Dicas de Viagem Europa

O Turismo em Portugal é incrível

Vamos ler um pouco sobre o incrível turismo de Portugal e ver as opções que este país oferece!

Foto aérea da bela cidade de Sintra, em Portugal. Dia de céu azul com o oceano quebrando ondas. Turismo em Portugal.

Portugal é um dos destinos de turismo favoritos dos brasileiros. Mas o que torna Portugal tão atraente para nós? O país é muito forte no turismo, na realidade, tão forte que é um dos principais polos turísticos da Europa. Consequentemente, do mundo. Diversas das cidades por todo o país fornecem pontos turísticos incríveis, excelentes para uma viagem memorável. Independentemente do que você procura fazer.

Agora, as razões que tornam Portugal um dos destinos preferidos do brasileiro é, obviamente, a língua. Especialmente para quem viaja internacionalmente pela primeira vez. É fácil encontrar diversas informações sobre o país, o que ver, o que fazer, dicas gerais etc. Além disso, o país faz parte do Tratado de Schengen. O que quer dizer que brasileiros não precisam de vistos para uma viagem de turismo, apenas um passaporte válido.

Esses motivos, mais as cidades incríveis repletas de cultura, história, gastronomia, excelentes vinhos e paisagens incríveis; é que tornam Portugal um dos destinos favoritos, não somente dos brasileiros, mas de todo mundo.

Neste artigo, então, veremos algumas dessas cidades e de seus principais pontos turísticos que tornam qualquer viagem para Portugal algo memorável.

Antes de viajar para Portugal…

Antes de viajar para Portugal você deve saber algumas coisas se for sua primeira vez.

A primeira, obviamente, seu passaporte está em dia? Se ainda não tem, você pode realizar o agendamento online através deste site. O valor está abaixo de R$260 e, atualmente, ele sai geralmente antes do prazo. Mas, não conte com isso, a princípio, ele pode demorar até 2 meses para ser confeccionado.

A segunda coisa é quanto aos vistos. Por causa do Tratado de Schengen, brasileiros não precisam de vistos para viagens a turismo. Nós temos a liberdade de ficar 90 dias no país a cada 365 dias, seja 90 dias corridos ou picados.

A terceira e última: seguro-viagem. Por Portugal fazer parte do tratado de Schengen, é necessário um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros (ou equivalente em outras moedas), dentre outras coberturas.

Qual época devo viajar para Portugal?

Aqui não tem erro. Mas os principais meses são entre março e setembro. Sendo a alta temporada bem no meio do verão europeu (junho/julho). Entretanto, se quiser visitar com tranquilidade e poder andar sem derreter debaixo do sol, março ou setembro são recomendados.

Turismo em Portugal durante a pandemia

Antes de começarmos a falar sobre os incríveis pontos turísticos portugueses. Vamos falar sobre o elefante na sala, a pandemia da COVID-19. Devido a pandemia, diversos países fecharam suas fronteiras, impossibilitando a entrada de turistas por todo o mundo. Mas na medida em que a taxa de vacinação avança, esses países reabrem aos poucos suas fronteiras.

Portugal é um desses países, anunciaram sua abertura para brasileiros em meados de setembro. Atualmente, no dia em que este texto foi publicado (22 de outubro). As restrições de viagem a Portugal são bem leves. 

O viajante deve apresentar um teste PCR negativo emitido a, no máximo, 72 horas antes da viagem. Se o viajante tiver um certificado de vacinação contra COVID-19 emitido pela U.E., o teste não é obrigatório. Bem como, se este teste for emitido por um dos países com acordo. Infelizmente, o certificado de vacinação brasileiro ainda não é aceito em Portugal (emitido através do ConectSus). Se houver mudança, atualizaremos este texto.

Turismo em Portugal – Lisboa

foto aérea de Lisboa, mostrando a bela cidade em um dia de céu azul

Agora sim! Vamos falar sobre as incríveis cidades portuguesas! Começando pela capital, Lisboa.

Seja sua primeira ou décima viagem para Lisboa, a cidade sempre terá algo novo a oferecer. Uma capital moderna, mas que mantém suas raízes. É impossível andar por Lisboa sem esbarrar em alguma construção histórica.

Castelo de São Jorge, Arco da Rua Augusta/Praça do Comércio, Torre de Belém, são alguns. Acredite, não faltarão pontos turísticos para você visitar em Lisboa.

Quanto tempo de turismo em Lisboa?

Essa é uma pergunta difícil. A princípio, quanto tempo puder. Mas se estiver com um roteiro de turismo apertado, recomenda-se pelo menos 5 dias para poder aproveitar as principais atrações sem pressa (e são muitas).

Quanto vou gastar em Lisboa?

Essa pergunta sempre vai de viajante para viajante. Vamos passar aqui o mínimo necessário para não passar aperto. A alimentação por lá é muito boa, mas também um tanto salgada, se é que me entende. Os custos podem facilmente passar dos 50 euros por dia. A estadia será bem barata, especialmente se você optar por albergues (o que há de sobra e de qualidade), neles você poderá gastar menos de 10 euros por dia.

As atrações dependem, pois se você planejar bem poderá economizar bastante. Inclusive, diversas dos principais pontos de turismo você pode (e recomendamos) comprar o ingresso adiantado. Dessa forma você garante o melhor preço.

Turismo em Portugal – Porto

Foto da cidade de Porto, em Portugal na crepúsculo civil. Visão da famosa ponte da cidade com luzes de casas acesas na margem do rio.

Porto é uma cidade grande com charme de cidade do interior. Mas ela tem um sério problema: Quando você visitá-la, não vai querer sair. Portanto, vá por sua própria conta e risco.

Quando o assunto é turismo, a cidade é a mesma de Lisboa. É um ponto turísticos atrás do outro! Muitas construções históricas para se visitar, excelente comida a cada quadro, vinhos incríveis. Mas fique tranquilo, seja qual for seu roteiro em Portugal, Porto vai ter algo digno de ser visto.

Visite a Estação de São Bento, bata muitas fotos da Ponte de D. Luís, e no centro histórico da cidade conheça a Sé do Porto.

Quanto tempo de turismo em Porto?

O mínimo são 3 dias. É possível também fazer em 1 dia, inclusive, se estiver visitando Lisboa antes você verá diversas pessoas vendendo os pacotes de bate e volta para Porto. Se o tempo estiver bem apertado, você poderá conhecer as principais atrações da cidade. Entretanto, o melhor mesmo é ir com tempo e aproveitar o maravilhoso Porto!

Quanto vou gastar em Porto?

A alimentação do Porto é mais em conta que a de Lisboa. Mas já a estadia é um pouco mais cara. Portanto, espere gastar o mesmo que em Lisboa, pelo menos 60 euros por dia.

Turismo em Portugal – Madeira

Foto da belíssima ilha de Madeira, em Portugal. Em cima de um penhasco mostrando uma boa parte da ilha em um dia de céu azul.

Esse destino é pra quem já conhece um pouco de Portugal, a ilha de Madeira, a pérola do Atlântico.

Madeira é perfeito pra quem quer viajar e ver paisagens deslumbrantes. A ilha oferece uma das melhores opções de ecoturismo em Portugal. Fauna e flora incrível, diversas reservas naturais, bem como vulcanismo. Além disso, há diversas opções de trilhas, ciclismo, esportes aquáticos e asa delta. 

Mas se isso não for muito sua pegada, lá você poderá visitar muitas praias. Participar de eventos incríveis. Conhecer a bela história da ilha, e aproveitar sua culinária.

Quanto tempo de turismo na Madeira?

Recomenda-se pelo menos 7 dias, se puder ficar 10, melhor ainda. Existem roteiros de 3 dias, mas nesses o tempo fica um tanto apertado. Especialmente por causa dos passeios a pé, Madeira requer tempo pra ser aproveitada da melhor forma o possível.

Quanto vou gastar na Madeira?

Os custos da ilha não são tão diferentes do continente. Entretanto, fique atento ao se alimentar próximo dos pontos turísticos. Obviamente, nessas regiões o custo de alimentação será consideravelmente mais caro.

Turismo em Portugal, muitas possibilidades

turismo em portugal, foto da torre de belém com um belo por do sol atrás dela

Mencionamos neste rápido artigo apenas 3 cidades com muitas possibilidades de turismo neste incrível país. Ficaram de fora diversas outras cidades incríveis; Sintra, Faro, Lagos, os Açores, Alentejo e muito, muito mais.

Mas, novamente, pode ficar tranquilo, ao viajar pra este incrível país não haverá escolha errada. Independentemente de seu roteiro de viagem. Se quiser saber um pouco mais, acesse o site de turismo do país.

Quer umas dicas para planejar seu roteiro de viagem? Então leia este nosso artigo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais