quarta-feira, 25 novembro 2020
Seguro Viagem Vital Card
Home » Blog » Seguro Viagem Nacional
Seguro Viagem Brasil Tudo Sobre Seguro Viagem

Seguro Viagem Nacional

Bandeira brasileira brilha acima do horizonte dourado da cidade no Pão de Açúcar Pão de Açúcar no Rio de Janeiro Brasil
Seguro viagem nacional

Utilizar o seguro viagem nacional é uma questão de extrema importância, independente de qual será o seu destino no Brasil. Entender como funciona e quais são os serviços prestados pelo seguro é fundamental.

Dúvidas sobre como funciona o seguro viagem nacional, sua necessidade, escolhas, dentre outras dúvidas, costumam ser levantadas entre os viajantes. Abaixo vamos tentar elucidar o tema.

Seguro viagem nacional, como funciona?

O seguro viagem nacional visa minimizar eventuais problemas que podem ocorrer durante o nosso roteiro, evitando maiores dores de cabeça. Seja em uma viagem de férias, mochilão, ou até mesmo em família.

Além de tudo, o seguro viagem nacional também cobre as viagens realizadas via cruzeiros e até mesmo de carro ou moto, além do aéreo, é claro! Ou seja, gera ainda mais tranquilidade em sua viagem ao saber que se pode contratar uma proteção para diversas formas de locomoção.

Vamos imaginar que é a sua primeira vez em Gramado, você chegou e está super ansioso para conhecer a cidade, visitar as lojas de chocolate e comer aquele fondue. Nós ficamos doidos, não é mesmo? A ansiedade é tanta que chegamos a exagerar na comida, provamos diversos fondues e chocolates para saber qual o melhor local para indicar aos familiares ou até mesmo amigos.

Contudo, chegando no hotel deu aquele desconforto na barriga, e aí, o que fazer? Você pode contar com o seguro nacional, ele te ajudará neste momento de desconforto para obter o atendimento médico para que no próximo dia, você possa aproveitar melhor ainda seu passeio.

Com uma simples ligação ou até mesmo uma mensagem via WhatsApp, você aciona seu seguro viagem nacional. Quando eles recepcionam sua chamada, logo verificam com a rede credenciada para você ser direcionado a um hospital ou, caso prefira, pode ir diretamente até um hospital, realizar seu atendimento, pagar e posteriormente solicitar seu reembolso. Sempre respeitando o limite da cobertura contratada.

Desta forma, o seguro viagem nacional funciona pra atender o viajante em situações de urgências e emergências durante o período da sua viagem nacional.

Imagino que esteja pensando se realmente é necessário fazer o seguro para viagens no Brasil.

É necessário viajar com seguro viagem nacional?

foto conceitual do seguro de saúde em uma viagem. cuidados médicos. estetoscópio fica fora de uma mala
É necessário viajar com seguro viagem nacional?

Você vai dizer: “mas eu tenho plano de saúde”, porém, você sabia que nem todo plano de saúde tem abrangência nacional? Na grande maioria eles são regionais, abrangendo uma região do estado em que você mora.

Então, dependendo do que ocorra, você terá que correr para um médico particular ou até mesmo um hospital público. Considerando que você está em viagem nacional para curtir suas férias, ter um problema de saúde já é ruim, mas não saber como e aonde lidar com ele é pior ainda.

Contudo, estando coberto por um seguro viagem nacional, o segurado pode garantir sua proteção com assistência médica, odontológica ou até mesmo o reembolso de despesas com farmácia. Portanto, se precisar utilizar este serviço por uma situação médica e receber uma receita para compras de medicamentos, pode ficar tranquilo que com a receita você pode comprar seu medicamento em qualquer farmácia e posteriormente também solicitar o reembolso do valor gasto.

Uma atenção especial seria nas coberturas para doenças preexistentes. Este tipo de atendimento visa cobrir situações de conhecimento do segurado ou não. Caso ocorra uma crise de rim, vesícula ou até mesmo cardíaca, sintomas como esses podem ser considerados doenças preexistentes, mas atenção essa cobertura visa atender o primeiro atendimento, sempre para o episódio de agudização e/ou controle da sua dor (e não o tratamento).

O seguro viagem nacional também te ajudará nessas e outras situações. Dando suporte, oferecendo orientações, auxiliando nas comunicações e contatos com a companhia aérea, ou até mesmo indenizando nos casos previstos em contrato.

Imagine se você tiver o voo cancelado, perder os documentos ou tiver as malas extraviadas?!

Em seus roteiros sempre existem alguns riscos de algo acontecer; como acidentes ou a perda de algum documento, por exemplo. Como vimos lá em cima, o seu plano de saúde nem sempre substitui o seguro viagem nacional na questão médico-hospitalar-odontológica, ou seja, na saúde em geral. Além disso, o seguro viagem NÃO É um “plano de saúde”, são produtos distintos.

Quais são os principais itens de cobertura do seguro viagem nacional?

Avaliar quais são os itens de cobertura contém no pacote é o passo principal.

O translado do corpo, repatriação médica e invalidez permanente total ou parcial também são itens que devem possuir no seguro viagem nacional. Essas coberturas visam atender o segurado em seus momentos mais delicados. Imagina você precisando de uma transferência de hospital, porque onde está não há estrutura para lhe atender. Segunda situação é caso precise retornar para sua cidade de residência de uma forma especial, exemplo de uma uti móvel. E a terceira seria um acidente que levasse à invalidez permanente de algum membro.

Problemas com voos e bagagens também são comuns. Muitas vezes as bagagens são perdidas no aeroporto ou voos são cancelados.

Outra cobertura que não poderíamos deixar de falar é sobre a prorrogação de estadia. Ela ajuda caso o segurado fique internado e não consiga retornar na data prevista que estava marcado. Esta cobertura em viagens nacionais é também importante. Imagina que você fique impossibilitado para prosseguir seu roteiro ou retornar ao domicilio ou local de origem da viagem por determinação médica, decorrente de acidente pessoal ou enfermidade súbita ocorrida durante o período da sua viagem. Geralmente essa cobertura está limitada a X dias de hospedagem.

É importante avaliar qual o valor destinado a cada uma das coberturas, para que não tenha nenhuma surpresa durante seu roteiro nacional.

Como acionar o seguro viagem nacional?

empresário que trabalha com dispositivos modernos, estudante usando computador tablet digital e telefone inteligente móvel, conceito de negócio, foco seletivo, cor vintage
Como acionar o seguro viagem nacional?

Acionar o seguro viagem nacional é muito simples. Com uma simples ligação ou até mesmo uma mensagem via WhatsApp. Uma central de atendimento possui atendentes que irão recepcionar seu contato, verificar o que esta acontecendo e fazer todo o encaminhamento até um hospital ou clinica credenciada. Caso não acione, você também tem a liberdade de se direcionar até um hospital ou clínica de sua preferência, obter todo o atendimento e posteriormente solicitar o reembolso do valor pago, sempre dentro do limite da cobertura contratada.  Algumas empresas dispõem de mais formas de acionar o que é muito prático, como via aplicativo.

Portanto, quando acionar seu seguro viagem nacional, você será assistido por uma empresa de assistência. Onde realizam toda a organização de atendimento e o segurado não precisa realizar nenhum pagamento prévio. Já o reembolso você precisa realizar todo o pagamento e solicitar posteriormente os valores que foram gastos. Fique atento com toda a documentação necessária para essa solicitação. A documentação para a solicitação do reembolso, se encontra no contrato ou até mesmo no próprio site da empresa do seguro viagem nacional.

Ah… E sem contar que também pode ser encaminhado um médico até onde estiver hospedado. Sim, é uma comodidade e evita estar em um hospital cheio e não precisa se deslocar para outro local, ficando tranquilo somente aguardando a chegada do médico.

Informação importante

Atendimento via telemedicina: Atualmente, por causa da pandemia do Covid-19, foi liberado temporariamente as teleconsultas no Brasil. Geralmente a central 24hs possui convênio com as principais empresas de Telemedicina do mundo. Ao receber o contato do passageiro que é realizado por WhatsApp ou até mesmo por Skype, já identifica se o caso pode ser atendido por telemedicina ou se deve ser encaminhado para uma clínica ou hospital.  Somente “casos simples” são indicados para este de atendimento, como dores de garganta, febres, dores musculares após longos passeios a pé.

Como escolher o seguro viagem nacional?

Além de ser um investimento, esse tipo de proteção nacional também contribui para o bem-estar e assim como para a tranquilidade de suas viagens.

É importante que o segurado avalie o custo x benefício, as formas de pagamento, a equipe que vai lhe atender em caso de algum imprevisto antes do seu embarque.

Tudo isso gera valor, não somente valor financeiro.

Escolher qual é o melhor seguro viagem nacional não é nada fácil. Não é possível elencar o melhor seguro nacional, pois cada caso é um caso e cada viajante requer as suas próprias exigências dentro do contrato.

Pense que estar protegido e ter um passeio seguro é de extrema importância, acesse nosso site e descubra como orientamos e auxiliamos no cuidado aos nossos clientes.

Related posts

Deixe um Comentário