Seguro Viagem Seguro Viagem Nacional

Tudo sobre o seguro viagem nacional terrestre

Foto de uma jovem moça em uma marina enrolada com uma bandeira do brasil. Seguro viagem nacional terrestre

O seguro viagem nacional terrestre pode ser um item facilmente ignorado. Mas, ele tem sim sua importância e também te protegerá contra diversos problemas que possam ocorrer em sua viagem nacional e terrestre.

Neste artigo, então, veremos porque contratar – mesmo em viagens curtas, nacionais e terrestres. As coberturas e restrições do produto, bem como seus valores. Spoiler: o valor dele é bem baixo!

Preços

Bem, já vamos começar falando sobre o baixo preço do seguro viagem nacional terrestre. Ele custa menos de 7 reais por dia. Ou seja, pra aproveitar com tranquilidade umas férias de uma semaninha, o seguro viagem sai menos de 50 reais. Mas, é importante notar: mesmo o plano nacional, ele é cotado de acordo com o dólar. Portanto, o preço pode variar de um dia para o outro.

Agora, no caso do seguro viagem Vital Card, não há necessidade de contratar adicionais independentemente de qual for a forma de transporte. Basta realizar o orçamento do plano Brasil e ele valerá para qualquer meio de transporte terrestre, inclusive motos. Veremos algumas limitações abaixo.

Coberturas do seguro viagem nacional terrestre

Foto de dois homens jogando futvolei em copacabana

Em viagens pelo Brasil, todos os seguros devem conter obrigatoriamente, pelo menos, uma das seguintes coberturas:

  1. Despesas médico hospitalares e odontológicas (DMHO);

É importante notar que a DMHO deve cobrir doenças preexistentes, mesmo com um sublimite. Por exemplo, é contratado um seguro nacional com cobertura de 40 mil reais para DMHO. A cobertura de doenças preexistentes pode ser um limite menor, como 20 mil reais. 

  1. Repatriação médica;
  2. Repatriação funerária;
  3. Traslado médico.

Geralmente, os seguros são sempre contratados com mais coberturas. Dentre elas, por exemplo:

  1. Cancelamento de viagem;
  2. Atraso de bagagem;
  3. Extravio de bagagem;
  4. Atraso de voo;
  5. Interrupção de viagem, e outras.

Além dessas, existem outras coberturas, indenizações, bem como assistências no seguro. Por exemplo, em caso de morte ou invalidez. 

Se eu tenho um plano de saúde, preciso do seguro para uma viagem nacional terrestre?

Geralmente, essa é a maior razão para as pessoas não contratarem o produto em viagens nacionais. Entretanto, é importante notar algumas coisas antes de se decidir contra a contração:

A primeira é ter certeza que o plano possui cobertura nacional. Muitos deles trabalham somente com cobertura regional – geralmente na própria cidade ou no estado. Portanto, antes de sua viagem nacional e terrestre, fique atento e se informe com a operadora de seu plano.

A segunda coisa é lembrar que o seguro irá cobrir mais coisas do que contas hospitalares! Seja de carro, moto ou ônibus, ele irá te proteger contra diversos riscos que possam ocorrer em viagens. Como é o caso de coberturas como a de interrupção de viagem. Por exemplo, nesta cobertura, se um parente de primeiro grau for internado quando você estiver fora. A seguradora reembolsará diversas despesas que você possa ter com seu retorno. Bem como, o reembolso de atrações que você não pode usufruir. 

O que é importante saber sobre o produto?

Foto de uma mulher de bicicleta conversando com um casal em paraty no rio de janeiro

O seguro nacional terrestre possui uma única restrição geográfica: Seu destino deve estar a, pelo menos, 100 quilômetros de seu município.

Outra coisa, caso esteja viajando com veículo próprio. Em caso de acidentes, não serão cobertos danos ao seu veículo ou ao do terceiro. O que é coberto são as suas próprias contas hospitalares. Neste caso, antes de viajar, é importante ver com o seu corretor de seguros se a sua proteção automotiva tem cobertura fora de sua cidade. Geralmente tem, o que limita é a assistência de guincho. Pois não são todas as apólices que possuem guincho ilimitado.

Caso esteja viajando de ônibus, possíveis danos na bagagem geralmente não são cobertos. Somente casos de extravio da mesma. 

Por fim, a coisa mais importante de tudo, é ler as condições gerais do produto contratado. São nelas que falará tudo o que é e não coberto. Bem como é coberto e documentação necessária em caso de problemas. Pois, cada cobertura precisará de documentação específica. Por exemplo, em caso de despesas médico-hospitalares, serão necessários os relatórios médicos do caso. Bem como, notas do atendimento e documentação pessoal do segurado.

Meios de transporte cobertos pelo seguro viagem nacional terrestre

De forma terrestre, o Vital Card cobre todos os meios de transporte sem necessidade de contratar adicionais. Ônibus, trem, carro e moto. Uma única restrição é quanto a ciclismo, em caso de competição, será necessário contratar o adicional para prática profissional. E, a outra restrição não é aplicada no Brasil. Pois, em caso de ciclismo, não serão cobertos passeios realizados acima de 4 mil metros de altitude.

Lembrando que, independentemente da forma de transporte terrestre, o destino deve estar a, pelo menos, 100 quilômetros de distância de sua cidade. Importante notar que a distância não é calculada de sua residência. Mas sim do centro de sua cidade.

Como contratar o seguro viagem nacional terrestre?

Foto dos bondinhos aéreos no Rio de Janeiro perto do corcovado seguro viagem nacional terrestre

Todas suas perguntas foram respondidas? Ou precisar saber alguma coisa ou outra ainda? De qualquer forma, acesse a nossa página sobre o produto. Na página você poderá ler sobre diversas coisas sobre o produto. Bem como ver dúvidas frequentes. Se preferir, entre em contato diretamente conosco através da página ou deixando um comentário.

Para fazer a cotação é bem fácil e não é necessário cadastro. Na página, selecione a data da ida e da volta. Bem como a quantidade de passageiros. E pronto! Você terá o orçamento e basta escolher entre os limites da cobertura de despesas médicas-hospitalares. Que vão de 10 mil a 160 mil reais.

E quer aprender mais sobre o mundo dos seguros? Por que não acessar nosso Instagram?

A leitura por aqui acabou, mas que tal ler um pouco sobre o paraíso das águas e o caribe brasileiro neste artigo aqui?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais