Seguro Viagem Vital Card
Home » Blog » O que fazer na sua primeira viagem de avião
Destaque Dicas de viagem

O que fazer na sua primeira viagem de avião

“Dez dicas para sua primeira viagem de avião”

Saiba tudo para sua primeira viagem de avião
Saiba tudo para sua primeira viagem de avião

A primeira viagem de avião a gente nunca esquece. Alguns podem ter medo, alguns ficam bem ansiosos, e outros indiferentes. Não se preocupe, vamos tornar ela ainda mais confortável e segura com essas dez dicas pro viajante de primeira viagem! 

1. Prepare tudo com antecedência, sua primeira viagem provavelmente não será improvisada. Você programou suas férias, seu roteiro e até mesmo já começou a pensar nos brindes que vai comprar pros seus familiares e amigos (ou no caso seu tio do “é pavê ou pa cume?” já deve ter pedido uma nota de 100 euros de presente ha-ha-ha). O mesmo é válido quando se trata da sua bagagem! A despachada deve possuir um peso máximo de 23 kg, mais do que isso haverá multa pelo peso excedente. Tendo isso em mente, você não precisa levar quatro blusas para Fernando de Noronha, assim como você não precisa levar sungas e biquíni em uma viagem à Islândia, ou talvez queira! E lembre-se de deixar aquele espacinho das lembrancinhas.

2. Falando em bagagens; você já deve ter ouvido algumas histórias de terror de conhecidos que tiveram suas bagagens extraviadas ou encontraram-nas abertas com itens faltando. Isso não vale somente pra sua primeira viagem de avião, mas também pra todas as outras viagens de avião. Um cadeado na sua bagagem é uma ótima medida de segurança, assim como você pode plastificar sua bagagem com papel filme (caso não esteja disposto a pagar o preço de um seal bag no aeroporto). Isso pode não impedir totalmente a violação de sua bagagem, mas, sem dúvida, é uma ótima medida de segurança extra a ser tomada. Ainda assim, se o pior acontecer, nossa equipe do Vital Card estará pronta pra te ajudar nesse momento de aperto. 

E sua bagagem?

sua bagagem para primeira viagem de avião

3. Separe o essencial na sua bagagem de mão, dinheiro, itens de valor, remédios de uso contínuo, assim como uma troca de roupa pode te poupar muita dor de cabeça em todas suas viagens de avião. Ah, e vale notar que as bagagens de mão devem possuir um tamanho e peso máximo, que pode variar de acordo com a companhia aérea. No caso de viagens nacionais, por exemplo, o tamanho máximo é de 55 cm x 35 cm x 25 cm. Então tanto para viagens nacionais quanto internacionais vale a pena checar no website de sua companhia aérea. Fique atento, é comum (e talvez até mesmo esperado) que na primeira viagem de avião você se anime muito com os presentes e acabe excedendo o peso, talvez sua bagagem até mesmo não feche. Esteja preparado pra não tomar sustos na sua primeira viagem de volta. 

4. Pesquise sobre seu destino final, não somente sobre o que fazer, mas sim dicas de segurança. Em diversos países da Europa, por exemplo, é obrigatório viajar com seguro de viagem. Assim como, mesmo em países muito desenvolvidos, infelizmente não é raro o furto ou golpes em turistas. Um pouco de leitura prévia pode te ajudar muito na sua primeira viagem. Quem sabe até mesmo aprender um pouquinho da língua local, assim como os costumes do país que está visitando. Ça va? As curiosidades locais, além de ajudar sua primeira estadia longe de casa, a tornará muito mais interessante e divertida. 

Destinos únicos

Parque Estadual do Jalapão

Imagine só você na próxima festinha com seus amigos encantando-os com algumas histórias sobre a beleza e história do Parque Estadual do Jalapão. E isso vale em todas suas viagens de avião. 

E os aeroportos?

Aeroporto

5. No aeroporto tenha em mãos seus documentos e passagem, passaporte e visto nas viagens internacionais. RG em dia (emitido em até dez anos) para viagens nacionais ou nos países Mercosul. E se prepare na fila do raio-x, pois cintos, joias e até mesmo moedas farão o alarme apitar. Não há razão para se preocupar, basta por todos os itens metálicos na bandeja e passar tranquilamente.   

6. Há um motivo para as companhias áreas pedirem aos passageiros chegaram com antecedência no aeroporto. Diversos protocolos de segurança são obedecidos à risca que garantem o conforto e segurança de todos os viajantes. Por isso saia antes de casa. Se programe, conheça a sua rota até o aeroporto e não subestime o trânsito de sua cidade! É recomendado chegar com uma hora de antecedência em voos nacionais e duas horas para voo internacionais. Isso vale em todas suas viagens de avião.

7. No aeroporto basta ir ao seu devido portão de embarque e obedecer a orientação dos funcionários para despacho de bagagem. No caso de fila ou possíveis atrasos, por que não levar alguns passatempos? Seja um bom livro, ou aquele seu joguinho favorito no celular, os episódios daquele podcast que você está tentando pôr em dia, quem sabe até mesmo um livrinho de palavras-cruzadas ou sudoku. Em caso de longos atrasos de voo ou até mesmo cancelamento (mais histórias de terror?!) você pode realizar uma reclamação formal, assim como pedir por satisfação, no guichê da companhia aérea. Nessas horas basta manter a calma, e saber que o atraso do avião provavelmente foi causado por alguma medida de segurança. E, caso isso aconteça, o Vital Card também está aqui para te ajudar na sua primeira viagem de avião. 

Dentro do avião

8. No avião escute todas as instruções de segurança, mesmo na sua terceira ou quarta viagem continue prestando atenção nas instruções.  Respeite as aeromoças e os comissários de bordo, eles são profissionais formados e muito bem treinados para diversas situações. No mais, relaxe, bata fotos e aproveite o serviço de bordo e a sua primeira viagem de avião! 

9. Essa dica é especial pro viajante que tenha medo de viajar de avião. Você já deve ter ouvido que essa é a forma de transporte mais segura do mundo, e isso é verdade! É normal na primeira vez ficarmos um pouco nervosos, mas não há nada com o que se preocupar. As instruções de segurança são bem detalhadas. Turbulências, na realidade, parecem como se estivéssemos dirigindo por ruas esburacadas. E você consegue evitar a dor de ouvido na mudança de altitude mascando chicletes ou conversando. Se está viajando sozinho, vai que o passageiro ao seu lado também está no avião pela primeira vez!

10. No desembarque siga as instruções de como retirar sua bagagem. Em caso de viagens internacionais as orientações para a alfândega. E se a bagagem não chegar, não saia do setor de retirada de bagagens sem antes abrir um protocolo junto ao balcão de reclames da sua companhia. E nesse caso, já sabe, a Vital Card tá aqui pra te ajudar! 

Dica bônus

Em voos com escalas — que há troca de avião, os funcionários da companhia área explicarão os procedimentos e você deverá seguir para o portão de embarque do aeroporto com a sua bagagem de mão. Sobre a sua bagagem despachada, siga as instruções dada pelo funcionário que o realizou o despacho na hora do check-in. No caso de voo com conexão estes geralmente param somente para abastecer, então pode continuar tranquilo aproveitando sua primeira viagem.

Por fim, aproveite a sua merecida primeira viagem de avião e repita as dicas para sua volta. E lembre-se, o Vital Card está aqui para te ajudar.

Nós aqui do Vital Card te desejamos uma ótima primeira, segunda e enésima viagem!

Related posts

2 comentários

Melhores destinos para 2020 - Viajar Tranquilo é Vital! 24 de março de 2020 at 20:18

[…] único defeito das polinésias francesas é o seu difícil acesso, mesmo em uma viagem de avião que dura pelo menos 15h, talvez por isso mesmo as ilhas da polinésia francesa se mantenham […]

Resposta
Como funciona o seguro viagem e muito mais - Seguro Viagem 7 de abril de 2020 at 13:52

[…] 6h, o seguro reembolsará itens de primeira necessidade, como roupas e artigos de higiene. Tanto no atraso de voo como no de bagagem, o passageiro deverá fazer uma reclamação formal à sua companhia aérea, […]

Resposta

Deixe um Comentário