Destinos Dicas de Viagem

6 Dicas para a sua primeira viagem de avião

Vai fazer a sua primeira viagem de avião? Confira as 6 dicas que preparamos para que o seu passeio seja tranquilo!

viagem de aviao

Vai fazer a sua primeira viagem de avião e está nervoso(a)? Calma, todo viajante já passou por esse tipo de situação. Você não é o primeiro(a) a vivenciar isso!

E para que a sua experiência com o primeiro voo seja o mais agradável possível, preparamos uma lista com algumas dicas fundamentais para a sua primeira viagem de avião. Confira a seguir!

1- Pesquise os preços para fazer sua primeira viagem de avião

viagem de aviao

A primeira coisa que você deve fazer é pesquisar os preços, especialmente em tempos em que a inflação está muito alta. Até porque, se é a sua primeira viagem de avião, você provavelmente não tem experiência nesse quesito. 

Quanto maior a antecedência da compra, menor será o valor que você pagará. Geralmente funciona assim no Brasil, mas são vários os fatores que influenciam no preço de uma passagem. O ideal é que você não compre nem com tanta antecedência, e nem em cima da hora.

Você também pode ficar de olho nos sites de companhias aéreas, pois com frequência essas empresas fazem promoções relâmpago e você poderá pagar um valor bem inferior. Além disso, se você tem o hábito de usar o seu cartão de crédito para fazer compras, considere participar de um programa de pontos para trocar por milhas. Dependendo da quantidade que você juntar, poderá pegar uma passagem sem gastar nada de dinheiro.

2- Cartão de embarque

Imprima o seu cartão de embarque alguns dias antes de você viajar. O cartão será enviado para o seu e-mail assim que a compra for feita, mas se você não encontrar, poderá acessar no próprio site da companhia aérea. 

Isso vai poupar trabalho e tempo quando você chegar ao aeroporto. Geralmente, os passageiros que fazem o check-in com antecedência podem passar na frente na fila, já que só é necessário fazer o despacho da bagagem. Além disso, tendo o cartão em mãos, você poderá conferir o dia, horário e portão de embarque. 

3- Horário de chegada na sua primeira viagem de avião

viagem de avião

Se você vai fazer uma viagem de avião dentro do próprio Brasil, recomendamos que chegue com duas de antecedência. Já se o voo é internacional, chegue com pelo menos 4 horas de antecedência. E dependendo do tamanho do aeroporto, você deverá chegar ainda mais cedo.

Por exemplo, em São Paulo, o Aeroporto de Guarulhos, que é um dos maiores do mundo, demanda tempo para que os passageiros possam cruzar todo o ambiente até chegar na sala de embarque. 

Além disso, quando o embarque é encerrado, os passageiros não podem mais embarcar. Geralmente as companhias toleram um máximo de 10 minutos para quem está atrasado. Se você não quer perder sua primeira viagem de avião, chegue mais cedo!

4- Encontre o seu terminal

Qualquer aeroporto é composto por vários terminais. Quanto maior o aeroporto, mais terminais ele terá. Alguns são específicos para voos internacionais, outros para os nacionais. Além disso, alguns são somente para voos particulares.

Por isso, você deve saber com antecedência qual será o seu terminal, pois dependendo do aeroporto, você pode levar até meia hora para chegar ao seu terminal. No de Guarulhos, você levaria em média uns 15 minutos de ponta a ponta.

Mas por ser muito grande, existem ônibus que saem de um terminal a outro. Mas você só terá acesso a eles uma vez que já estiver na sala de embarque. 

5- Durante o voo

viagem de aviao

Quando você já estiver dentro do avião, não há com o que se preocupar, pois os comissários de bordo ajudam todos os passageiros com as instruções necessárias. Mesmo que você já seja um viajante frequente, é importante seguir as orientações dos funcionários.

Durante a decolagem, os celulares devem ser colocados no modo avião. Antigamente era necessário desligar, mas hoje em dia isso não é mais preciso. Aliás, boa parte das companhias oferecem pacotes de internet para que você possa acessar quando estiver nas alturas.

Em voos low cost, são oferecidos alguns petiscos, como amendoim, suco e um refrigerante. Já nos voos mais caros e internacionais, há mais opções no cardápio. De todo modo, a alimentação dentro do avião é bastante cara, e por isso recomendamos que você se alimente antes de pegar o seu voo. 

6- Por fim, seu destino

E finalmente, o voo terminou. Ao chegar no seu destino, não se esqueça de verificar bem os compartimentos para não esquecer nenhum objeto pessoal que você levou na sua bagagem de mão.

Ao sair do avião, você será conduzido por alguns corredores até chegar à sala de desembarque, onde você poderá pegar a sua mala despachada. Lá você encontrará vários monitores mostrando o número de voo e a origem para que você se oriente e encontre a esteira onde a sua mala será entregue.

Por fim, aproveite bem o seu passeio. Mas não se esqueça que, independentemente de para onde você esteja indo, é muito importante contar com um seguro viagem, que pode inclusive cobrir bagagens extraviadas.

Acesse este link e entenda como um seguro viagem pode deixar sua viagem bem mais tranquila! 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais