Seguro Viagem Vital Card
Home » Blog » Como funciona o seguro viagem
Dicas de viagem Tudo Sobre Seguro Viagem

Como funciona o seguro viagem

Independente de quantas vezes você já viajou, pode ser que nunca tenha adquirido um seguro viagem, ou adquiriu-o e felizmente nunca precisou acioná-lo. Nesses casos pode ficar aquela dúvida; “mas como funciona o seguro viagem?”. Ele é mais que um pedaço de papel que você sai chacoalhando nos aeroportos ou hospitais de Bangladesh.

Como funciona o seguro viagem
Como funciona o seguro viagem

Seguro viagem

Como todos os seguros no Brasil, o de viagem funciona sob a regulamentação da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Ele também funciona como todos os outros seguros; o segurado paga um valor pré-determinado (prêmio) e caso haja o acionamento a seguradora cobre as despesas (sinistro). O que é, e o que não é coberto pelo seguro está tudo disposto no site e nas condições gerais. O que não é coberto se chama exclusão e se resume principalmente, mas não exclusivamente à; pandemias, epidemias, endemias, guerra, terrorismo, greves etc. Assim como, por exemplo, cirurgias plásticas.

Em outras palavras, e isso vale pra todos os seguros, o seguro junta todos os prêmios para pagar os sinistros. Quanto mais sinistros, maior o valor do prêmio.

Com essas tecnicalidades rapidamente explicadas, agora sim podemos falar sobre como funciona o seguro de viagem. Ele é dividido por coberturas, o Vital Card possui 17 coberturas, além de 9 assistências. Das 17 coberturas, resumiremos:

  1. DMHO (Despesas Médico Hospitalares/Odontológicas);
  2. Despesas Farmacêuticas;
  3. Regresso Sanitário;
  4. Cancelamento de Viagem;
  5. IVRA (Interrupção de Viagem e Regresso Antecipado);
  6. Atraso de voo;
  7. Atraso de bagagem por mais de 6 horas;
  8. Extravio de bagagem.

DMHO (Despesas Médico Hospitalares/Odontológicas)

Durante a viagem

Atendimento médico durante sua viagem
Atendimento médico durante sua viagem

Na sua viagem acontece um acidente, você contrai alguma doença ou, no caso do Vital Card, sua doença pré-existente tem um agravo súbito. O processo funciona de forma simples; você liga ou manda mensagem para a nossa central de atendimento. Eles então coordenam o atendimento com a rede credenciada mundial. Daí uma de três coisas acontece, que variam de acordo com a gravidade da situação e/ou disponibilidade local; A central passa o endereço de uma clínica ou hospital próximo a você, um médico vem até o local, ou o atendimento por telemedicina (seja por um aplicativo próprio do prestador do serviço, chamada no Skype ou WhatsApp).

E quais os custos?

Em todos esses três casos não haverá nenhum custo para o segurado. Mencionei que o seguro funciona “de acordo com a disponibilidade local”. Algumas vezes há bastante atendimentos, pode ser que o médico esteja longe do seu hotel e demore para chegar, nessas situações, caso não possa esperar ou seja uma emergência, vá para o hospital mais próximo. Ao receber o atendimento peça os laudos médicos, guarde todos os comprovantes de pagamentos que fez e solicite o reembolso. Nesses casos onde não há coordenação com a central, também é possível ligar do local do atendimento, para a central tentar entrar em contato com o hospital/clínica e negociar que não haja custos pro segurado.

Ah, em raríssimos casos, mesmo quando há coordenação do atendimento pela central, meses após esse atendimento pode chegar uma carta de cobrança pro segurado na sua casa. Isso acontece porque o hospital trocou suas bolas e enviou a cobrança indevidamente (até porque o processo de faturamento de alguns hospitais no exterior funciona de forma diferente da nossa, especialmente nos EUA, que pode ser bem burocrático). Nesses casos entre em contato conosco via e-mail ou por telefone. Trataremos disso com urgência.

Despesas farmacêuticas

Ok, você teve seu atendimento e agora o médico escreveu um monte de nomes grandes e inelegíveis em um pedaço de papel. Compre as medicações, guarde o laudo médico, a receita e o recibo da compra. Como funciona? Envie pro Vital Card reembolsar essas despesas. O seguro funciona fácil assim.

Regresso sanitário

Digamos que devido ao acidente ocorrido na viagem o médico falou para retornar à sua casa. E também que você precisa de um enfermeiro para cuidar de você na sua viagem de volta. Sem problemas, o Vital Card pagará o custo de remarcação de sua passagem e também a passagem e custo do enfermeiro para seu retorno seguro à sua casa. A forma como funciona, infelizmente, não é tão simples assim. Iremos precisar de uma penca de papelada do hospital, não se preocupe, cuidaremos de tudo. Geralmente o segurado só precisar assinar um documento chamado ROI (release of information, liberação de informação) para que possamos pedir os exames do atendimento para o hospital (não se preocupe, esses arquivos sensíveis estarão seguros conosco). Ah, isso também pode valer para as DMHO, fica a critério da legislação local.

Como funciona o seguro viagem para o cancelamento de viagem

Como funciona o seguro viagem para cancelamento de viagem
Como funciona o seguro viagem para o cancelamento de viagem

O cancelamento funciona antes da viagem. Em caso de internação, morte, quarenta ou decisões judiciais. O seguro cobre as despesas do segurado como as multas por cancelar a passagem aérea e também multas pelo cancelamento de reserva em hotel. Essa cobertura funciona caso aconteça algumas das coisas listadas acima no próprio segurado ou um parente imediato (pais, filhos, conjugue e irmãos). Por isso recomendamos a compra do seguro junto com a compra da passagem aérea.

IVRA (Interrupção de Viagem e Regresso Antecipado)

Essa funciona durante a viagem. Pelos mesmos motivos listados no cancelamento, diferente do regresso sanitário, que é utilizado quando segurado precisa de alguma condição especial durante sua volta (como por exemplo, acompanhamento de enfermeiro, oxigênio durante o voo, poltrona extra) essa cobertura se aplica quando o segurado precisa interromper a viagem e retornar antes por um dos motivos previstos nas condições gerais; esta cobertura também é aplicada quando algum dos eventos previstos nas condições gerais ocorre a parentes imediatos do segurado que estejam no Brasil. Aí o Vital Card vai reembolsar os custos que você possa ter, com remarcação da passagem aérea e hospedagem não utilizada devido ao retorno.

Atraso de voo

O atraso de voo funciona após 4h de atraso e esse atraso tem que ter ocorrido devido a uma quebra súbita da aeronave. Pra saber o motivo, o segurado deve ir ao guichê de sua companhia aérea no aeroporto, realizar uma reclamação e pedir por escrito o motivo. O Vital Card reembolsará os custos que foram gerados por esse atraso, como alimentação e hospedagem.
ATRASO DE BAGAGEM
Quando no trecho de ida a bagagem atrasar por mais de 6h, o seguro reembolsará itens de primeira necessidade, como roupas e artigos de higiene. Tanto no atraso de voo como no de bagagem, o passageiro deverá fazer uma reclamação formal à sua companhia aérea, acionar nossa central e enviar os papéis dados pela companhia aérea, e recibos no pedido de reembolso.

Extravio de bagagem

Como funciona o seguro viagem para extravio de bagagens
Como funciona o seguro viagem para o extravio de bagagem

Por último, mas não menos importante. Na realidade, entre as coberturas de bagagem essa é a mais importante do seguro. Em caso de extravio de bagagem por parte da empresa transportadora, seja por perda, roubo ou furto. O Vital Card pagará uma indenização ao segurado de acordo com o peso da bagagem. Como funciona o extravio? Novamente, faça uma reclamação oficial à empresa transportadora e entre em contato conosco. Iremos precisar dessa reclamação, e também da declaração de extravio definitivo por parte da empresa (que será dada quando realizada a reclamação) e comprovante da condição do segurado como passageiro. Seja um bilhete aéreo, passagem de ônibus, embarcação ou trem devidamente licenciado pelas autoridades locais.

E é assim como funciona o seguro viagem e algumas de suas coberturas mais comuns. Se precisar de mais informações sobre o seguro Vital Card o site contém todos os detalhes que você possa precisar sobre o seguro de viagem, também como você pode nos enviar um e-mail ou ligar para nós.

Viajar tranquilo é vital. Compre Vital Card, o seguro do coração.

Related posts

2 comentários

Cobertura de bagagem do seguro viagem - Seguro Viagem 6 de maio de 2020 at 17:22

[…] No aeroporto ou depois que sair dele,  você deve ligar para o Vital Card,  informar o sumiço da sua mala e o número do RIB ou PIR, para que nós possamos a acompanhar junto à cia aérea a sua localização. A partir de agora você começa a contar com a cobertura do seguro viagem. […]

Resposta
Por que contratar um seguro viagem? | Blog Seguro Viagem Vital Card 14 de maio de 2020 at 16:32

[…] minutos, as vezes por horas. É justamente nesse segundo caso que se torna importante contratar um seguro viagem. Se isso acontecer você poderá reaver suas despesas com alimentação durante a espera de um novo […]

Resposta

Deixe um Comentário