias da cidade. Além disso é possível visitar diversas ilhas. Viagens a Cartagena são inesquecíveis. Seu único arrependimento será de não ter ficado mais dias.

Para a Colômbia não necessário o passaporte, mas a vacinação contra a febre amarela é obrigatória. Então, hora de tirar seu CIVP. O seguro viagem não é obrigatório, mas já sabe; contrate-o mesmo assim.

Peru

LIMA, PERU: Vista aérea da cidade de Miraflores, do penhasco e da Costa Verde.

Lima, Cusco, Machu Picchu, o Vale Sagrado, diversos museus e muita cultura. Esse pedacinho da América do Sul trás um dos turismos mais atraentes do continente, se não do mundo. 

Todos nós estudamos na escola sobre o Império Inca, mas só podemos realmente entender a magnitude quando visitamos o Peru e damos de cara com as magnânimas estruturas que restaram dele.  Além desse incrível passeio pela história o Peru oferece um ecoturismo incrível graças aos diversos vales e montanhas na cordilheira dos Andes. Cultura, então? Não faltará eventos musicais e literários no Peru. Se quiser um bom agito, Lima também oferece noites animadas.

Viagens ao Peru não é necessário o passaporte. Somente o RG. Vacinações obrigatórias também não são necessárias, porém, assim como o seguro viagem, é sempre boa prática vacinar-se antes de viajar.

Montevidéu & Punta del Este

Os Dedos, Punta del Este

Destinos da América do Sul sem mencionar o Uruguai também é um erro grotesco. 

A arquitetura de Montevidéu é incrível, lá é possível encontrar prédios modernos e, também, construções clássicas do século XIX. A culinária é sem igual, os uruguaios, sem dúvida, conseguem assar bem um pedaço de carne. 

Já em Punta del Este temos uma das praias mais incríveis da América do Sul. Muita agitada, com muito a se fazer e ver. Sem contar nos cassinos e as lojas de grifes. Aproveite os luxuosos hotéis e spas e os excelentes restaurantes. O apelo de Punta del Este, no entanto, não é somente para elite. Existe a possibilidade de aproveitar muito bem essa incrível cidade de forma econômica. Tudo que é necessário é um pouco de pesquisa antes de viajar.

Para viajar ao Uruguai precisa somente do RG, vacina também não é obrigatório. A saúde do país é ótima, entretanto, não temos acesso a rede pública do país. Somente a privada. E o atendimento médico lá pode ser caro, portanto, contrate um seguro viagem.

Santiago

Paisagem urbana branca de Santiago. Seguro viagem américa do sul

Santiago é uma verdadeira metrópole com tudo pra se fazer. Compras, comida, passeios históricos, museus, parques. Nos arredores da cidade também há diversas vinícolas de vinhos muito premiados mundialmente. E, também, a maior estação de esqui não somente da América do Sul, mas também do hemisfério. Tudo isso com uma bela visão de montanha no horizonte. 

Em Santiago é fácil também chegar as outras cidades Chilenas. Caso queira conhecer mais do país e os diversos festivais que acontecem por ele o ano inteiro. Como a Festa de Vendimia entre março e abril, o Carnaval do Sol no final de janeiro, a festa de Tapati na ilha da Páscoa em fevereiro. Independente do ano, haverá muito o que fazer em Santiago e no Chile inteiro.

Chile, assim como muitos outros países da América do Sul, não é necessário passaporte para o Chile, somente o RG. O seguro viagem também não é obrigatório, infelizmente, o sistema de saúde no Chile não é bom. Isso acaba tornando o seguro viagem ainda mais importante. Vacinações também não são obrigatórias. 

Diversos outros Destinos América do Sul

Laguna Esmeralda, Tierra del fuego, Ushuaia, Patagônia, Argentina

Deixamos diversos outros magníficos pontos turísticos de fora nessa lista. Como o deserto do Atacama, o deserto de sal, Ushuaia, as Ilhas Galápagos e diversas outras ilhas, lugares menos conhecidos como a Guiana e muito mais. Você pode jogar um dardo no mapa da América do Sul e sem sombra de dúvida aonde ele cair haverão diversos pontos turísticos e incríveis paisagens para se ver.

E lembre-se, seja América do Sul ou qualquer outro lugar, contrate um seguro viagem.

Esperamos que este artigo seguro viagem América do Sul tenha sido informativo e proveitoso para você. Boas viagens!

Related posts

Deixe um Comentário