segunda-feira, 19 outubro 2020
Seguro Viagem Vital Card
Home » Blog » Seguro Viagem Europa
Seguro Viagem Europa

Seguro Viagem Europa

Bonito jovem feliz com a bandeira da União Europeia.
Seguro Viagem Europa

Contratar um seguro viagem em sua viagem pela Europa é obrigatório nos países do Tratado de Schengen. Entretanto, esse não deveria ser o único motivo para contratar o seguro viagem. Nesse artigo, explicaremos o porquê. Além disso, também falaremos um pouco sobre o Tratado de Schengen, o ETIAS, o CDAM e, também, falaremos um pouco dos destinos mais bacanas da Europa.

O que precisa ter no Seguro Viagem Europa?

Bandeira da União Europeia contra o Parlamento em Bruxelas, Bélgica
O que um seguro viagem precisa ter?

Nos países do Tratado de Schengen o seguro viagem Europa precisa ter uma cobertura mínima de 30.000 euros (ou equivalente em outra moeda) para doenças e acidentes. As seguradoras já sabem disso, portanto, eles têm produtos especiais para viagens a esses países. A propósito, são eles:

Alemanha (exclui o arquipélago da Heligolândia), Áustria, Bélgica, Dinamarca (exclui Groelândia e Ilhas Faroe), Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França (exclui suas ilhas), Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália (inclusive o Vaticano, exceto a comuna de Livigno), Letônia, Lituânia, Listenstaine, Luxemburgo, Malta, Noruega (exclui o arquipélago de Svalbard), Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Além desses requisitos, garanta que seu seguro viagem Europa possua outras coberturas, como traslado médico, repatriação, atraso de voo e bagagem e, também, regresso antecipado. Por estar longe de casa, viajar protegido é viajar tranquilo. 

“Ah, mas meu amigo foi e nem pediram o seguro na imigração” … Sim, isso pode depender do humor do agente de imigração, mas você realmente quer arriscar sua entrada por não ter contratado um seguro viagem Europa?

Por que contratar um Seguro Viagem Europa?

Mala com etiqueta de seguro de viagem no fundo claro desfocado. Seguro viagem europa

Além da obrigatoriedade do seguro viagem em diversos países europeus, o custo de saúde na Europa varia muito de país para país. Itália e Portugal, por exemplo, tem atendimentos mais em conta. Em contrapartida, Alemanha e países nórdicos o atendimento já é bem mais caro. Tenha em mente que quando eu falo barato, eu não levo a conta da taxa de conversão de moedas. Por exemplo, é bem possível que você encontre em Portugal um atendimento em rede privada por até menos que 80 euros… Mas e se você estiver viajando quando o câmbio estiver alto? E se você pagar a conta no cartão de crédito, tendo que pagar além da consulta todas as taxas de câmbio e IOF? Sem falar que isso é o exemplo apenas para uma consulta básica. Em casos graves, se houver necessidade de especialistas, internações ou exames diversos a conta sobe.

E em um momento de aperto, em um país que você não conhece, talvez nem fale a língua. Achar um hospital pode ser uma tarefa complicada, mesmo com a tecnologia disponível hoje em dia. As vezes o Google pode te dar as direções para um hospital que tratam presidentes, ou passar direções à uma clínica especializada. Com um seguro viagem Europa, isso não será uma preocupação.

Vale notar que na Europa você encontrará muitos hospitais com “público” no nome. Público não quer dizer gratuito. Não tome susto com contas “surpresas”, contrate o seguro viagem Europa.

Dados e mais dados | Seguro Viagem Europa

Para ilustrar o assunto acima temos alguns dados disponíveis do custo com saúde per capita dos cidadãos europeus. Há uma tendência, quanto mais rico for o país, mais o cidadão dele paga anualmente pela saúde. Isso reflete diretamente no custo de atendimentos médicos para turistas e, portanto, a necessidade de viajar com um seguro viagem, independente se for obrigatório ou não.

Por exemplo: Em 2017 o custo médio do cidadão sueco foi de 5.799,00 euros (isso na conversão do dia em que esse texto foi escrito 26/06/2020, dá 35.441,17 reais por ano!). Portugal o custo cai drasticamente para 2.023,00 euros (12.363,77 reais).

*Dados retirados do estudo Health at a Glance: Europe 2018 redigido pela OCDE (https://ec.europa.eu/health/sites/health/files/state/docs/2018_healthatglance_rep_en.pdf em inglês, p.131-133).

Atenção: quando falamos nisso estamos contando todos os gastos com saúde (inclusive os eletivos e de acompanhamento, não cobertos por seguro) dos cidadãos desses países da Europa; possuem planos de saúde para terem esses diversos gastos cobertos. Mesmo assim, podemos ver a diferença abismal de preços entre um país e outro e isso afeta o custo para o turista. Não estar protegido por um seguro viagem Europa na Suécia custará muito.

ETIAS

A frase "O que é Etias?" Em um banner na mão dos homens. Humano detém um papelão com uma inscrição. Política de viagens. Turismo. União Européia. Autorização. Aprovando. Viagem. EU. Regras. Cadastro

O ETIAS, Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (na sigla original European Travel Information Authorisation System) é um sistema que entrará em vigor no final de 2022. 

Como já deve ter percebido pelo nome, o ETIAS é um visto eletrônico que deve ser obtido antes da viagem. A princípio ele é obtido rapidamente e totalmente online (https://www.etiaseu.com.br/). Em ordem para combater a imigração ilegal e terrorismo países da Europa estão adotando esse método. Uma das grandes vantagens é, uma vez obtido ele vale por 3 anos e você poderá rodar livremente pelos países cossignatários.

No entanto, funcionará da mesma forma que o tratado de Schengen. Máximo 90 dias de circulação a cada 180 dias, seguro mínimo 30.000,00 continua sendo obrigatório.

No momento, os países participantes do ETIAS são:

mapa europeu com os países participantes no ETIAS. Seguro Viagem Europa
Países participantes ETIAS

CDAM

Certificado de Direito à Assistência Médica é um acordo entre Brasil, Cabo Verde, Itália e Portugal. Onde os cidadãos desses países que tiverem o CDAM podem ser tratados como cidadãos nesses países. Mesmos custos, mesmos direitos. Isso derruba consideravelmente o valor do atendimento médico nesses países. 

O CDAM pode ser obtido gratuitamente pelo site https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certificado-de-direito-a-assistencia-medica.

Entretanto, o seguro viagem Europa ainda é obrigatório para Portugal e Itália. 

Qual Seguro Viagem Europa contratar?

Corretor de imóveis, bancário, corretor de seguros ou consultor financeiro consultando casal milenar sorrindo, clientes felizes planejando investimento hipotecário, compra de aluguel de imóveis, tomando conceito de empréstimo

Bem, se você leu nosso artigo sobre o seguro viagem EUA já sabe que a resposta pro Europa é: “depende”. 

Isso varia de passageiro a passageiro. O mínimo para todos é 30.000,00 euros. Porém, longas estadias, problemas prévios de saúde, idade, prática de esportes, gestantes um valor maior é sempre recomendável. Lembre-se na hora da aquisição do seguro viagem Europa que o valor é somente uma fração do custo das suas viagens e, em caso de acidente ou doença, uma fração da conta do hospital.

E o seguro viagem cartão de crédito, compensa? Também depende, mas geralmente não. Primeiro é necessário checar se ele possui a cobertura mínima para Europa. Segundo, não possui uma rede credenciada, você estará por conta própria. Terceiro, ele funciona somente por reembolso. Com um seguro viagem Europa próprio, as seguradoras possuem uma central de atendimento, uma rede credenciada; te fornecendo todo o auxílio necessário para um atendimento médico em casos de urgência e emergência. Além das outras coberturas e assistências que vão além das despesas médicas. E, por último, a cobertura dos cartões de crédito não são independentes. Exemplo: Seguro viagem Europa contratado possui 30.000,00 euros total de cobertura. Pegou uma doença, é descontado dos 30mil, pegou outra é descontado do que restou desses 30mil euros. Para viagens longas ou pessoas com outras doenças isso é problemático.

E como funciona o seguro viagem? Para isso já temos outros dois artigos explicando certinho o funcionamento. Pode checa-los aqui.

Mas, em resumo, as modalidades de atendimento médico no seguro viagem Europa são os mesmos. A central de atendimento do seguro viagem Europa verá qual é o melhor para a situação atual do segurado, sendo possíveis; Telemedicina (se disponível no país), atendimentos em domicílio (house calls), visita em clínica ou hospitais e reembolso.

Outras Coberturas e Assistências no Seguro Viagem Europa

Jovem com mochila no aeroporto perto horário de voo
Outras Coberturas e Assistências

Um bom seguro viagem Europa também deve conter outras coberturas, além de despesas médico-hospitalares e odontológicas. Na realidade, todo bom seguro viagem seja Europa, EUA, Brasil deve conter essas coberturas.

São coberturas como:

Atraso e extravio de bagagem: As seguradoras tem um período mínimo de atraso de bagagem na ida, por exemplo, se sua bagagem atrasou por 6 horas ou mais, eles reembolsam até certo valor itens de necessidade básica que continham em sua bagagem, como roupas e produtos de higiene pessoal. É recomendável que na sua bagagem de mão você tenha uma troca de roupa e alguns produtos básicos, para se prevenir contra momentos de urgência. No caso de extravio ou perda de bagagem pela companhia aérea, o segurado receberá uma indenização de acordo com o peso da bagagem, suplementar à da companhia aérea.

Atraso de voo

Quando o voo atrasa por, geralmente por 4 horas ou mais, devido a problemas na aeronave. O seguro Europa também reembolsará despesas em relação a isso, geralmente sendo alimentação e estadia, caso necessário.

Interrupção de viagem e regresso sanitário

Um parente imediato do segurado faleceu ou ficou internado, a seguradora vai reembolsar as passagens de volta assim como trechos não utilizados da viagem.  Você teve um sério problema de saúde durante sua estadia na Europa e precisou retornar pra casa? Seguro vai cobrir esses casos também. Cheque bem certinho com seu seguro Europa quais despesas são reembolsadas e quando é possível acionar essas coberturas.

Cancelamento de viagem

Seguro Europa bom também te protege antes da sua viagem. Razões como falecimento ou internação, tanto do segurado quanto de parentes próximos. A seguradora reembolsará dinheiro pagos em passagens, acomodações e até mesmo atrações turísticas. Assim como a interrupção e regresso, veja bem as condições gerais do serviço contratado.

Morte acidental em viagem

O seguro Europa pagará uma indenização a pessoa escolhida pelo segurado. Há também a cobertura no caso de invalidez total ou permanente, onde o segurado receberá uma indenização caso isso ocorra.

Há também diversos tipos de assistências. Essas as seguradoras não reembolsam ou indenizam o segurado, contudo dão auxílio a ele em momentos de aperto. Como ajuda na transferência de fundo, auxílio em contratação de advogado ou no pagamento de fianças. E, também, na perda de documentos. Um bom seguro viagem Europa também terá o bilhete do serviço em diversos idiomas.   

Turismo na Europa

Espero ter tirado diversas de suas possíveis dúvidas sobre o seguro viagem. E, como recompensa por ter lido até aqui, vou deixar diversas dicas de destinos por toda Europa!

Portugal

Paisagem urbana do Porto, Portugal no Rio Douro com barcos tradicionais Rabelo.

No sudoeste da Europa, lá na península ibérica está localizado esse pequeno país que já foi um grande império e conquistou os oceanos. Portugal, rico em cultura, história, gastronomia e belíssimas paisagens. Viajar à Portugal é a definição de um bom destino. Para uma viagem valer a pena ela precisa ter algumas coisas, como; gerar novas experiências, tirar pessoas da bolha, da zona de conforto, nos ensinar, nos tornar mais humildes e, criar uma nova percepção de como é o mundo. É seguro dizer que Portugal oferece tudo isso ao viajante. 

Seja se você estiver viajando com um pacote fechado como os da Schultz, ou por conta própria, não faltará o que fazer, conhecer e experimentar em Portugal tanto se forem 7 dias ou três meses. Lisboa, Porto, Sintra, Nazaré, Fátima, Coimbra, Aveiro isso é apenas uma pequena fração das magníficas cidades que Portugal possui. 

É possível viajar pra lá em tour gastronômico, provando diversas iguarias, salgados e doces, vinhos, queijos. Pode viajar para lá de forma aventureira, pegando uma bike e ver aonde vai parar. Viajar com sua cara-metade, ou com toda sua família. Reconectar-se com sua fé. Ou estudar as maravilhas históricas do velho continente. Medo da primeira viagem internacional? Portugal é um destino seguro e de fácil acesso. Para todos que querem descobrir a Europa, Portugal tem que estar na lista.  

E, como já mencionado, Portugal faz parte do Tratado de Schengen. Portanto, já sabe, seguro viagem Europa é obrigatório.

Espanha

Vista sobre Peniscola a partir do topo do Castelo do Papa Luna, Valência, Espanha

Localizada entre Portugal e a França. A Espanha também já dominou os mares. 

Alguns números de porquê visitar a Espanha: É o terceiro país com maior número de Patrimônio Mundial pela UNESCO, e em 2017 foi o segundo país mais visitado do mundo. Isso se tornou possível graças a diversos fatores, o principal deles sendo a variedade de tudo. Gastronomia, moda, cultura e até mesmo clima! Lá você encontrará belíssimas praias, um interior estonteante e uma agitada vida nas metrópoles. Além de ser um destino que cabe em todos os bolsos, do econômico ao luxuoso.

Ah, seguro viagem Europa também obrigatório.

França

vista frontal da torre eiffel

Isso talvez seja só pra mim, mas quando eu penso em turismo uma das primeiras imagens que vem na cabeça é a torre Eiffel. E isso diz para mim muito sobre a França, mas o turismo lá vai muito além da torre. 

O país faz fronteira com a Espanha, Itália e diversos outros países (incluindo o Brasil). É o maior país da União Europeia e terceiro maior do continente. E com um território ultramarino muito vasto, Guiana Francesa (por isso a fronteira com o Brasil), a polinésia e mais. 

A França é o país mais visitado do mundo, trocando de lugar sempre com os EUA, curiosamente, é somente o 3° país que mais lucra com isso. Isso se deve ao fato que os turistas não costumam a passar férias longas por lá. Mas, pode culpá-los? Apesar de ser um ícone do turismo, a França tem concorrência de peso ali do lado dela. 

O país é muito romântico. E atrai diversos tipos de amantes, como os amantes da arte, da história e da culinária. Viajar para a França é se apaixonar. Mas como uma imagem vale mais que mil palavras:

Cote d'Azur, França. Bela vista aérea panorâmica da cidade de Nice, França. Resort de luxo da Riviera Francesa. Seguro viagem europa

E, mais uma vez, seguro viagem Europa obrigatório.

Itália

Paisagem com a cidade de Atrani na famosa costa de Amalfi, Itália. Seguro viagem europa

Outro que o seguro viagem Europa é obrigatório. No centro-sul do continente, o famoso país em forma de bota, que tem a torre torta.

Se você leu nosso artigo “Destinos La Casa de Papel” deve ter visto Florença ali na lista. Além da bela Florença, temos Roma, Milão, Veneza, Pompeia, e vou parar de escrever as cidades aqui, caso contrário terei que listar todas do país. Moda, gastronomia, história, cultura, arte, belíssimas paisagens de sul a norte. Tudo isso torna a Itália o quinto país mais visitado do mundo. E, Veneza, foi considerada pelo New York Times a cidade mais bonita do mundo. Precisa de mais motivos?

Inglaterra

Vista panorâmica aérea da cidade de Londres e do rio Tamisa, Inglaterra, Reino Unido. Seguro viagem europa

Finalmente um país cujo seguro viagem Europa não é obrigatório. Mas justamente devido a isso é um país que é necessário o seguro viagem. Não há atendimento gratuito para turistas na Inglaterra, e os preços do atendimento privado lá são caros. 

Mas não deixe isso te acanhar de visitar a terra da rainha. A cultura nesse pequeno país é incrível. Arquitetura, história, música, cinema, literatura, poesia e filosofia e esportes. Desde o século XV a Inglaterra vem sendo uma peça principal traçando o caminho da humanidade. Conhecer a Inglaterra, é conhecer a história da civilização.

Escandinávia

Vista panorâmica do fiorde em Flam, Noruega

Começando agora a falar de uma região que é infelizmente pouco aproveitada por nós brasileiros. Dois fatores causam isso, uma barreira linguística maior e preços, devido ao alto desenvolvimento desses países o custo de vida lá é bem superior ao resto da Europa. Aumentando consideravelmente o preço de comida e acomodações. Mas não deixei isso te impedir de economizar uma viagem para Escandinávia. Além de ser um destino seguro (não fosse pelo frio) é possível com a devida preparação viajar com uma boa economia para lá. 

A Escandinávia é composta pela Dinamarca, Noruega e Suécia. Alguns também pode considerar a Finlândia, Islândia e as Ilhas Faroé (território soberbo da Dinamarca).

Cada um desses países da Europa vai apresentar uma coisa mais incrível que a outra. Temos que listar todos juntos porque é impossível tentar fazê-los competir. É tipo tentar discutir o que é melhor, morango com Nutella ou banana com Nutella. É tudo bom e siga com tua vida.

Na Escandinávia você encontrará paisagens magnificas. E, se tiver a oportunidade, faça um cruzeiro pelos fiordes noruegueses. Com aquela beleza intocada você se sentira como um viking

Psiu… Aqui também o seguro viagem Europa obrigatório.

Alemanha

Bela vista do mundialmente famoso Castelo de Neuschwanstein, o palácio românico do século XIX construído para o Rei Ludwig II em um penhasco acidentado perto de Fussen, sudoeste da Baviera, Alemanha

Desde a copa do mundo de 2006 o turismo na Alemanha cresce a todo ano. 

E desde a copa de 2014 o turismo de brasileiros na Alemanha decresce a cada ano, cerca de 7,1% ao ano (mas sabem o que dizem, né? 85,3% das porcentagens são inventadas na hora). 

Piadas e vexames a parte, a Alemanha é um país que vale muito a pena conhecer. É um local seguro, com uma história e cultura incrível. Nesse país você aprenderá sobre o tumultuoso século XX e, principalmente, aprenderá sobre a capacidade de adaptação e de melhoria do ser humano. 

Como todo bom ponto turístico, paisagens também incríveis (e castelos). Se você quer conhecer a Europa, a Alemanha deve estar no topo de sua lista.

Leste Europeu

Vista aérea sobre Igreja de Nossa Senhora antes de Tyn, Cidade Velha e Castelo de Praga ao pôr do sol em Praga, República Checa

Vamos encerrando essa lista e artigo com o leste europeu. É um território gigante e com muita coisa pra ver. Pra simplificar as coisas e eu não ficar repetindo que o seguro viagem Europa é obrigatório, mencionaremos no leste europeu os seguintes países: Polônia, Áustria, Hungria. Mas ainda temos a Rússia, a Bulgária, Estônia, Eslovênia, Checoslováquia e… Mais, muito mais.

Uma verdadeira Euro trip deve conter o leste europeu. Como cada país lá está colado um do lado do outro é muito fácil absorver diversas culturas em poucos dias. Luxo que não temos aqui, para fazer uma “América Latina” trip precisaríamos de meses!

Em uma das coisas que o leste europeu mais se destaca é uma viagem pela história. Há muito para se ver e aprender nesses países. Todos momentos de glória e de dificuldades que passaram. As suas épocas de ouro e de escuridão. E é claro, lá também é possível entrar em contato com uma culinária muito bacana, deliciosos pratos que você nem imaginava que existiam.   

Polônia

Stary Rynek praça com pequenas casas coloridas e antiga Câmara Municipal em Poznan, Polônia. Seguro viagem europa

Uma das coisas que vale a pena dar destaque para a Polônia é que é um destino incrivelmente romântico. As cidades da Polônia, seja Varsóvia, Gdansk ou Wroclaw possuem uma atmosfera apaixonante. Além disso, no sul do país há a cidade de Zakopane localizada na base das montanhas Tatra. Ir pra lá no inverno com sua cara metade, aproveitar uma maravilhosa estadia com direito a esqui e a noite um delicioso jantar e noite de sossego. 

Aproveite, pois a moeda polonesa (Zloty Polonês) tem uma taxa de câmbio bem próxima ao real! 

Já sabe, né? Seguro viagem Europa é obrigatório. 

Áustria

Destino turístico austríaco - panorama da vila de Hallstatt e Hallstatter See lago de montanha na Áustria nos Alpes austríacos. Região de Salzkammergut, Áustria

Mozart? Beethoven? Haydn? Apenas alguns dos músicos mais renomados da história. Todos eles austríacos. E esse são apenas 3 dos diversos outros músicos de importância incomparável para a música erudita. Além de músicos a Áustria deu ao mundo muito cientistas de importância histórica e diversos escritores. E também… Bem, como mencionei antes, toda a glória e também todas dificuldades.

Viena, a capital da Áustria, tem a melhor qualidade de vida de todas as cidades do mundo por sete anos consecutivos. A população da cidade tem cerca de 1.8 milhões de habitantes e ela recebe aproximadamente 12 milhões de turistas por ano. 

Ah, faz parte do Tratado de Schengen. 

Hungria

Budapeste, Hungria. Vista noturna no edifício do Parlamento sobre o delta do rio Danúbio. Seguro viagem europa

Quatro sílabas para você: Bu-da-pes-te. Além de uma arquitetura incrível, a Hungria é um dos 6 países do mundo que tem fontes termais para se fazer um baita de um spa. Menção honrosa para a Avenida Andrássy. Uma avenida que é Patrimônio Mundial da UNESCO, cuja arquitetura resume a história do continente pós-renascimento.  

O país também é lar do lago Balaton. Um belíssimo lago que você pode curtir muito se viajar no verão. E também há cidades pequenas como Szentendre, com deliciosa culinária e vinhos, onde você pode curtir a arquitetura barroca junto com o sossego do interior. 

Esperamos que tenha gostado desse artigo, e desejamos a você boas viagens! 

Related posts

1 comentário

Seguro Viagem Cotação: Rápido e Fácil | Blog Vital Card 11 de agosto de 2020 at 20:02

[…] plano nacional pode ter coberturas a partir de 10mil reais para despesas médico-hospitalares, já um plano pra Europa terá no mínimo 30mil euros de cobertura respeitando o Tratado de […]

Resposta

Deixe um Comentário