21 March, 2019, 18:16

TOMADAS PELO MUNDO

Você já chegou em algum país e não conseguiu carregar seu smartphone ou notebook devido ao padrão de tomara ser diferente do Brasil? Depois desse post isso nunca mais vai acontecer (a não ser que você se esqueça do adaptador). Iremos listar os principais destinos e seus padrões de tomada.

O primeiro registro de tomada foi feito nos EUA e alguns países seguiram tal modelo norte-americano. Mais ou menos nesta mesma época a Europa também desenvolveu seu sistema eletrônico porém em um modelo diferente, com passar do tempo isso foi se diversificando e cada país adotando um padrão.

Perigo: ALTA VOLTAGEM

O Verdadeiro problema não são somente os diversos modelos de adaptadores que você deverá procurar até encontrar um que seja adequado ao padrão do país que está indo visitar, você deverá se atentar também com as taxas de volts.

Antes de colocar seu aparelho na tomada no exterior, confira a quantidade de volts em que o mesmo pode operar, gerações da tecnologia, a maioria dos novos aparelhos possuem uma faixa de volts grande, que funcionará em quase qualquer pais.

Vamos ao que interessa:

(TIPO A E B) América do norte, América do norte e Japão.

Este era o famoso padrão que era utilizado no Brasil antes da mudança para o padrão atual, este plugue possui 2 pinos achatados e paralelos.E Nos EUA, a maioria das vezes um destes pinos é mais longo que o outro, dificultando a utilização em uma tomada Japonesa, por exemplo.

Existe em alguns casos um plugue para entrada do fio terra, que seria um pino redondo abaixo das duas abas.

(TIPO C,E,F,J,L) Europa (Exceto Reino Unido)

O Tipo C, era o mais comum no Brasil antes da alteração para o novo padrão. Provavelmente você ainda lembra dele, ainda mais por ser bem parecido com o novo padrão que temos hoje.É Este tipo possui 2 pinos arredondados e é o plugue mais comum no mundo todo.

Em alguns países foram realizadas modificações neste padrão para deixa-lo mais seguro. Independente destas mudanças as ligações podem ser realizadas da mesma maneira, mas o formato do Plugue pode ser um pouco diferente, dificultando a utilização.

Existem outros diversos tipos de Plugues padronizados e espalhados pelo mundo, por este motivo, indicamos a compra de um adaptador universal, o custo é baixo e pode ser utilizado em quase todas as ocasiões, no Brasil, um adaptador universal custa em torno de R$ 15,00.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *