segunda-feira, 19 outubro 2020
Seguro Viagem Vital Card
Home » Blog » Seguro viagem internacional: Qual cobertura escolher?
Seguro Viagem África Seguro Viagem América Central Seguro Viagem América do Norte Seguro Viagem América do Sul Seguro Viagem Ásia Seguro Viagem Caribe Seguro Viagem Oceania

Seguro viagem internacional: Qual cobertura escolher?

Cuidados de saúde globais e o conceito de seguro de viagem. Estetoscópio de passaporte, avião e globo na mesa de madeira
Seguro viagem internacional: Que tipo de cobertura escolher?

Vai viajar para fora do Brasil e ainda não pensou em contratar um seguro viagem internacional? Muito comum na hora de planejar sua viagem internacional, é fazer sua lista de prioridades, correto? Itens como; hospedagem, passagem aérea e reserva de carro tendem a ser prioridades. Mas o que muita gente deixa para última hora ou até mesmo “esquecendo” é de uma proteção que nem sempre é obrigatória, mas essencial para curtir seu passeio, o seguro viagem internacional. 

O seguro funciona principalmente quando o assunto é viajar para outro país, especialmente países com hábitos de alimentação diferente e com mudança de temperatura. É muito importante se manter prevenido para qualquer imprevisto que possa acontecer enquanto você estiver fora. Por este motivo, mesmo que o destino escolhido não exija seguro viagem internacional para os viajantes, é extremamente aconselhável a contratação de um.

Cobertura médica

Trata-se de uma cobertura ainda pouco compreendida, por quem deseja contratar o seguro viagem internacional. Muita gente acaba contratando o mais básico e não sabe como funciona, achando que está protegido de diversas situações, mas a realidade é diferente. 

Dependendo do custo de vida do local para onde você está indo, o valor de um plano mais básico pode não dar conta dos gastos de saúde. Para ter certeza que está contratando o ideal uma dica legal é: pesquise os valores de determinados serviços médicos no seu destino, como uma consulta, uma diária em hospital, tenho certeza que vai levar um grande susto.

Fique atento! Primeiramente quando falamos na cobertura de despesas médicas, esta será sua prioridade, com ela você estará protegido caso precise de um atendimento emergencial, como, por exemplo: Uma dor nas pernas por ter andado diversos pontos turísticos, na verdade queremos aproveitar o máximo do destino e com isso abusamos muito do nosso corpo. Outra situação muito comum em atendimento médico é o chamado jet lag um distúrbio muito comum pela mudança de fuso horário, e que acaba sendo preciso utilizar a sua proteção para os sintomas como, dores no corpo, cansaço e falha na memória.

Nós adoramos experimentar comidas diferentes, não é mesmo? Mas isso pode acabar meio mal. Muitos alimentos ingeridos podem não estar muito bem higienizados ou até mesmo bem conservados. Imagina que você se preparou para ir naquele restaurante super indicado por algum parente ou amigo, e comeu um prato exótico com muito tempero qual não está nada acostumado, acabou gerando uma intoxicação alimentar. Saiba que você também estará protegido caso precise de atendimento médico para esta eventualidade.

Além da cobertura médica, o seguro internacional atende muitas outras coberturas que chamamos de independentes.

Coberturas independentes

Dois amigos viajando juntos. Viajantes à espera na área de partida do aeroporto para o seu voo de atraso.
Coberturas independentes no seguro viagem internacional

Além da proteção médica, o seguro viagem internacional também possui outras tantas coberturas, cada qual com um limite respectivo. Existem produtos em que existe um limite de cobertura único, e todas as coberturas são descontadas deste limite. E produtos em que cada cobertura possui seu próprio limite, e nesse exemplo é o que chamam de “Coberturas Independentes”, ou seja, cada cobertura com seu respectivo limite sem descontar de outra cobertura.

As coberturas independentes do seguro viagem internacional são diversas, mas existem algumas que são importantes, uma delas seria a interrupção de viagem, já imaginou você curtindo seu passeio em Istambul, e recebe uma ligação que seu ente querido está hospitalizado aqui no Brasil? Na mesma hora você vai querer retornar, certo? Com a cobertura de interrupção de viagem do seguro internacional, você vai contar com um valor indenitário para pagar a remarcação do seu voo ou até mesmo uma nova passagem para este retorno.

Outras coberturas

Ele também contempla outros tipos de coberturas que são essenciais em seu roteiro, a cobertura de atraso de bagagem por exemplo, vai te ajudar naquele momento em que a companhia aérea tenha sumido com ela, e deixou você sem roupa naquele destino mega gelado. Imagina conseguir ser reembolsado para comprar uma calça, blusa tudo que for de primeira necessidade, neste caso uma proteção internacional funciona muito bem.

Ah, e não podemos deixar de falar da cobertura farmacêutica, ela dá direito ao reembolso caso tenha alguma enfermidade e tenha realizado sua consulta médica. Se após esta consulta, o médico tenha receitado algum medicamento, você pode comprá-lo e solicitar seu reembolso até o limite do valor coberto.

Por este motivo, pesquise bem e verifique como funciona a cobertura internacional e, além disso, contrate uma cobertura de valor superior para ficar tranquilo em seu passeio.

Não se deixe levar pelo menor custo

Quando o assunto é saúde todo cuidado é pouco! Não adianta contratar o seguro viagem internacional apenas usando o preço como critério! Pagar por um plano mais completo pode sair um pouco mais “caro”, mas acredite, você não vai se arrepender principalmente se precisar acionar o seguro por algum imprevisto. 

Portanto, contratar um seguro viagem internacional é um investimento relativamente barato e funciona muito bem. Considerando que pode minimizar eventuais problemas que podem ocorrer durante a viagem e evitando maiores dores de cabeça. Seja em uma viagem de férias, intercâmbio, mochilão, ou viagem em família é sempre importante funciona como prevenção. Um dos problemas mais comuns, por exemplo, é a tal da infecção alimentar. Quando viajamos para outros países apesar de a comida ser diferente, normalmente queremos experimentar de tudo, é aqui que mora o perigo. 

Outra informação importante é saber como funciona para entrar em certos países, e que é imprescindível contratar um seguro viagem internacional. A grande maioria desses destinos ficam no continente europeu e fazem parte do Tratado de Schengen, um acordo que exige um seguro que possua, no mínimo, 30.000 mil euros de cobertura médica para qualquer viajante. Portanto se você não tem certeza quanto à obrigatoriedade do seguro internacional, procure a embaixada ou consulado do país para tirar essa dúvida. Em alguns países, apesar de não exigirem o seguro, o valor dos serviços médicos é tão alto que a contratação do seguro acaba sendo fortemente recomendada. É o caso dos Estados Unidos e da Inglaterra, por exemplo, países com custo de vida bem alto.

Dicas para sua cobertura de viagem internacional

Contrate um seguro viagem com uma cobertura superior, assim você ficará mais tranquilo caso precise utilizar sua proteção em seu passeio.

Verifique se contratou a cobertura de repatriação médica, ela vai te amparar caso precise retornar de forma cuidadosa, exemplo de uma UTI montada dentro de um avião.

Fique atento sobre a cobertura de atraso de voo, ela vai te ajudar com hospedagem e alimentação, caso seu voo atrase por mais de 4hs.

Uma dica bacana é a cobertura de envio de acompanhante, ela funciona caso o segurado se encontre sozinho no destino e necessite de um acompanhante. Esta proteção visa enviar uma pessoa do Brasil, caso o segurado precise ficar internado por um período superior a 7 dias.

Importante saber o roteiro da sua viagem internacional!

Três garotas planejando suas férias sentadas à mesa em torno do mapa escolhendo o destino
Importante saber o roteiro da sua viagem internacional!

Faça o seu roteiro internacional, pesquise os locais e seus respectivos horários de funcionamento, e custos de transportes. 

Também é importante verificar se for realizar alguma prática como esquiar, viajar de carro, passear de barco, fazer um mergulho, visitar vários países numa viagem só, tenha certeza que o seguro viagem internacional contratado cubra essas atividades. Planejar um roteiro tem significados muito diferentes a cada um e, por isso, as atividades realizadas durante o período também acabam sendo bem diferentes. Para garantir que seu seguro internacional vai cobrir qualquer imprevisto ou atividade que você pretende fazer, é extremamente necessário entender seu roteiro de viagem. Por exemplo, imagina se você machuca o braço esquiando e seu plano não cobre acidentes causados por esportes radicais. Por este motivo, na hora de contratar o seguro, faça um planejamento minucioso do que você vai fazer durante o seu roteiro. Funciona muito bem e ajuda a evitar surpresas desagradáveis durante seu passeio.

Importante verificar se o plano contratado já está incluso alguma prática esportiva, isso também vai te ajudar caso não tenha planejado, imagina você em Bariloche querendo esquiar e se lembra de que está sem a proteção, que triste não é mesmo?!

Enquanto você segue planejando a  sua viagem internacional, que tal realizar sua pesquisa em nosso site do vital card?

Related posts

Deixe um Comentário