Seguro Viagem Vital Card
Home » Blog » Melhores Destinos Nordeste: Do Sertão ao Litoral
Destinos Dicas de viagem

Melhores Destinos Nordeste: Do Sertão ao Litoral

Linda praia no Porto das Dunas. Fortaleza, Ceará, Brasil
Melhores Destinos Nordeste: Do Sertão ao Litoral

O Brasil está repleto de belezas naturais de norte a sul e, neste artigo, começaremos a nossa exploração pelos melhores destinos que o Nordeste tem a oferecer. 

O Nordeste tem incríveis destinos turísticos; como, por exemplo, praias paradisíacas em todo seu litoral, um incrível sítio arqueológico no estado do Piauí, locais estonteantes como a Chapada Diamantina no estado da Bahia. Além disso, todos os nove estados da região possuem muita história, muita cultura e uma deliciosa culinária. Definitivamente, o Nordeste pode oferecer os melhores destinos do Brasil.

Separamos os melhores destinos de cada um dos estados de região, ah, e essa nossa lista segue ordem alfabética.

Alagoas

Vista aérea da Praia de Antunes, Maragogi, Alagoas, Brasil. Melhores destinos nordeste

O litoral de Alagoas é conhecido como o “caribe brasileiro”. E precisaria de outro motivo para por esse estado em qualquer lista de melhores destinos?

Alagoas é o segundo menor estado brasileiro, ficando apenas na frente de seu vizinho Sergipe. Mesmo assim, Alagoas é abençoado com uma das mais bonitas praias do Nordeste, Maragogi. E o que fazer em Maragogi? Escolher um dos muitos incríveis resorts e relaxar. Relaxe em uma praia cercada de coqueiros, piscinas naturais e um e pertinho da Costa de Corais. Aproveite um oceano com água cristalina e faça diversos dos passeios oferecidos no local. Seja de barco, buggy¸ ou uma bela caminhada.

Outro ponto muito bacana de Alagoas que merecem estar nessa lista de melhores destinos do nordeste é a capital Maceió. Além dela também possuir belas praias, há muita coisa para se fazer por lá. Festivais, museus, absorver toda a cultura e história da região. 

Em Alagoas também está localizado a foz do Rio São Francisco. Um rio que trespassa cinco estados brasileiros, com quase 3 mil quilômetros de extensão. Ali será possível realizar um tour de barco pelo cânion desse rio. 

Você sabia?

Acredita-se que Alagoas foi descoberta em 1501, por Américo Vespúcio, na praia de Barra Grande, que faz parte da cidade de Maragogi. 

Bahia

Caverna na Chapada Diamantina, Brasil

Todo mundo conhece sobre o carnaval em Salvador. Essa festa é possivelmente uma das melhores do Brasil. Durante seus 6 dias geralmente recebe quase 3 milhões de visitantes todo ano. Obviamente, a folia não é para todos, portanto, será listado outros melhores destinos da Bahia.

A Bahia possui a maior faixa de litoral do Brasil, com 932 quilômetros, isso é 12% do litoral do país. Portanto, cada uma das praias do estado terá um roteiro certo para os seus viajantes, queiram eles festança ou tranquilidade. Obviamente, Salvador é o coração da Bahia, senão do Nordeste. Alguns pontos turísticos que se destacam é o Elevador Lacerda (o primeiro elevador urbano do mundo), a fabulosa Baía de Todos-os-Santos e o bairro do Pelourinho, que é o centro histórico da cidade. Salvador é aquele tipo de cidade que precisa de um bom tempo pra se ver tudo que se pode nela. 

Além de Salvador, um dos melhores destinos do nordeste está presente na Bahia, que é a Chapada da Diamantina. Essa daqui é um daqueles locais que todos os fãs de ecoturismo têm que visitar. A chapada cobre uma área superior de 41 mil km². Nela, além dos penhascos, você poderá ver lagos subterrâneos, cachoeiras e fazer trilhas incríveis. Sem contar que próximo ao Parque Nacional da Chapada da Diamantina é possível visitar cidades maravilhosas como Lençóis. Uma pequena cidade com pouco mais de 10 mil habitantes que antes fora uma região de garimpos de diamante.

Ah, e aquele gigantesco Rio São Francisco que tem a foz em Alagoas? Pois bem, ele também passa pela Bahia é um dos destinos turísticos que também vale a pena checar quando for viajar pelo Nordeste. 

Você sabia?

No século XVII a produção de pau-brasil na Bahia era muito grande. Ela sofria constantes ataques de ingleses e dos Países Baixos, até que, em 1624 ela foi conquista pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais. Foi somente retomada um ano depois pelos vizinhos pernambucanos, na Jornada dos Vassalos. 

Ceará

Pôr do sol em Jericoacoara, Brasil, força do universo. Melhores destinos nordeste

Jijoca de Jericoacoara já foi eleita não somente uma das melhores, mas a melhor praia do mundo. Isso já deveria ser o suficiente como melhores destinos do nordeste, mas o Ceará tem muito mais a oferecer.

Fortaleza, o Beach Park em Aquiraz, Canoa Quebrada, Cumbuco e a lista segue… Fortaleza possui uma vida noturna bem agitada, especialmente na praia de Iracema. Ali no calçadão você encontrará diversos excelentes bares, barracas com deliciosas comidas, barracas com artesanato e, obviamente, muita animação. Outro dos melhores destinos que está na capital do cearense, é a praia do futuro. Lá você poderá encontrar ótimos hotéis e resorts para curtir um roteiro mais tranquilo com a família.

Falando em família, o Beach Park é ótimo não somente pra criançada, mas para os adultos também. Dezenas de passeios do mais tranquilo aos mais radicais. Ele é um dos maiores e melhores parques aquáticos do mundo.

O Parque Nacional de Jericoacoara por si só merecia um artigo inteiro dedicado a ele. Esse também entra não somente na lista de melhores destinos do nordeste, mas do mundo. Lá você poderá ver as maravilhosas dunas móveis, a pedra furada, aproveitar o magnífico pôr do sol na duna do pôr-do-sol, cavalgar até a lagoa do coração, ou relaxar na lagoa do paraíso. Também lá é um dos melhores pontos para se praticar esportes radicais como surf, windsurf e kitesurf

Você sabia?

Além do Parque Nacional de Jericoacoara, o Ceará também possui o Parque Nacional de Ubajara. Lá você poderá fazer trilhas e observar rios e cachoeiras, ou realizar o passeio de teleférico para uma visão panorâmica do Parque Nacional até a atração principal, a gruta do Ubajara.

Maranhão

Vista do Drone do Paraíso, Parque Nacional Lencois Maranhenses, Brasil. Melhores destinos nordeste

O Maranhão possui possivelmente os destinos mais interessantes para ecoturismo no Nordeste, isso graças ao bioma de transição entre o sertão do Nordeste e a Amazônia. Lá você poderá ver destinos incríveis como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Delta do Paranaíba – que é terceiro maior delta oceânico do mundo. 

A capital São Luís também possui diversos pontos turísticos que representam não somente o Nordeste, mas toda a história de nosso país. Entre junho e julho ocorre o festival Bumba-meu-boi, uma festa tradicional que ocorre desde o século XVIII. Além do festival, se você for fã de história o centro histórico de São Luís é patrimônio mundial desde 1997, conta com mais de 3000 prédios do período colonial. E é claro, praias! Há muitas praias na capital e região, para todos os tipos de roteiro.

Mas, o que realmente se destaca neste estado são os lençóis maranhenses, é uma das atrações imperdíveis do Nordeste. Lá você poderá ver as belíssimas dunas de areia branca e até mesmo se banhar nos lagos. O local fica a 260 km de distância da capital, entretanto, diversas agências de turismo já vendem os pacotes com o traslado para os lençóis. No local também já foram realizadas muitas gravações de filmes, novelas e até mesmo reality shows. Mais recentemente, inclusive, os Lençóis Maranhenses deram vida ao planeta Vormir nos filmes dos Avengers.

A Chapada das Mesas é um dos melhores destinos para quem curte fazer trilhas e quer ficar em constante contato com a natureza. Lá você poderá visitar os morros, ver diversas cachoeiras, praticar rapel e tirolesa e ver piscinas naturais com água cristalina.

Você sabia?

São Luís já era habitada antes mesmo da chegada dos portugueses. Há indícios de assentamento humano que datam há aproximadamente 6 mil anos. 

Paraíba

Vista da Praia de Tambaba, Costa do Conde. Famosa praia pelo coqueiro que crescia no topo de uma rocha. Bela praia do nordeste brasileiro. Conde PB, brasil.

Algumas das praias mais bonitas do Nordeste, e consequentemente do Brasil, estão na Paraíba. Além disso, é possível observar a pré-história neste estado graças ao Vale dos Dinossauros. A Paraíba, sem dúvidas, está entre os melhores destinos do Nordeste e do Brasil.

A capital João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Os pontos turísticos de lá parecem ser intermináveis, há muita história e muita cultura. Prédios históricos, diversos cinemas e teatros, museus e, obviamente, incríveis praias. Uma das que merece destaque como melhores destinos do nordeste é o recife do Picãozinho, na praia de Tambaú. Uma belíssima praia com um mar verde azulado, de lá é possível pegar um barco para mergulhar no maravilhoso recife do Picãozinho e ver a incrível fauna e flora da região. E em tempos de maré baixa, inclusive, parte do recife fica exposto.

No interior do estado, a 420 km da capital, está um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, o Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Lá é possível ver pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies de dinossauros. Alguma dessas pegadas datam há 143 milhões de atrás. 

Um pouco mais perto da capital, apenas a 109 km de distância, está o município de Ingá. Ele é famoso pela Pedra de Ingá. Outro ponto arqueológico importante. Nele há uma formação rochosa de aproximadamente 250 m², com diversas pinturas rupestres. Mas, infelizmente, os pesquisadores não sabem exatamente a origem e data das pinturas. Ainda mais considerando que o uso do carbono 14 é inviável. Contudo, estima-se que as inscrições possuam uns bons 6 mil anos de idade.

Você sabia?

O estado inteiro da Paraíba fora palco de ferozes batalhas no século XVII na segunda invasão holandesa do Brasil. Ainda hoje é possível visitar um dos fortes que protegeu o estado, como, por exemplo, o forte de Santa Catarina do Cabedelo.

Pernambuco

Arco subaquático em Fernando de Noronha. Melhores destinos nordeste

Melhores destinos e Pernambuco parecem ser sinônimos. O estado possui a ilha de Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Olinda e muitos outros dos melhores destinos do nordeste e do país.

A ilha Fernando de Noronha é um dos melhores destinos do mundo. Isso se deve ao fato das praias da ilha serem absurdamente lindas. Lá ainda você poderá fazer diversas trilhas, visitar ruínas de fortes, ver golfinhos. E os fãs de mergulho terão uma experiência única na vida. Especialmente se tiverem a oportunidade e experiência para visitar a Corveta Ipiranga, um navio que sofreu acidente na ilha e teve de ser afundado. Está numa profundidade de 62 metros.

Porto de Galinhas já foi eleita como a melhor praia do Brasil inúmeras vezes. Piscinas naturais de água clara, corais, areia branca. Em outras palavras, um pedaço do paraíso em terra. Há muitas opções para turistas, diversos tipos de passeios, bares, pontos de surf, tirolesa, ou somente ficar na areia aproveitando os belos dias que a região oferece.

Outro dos melhores destinos do nordeste é a cidade mais antiga do Brasil, Olinda. A cidade é patrimônio histórico e cultural da humanidade. Há muito que se ver e fazer na cidade o ano inteiro. Visitar a praia, aproveitar os festivais e feiras no centro histórico e, principalmente, absorver parte importante da história e cultura de nosso país. Um dos pontos muito bacanas também para se visitar por lá é o Farol de Olinda, construído em 1872.

Você sabia?

Mesmo sendo um dos menores estados do Brasil, Pernambuco possuí uma das paisagens mais variadas. Muitas praias, serras, planaltos, brejos e regiões de semiaridez. 

Piauí

Rio Parnaíba (português: Rio Parnaíba), o maior rio inteiramente localizado na Região Nordeste do Brasil. Melhores destinos nordeste

Terezinha é a única capital do Nordeste que não está no litoral. E, mesmo assim, ela é conhecida “Rainha do Nordeste”. Destinos incríveis aguardam a todos os turistas que visitam este maravilhoso estado.

Um dos melhores destinos do estado é o Delta do Parnaíba. Este delta abrange três estados do Nordeste, Piauí, Maranhão e o Ceará. O melhor ponto de partida para ele é a cidade de Parnaíba, no Piauí. Esse delta está entre os 3 maiores mares abertos do mundo, e também, é um dos mais belos. A maravilhosa paisagem é composta por dunas, praias, manguezais e igarapés. Além da incrível fauna presente no local. Como, por exemplo, guarás e garças e um dos mais importantes berçários de peixe-boi-marinho do país.

Outro dos melhores destinos no Piauí é o Parque Nacional Serra da Capivara. É uma área com maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos de toda a América. No espaço do parque é possível ver dezenas de milhares de pinturas rupestres. Além de que, no local foram encontradas evidências de presença humana no Nordeste há 20.000 a.C. Ao longo das 14 trilhas presentes no parque, existem 64 sítios arqueológicos abertos para visitação. Em resumo, seja você um fã de história, ecoturismo ou natureza, este parque é um dos melhores locais para se conhecer.

Você sabia?

No Parque Nacional Serra da Capivara foram encontradas as peças de cerâmica mais velha das Américas, datando 10 mil anos atrás. Esses achados estão presentes no museu do Homem Americano, no mesmo parque. 

Rio Grande do Norte

Chapadao de Pipas - Rio Grande do Norte - Brazil

O Rio Grande do Norte recebe mais de 2 milhões de turistas o ano inteiro. Turistas principalmente europeus que vêm conhecer o nosso Nordeste. Muito ecoturismo, sítios arqueológicos e belezas naturais. Honestamente, como todos os estados dessa lista, o Rio Grande do Norte merece estar em diversas listas de melhores destinos. Sejam elas do Nordeste, do Brasil ou do mundo.

Começando pela capital Natal; A capital é o portão de entrada para o turismo no estado. Um dos principais destinos de Natal, e também que é cartão postal da cidade, é a praia de Ponta Negra. Essa praia é basicamente um resumo do que se pode ser visto no litoral do Nordeste. Turistas do mundo inteiro, hotéis muito bacanas, muita agitação e animação. Os melhores bares da cidade também estão por lá, todas as noites muito animadas com músicas, além de ter apresentações constantes de uma das danças mais típicas do Nordeste, o forró pé de serra. Natal ainda possui diversas outras atrações que não se limitam somente as belas praias da cidade. O centro histórico, por exemplo, é um ótimo ponto turístico com diversas construções do período colonial.

Pertinho de Natal, está o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu. Uma praia cercada de dunas móveis com diversos lagos na região. Lá é possível realizar diversos tipos de passeio, buggy, jangadas, dromedários e mais! Ah, de antemão já avisamos que; se você optar por um passeio de buggy, irá ter a pergunta feita a todos turistas: “Com ou sem emoção?”.

Você sabia?

O turismo é a segunda fonte de renda do Rio Grande do Norte. O governo separou o estado em cinco polos turísticos, sendo eles: Polo Agreste, Polo Costa Branca, Polo Costa das Dunas, Polo Seridó e Polo Serrano. Em outras palavras, independente do local que for visitar no Rio Grande do Norte, sem dúvida, você encontrará os melhores destinos que o Nordeste tem a oferecer. 

Sergipe

Canyon do Xingo, Aracaju, Brasil (Canyons do Xingo) Melhores destinos nordeste

Encerrando a lista dos melhores destinos do Nordeste com o histórico estado do Sergipe. Por todo Sergipe é possível encontrar construções do Brasil colonial. Ah, e similarmente a praticamente todo o Nordeste, Sergipe também possui lindas praias. Mesmo sendo o menor estado brasileiro.

Um dos melhores destinos de Sergipe é a própria capital, Aracajú. Por lá você não pode deixar de visitar a Orla de Atalaia, uma incrível praia com uma orla gigantesca, em alguns pontos tem até um lago nela! A visão por lá, seja de dia ou de noite, é linda. Além disso existem diversas coisas a se fazer por lá, inclusive um kartódromo. Porém, um dos melhores destinos por lá (além da praia) é o Oceanário de Aracaju. Um curioso aquário em formato de tartaruga, nele é possível observar 70 espécies de peixes.

Na região metropolitana de Aracaju está o município de São Cristóvão. Outro dos melhores destinos do Nordeste e patrimônio cultural brasileiro. Inclusive, na cidade está presente a Praça São Francisco, patrimônio da humanidade. Andar por lá é basicamente uma viagem no tempo. Naquele pequeno espaço você aproveitará a arquitetura de Portugal e da Espanha do século XVII. Mas, não somente isso, quando estiver em São Cristóvão faça questão de comprar umas deliciosas compotas de fruta para aproveitar.

Se lembra daquele Rio São Francisco? Ele passa pelo Sergipe também. Inclusive por lá tem o Cânion do Xingó, no qual pode-se realizar um passeio de barco pelo cânion e ouvir mais sobre a cultura e história do estado.

Você sabia?

O folclore sergipano é uma harmoniosa mistura cultural. Tendo influências da cultura indígena, africana e também da europeia. Todos os anos acontece o Encontro Cultural de Laranjeiras para celebrar o folclore local.

Melhores Destinos Nordeste e o Seguro Viagem

O seguro viagem é um investimento importante em todas suas viagens. Até mesmo nas nacionais

Como sabemos, infelizmente, diversas regiões em todo nosso país o acesso a saúde é complicado. Portanto, em casos de acidentes ou doenças, o seguro viagem irá te proteger em todo o Nordeste e evitar muita dor de cabeça.

Roteiro para os Melhores Destinos do Nordeste

Mulher nadando e relaxando na piscina natural em Porto de Galinhas, Pernambuco - Brasil. Praia brasileira

Praticamente todas as agências de turismo do país vendem roteiros para essa maravilhosa região, inclusive a Schultz. Nesses roteiros você também terá a chance de visitar os muitos outros pontos turísticos não mencionados neste artigo. A perspectiva também é que teremos um boom no turismo doméstico, portanto, fique atento a diversas promoções e novos roteiros. 

Esperamos que tenham gostado deste artigo “Melhores destinos nordeste: Do sertão ao litoral”. Em breve teremos outros melhores destinos para as outras regiões do Brasil.

Related posts

Deixe um Comentário