Dicas de Viagem Seguro Viagem

Seguro viagem carro

Vai viajar de carro? Melhor ler isto daqui sobre o seguro viagem antes!

seguro viagem carro, imagem de um grupo de amigos viajando com o carro deles

É possível contratar o seguro viagem para se proteger em viagens de carro. Ele não protegerá danos causados ao veículo, mas sim os ocupantes segurados.

Veremos, então, neste artigo os benefícios de contratar um seguro viagem de carro. Bem como, diversas dicas de segurança para quando for viajar de carro. Afinal, viajar de carro sempre foi algo muito prazeroso de se fazer. Famílias se juntam e exploram o estado e o país com seus veículos. Às vezes, até mesmo o continente. Inclusive, durante a pandemia a prática se tornou ainda mais comum. Pois muitos daqueles que não conseguem viver sem viajar, optaram então em se proteger da pandemia viajando com seu veículo próprio.

Prática tão boa de se fazer deve ser protegida. E contratar um seguro viagem é uma ótima ideia!

O que o seguro viagem protege?

O seguro viagem procura proteger diversos problemas que possam ocorrer em viagens. O principal desses problemas é relacionado a saúde do viajante. Seja este problema causado por doença, ou acidente. Está é o que chamamos de cobertura básica do seguro viagem. A cobertura básica do de carro, por exemplo, são 3: roubo e furto, colisões, e responsabilidade civil. Bem, a cobertura básica do seguro viagem é chamada de despesas médico-hospitalares e odontológicas. E ela cobrirá os gastos com doenças súbita e agudas ou acidentes que ocorram em viagens. É muito importante salientar que não serão cobertas consultas eletivas, investigativas ou diagnósticas, é somente em caso de urgência ou emergência.

Além da DMH-O (despesas médico-hospitalares e odontológicas), é possível ter:

1.Cobertura de cancelamento de viagem

Essa daqui pode te proteger antes de viajar. Se por motivo de força maior não for possível viajar de carro, serão reembolsadas diversas despesas que possam surgir com o cancelamento. Por exemplo, multas com hotéis e ingressos de atrações. Os motivos cobertos são, por exemplo, morte de familiares próximos (pais, cônjuge, irmãos e filhos).

2.Cobertura para gestantes até a 32ª semana

Imagem de uma gestante deitada com os sapatinhos do bebê em cima da barriga dela

Em viagens de carro grávidas também podem ter promoção. Mas, é bom ficar atento, esta daqui cobre problemas agudos e súbitos com a gravidez. Não há cobertura de, por exemplo, coberturas pré-natal.

3.Cobertura para prática esportiva a lazer

O seguro pode também cobrir a prática de esportes à lazer. Por exemplo, viajando de carro à Bariloche e lá não pode evitar dar aquela esquiadinha? Pode ficar tranquilo que o seguro irá cobrir possíveis acidentes.

4.Despesas farmacêuticas

Aqui é possível reembolsar gastos com medicações decorrentes de consultas médicas cobertas pelo seguro.

5.Prorrogação de estadia

Se por decisão médica não for possível retornar, o seguro irá cobrir os gastos com a prorrogação da estadia.

6.Traslado médico

Precisou de atendimento, mas no local o médico pediu pra ir a outro hospital mais adequado? O seguro irá cobrir o traslado de um ao outro. Um caso típico disso é, por exemplo, o viajante quebrou uma perna e foi atendido em uma clínica. Mas nesta clínica não há máquina de raio-x. O médico atendente, então, pediu a traslado até outro hospital devidamente equipado.

7.Regresso Sanitário

Essa daqui é caso o médico peça pra o viajante voltar para casa. Serão cobertos os gastos com o retorno. Mas, fique atento, se estiver viajando de carro, os custos para retornar o veículo não são cobertos.

8.Indenização por invalidez ou morte acidental em viagem

Estas duas são assuntos bem sensíveis de se tratar. Mas, por isso mesmo, falaremos de forma abertamente. Já imaginou em uma viagem de carro sofrer um severo acidente em uma BR? Dessa forma, caso isto aconteça, o seguro viagem irá pagar uma indenização a você ou a sua família.

9.Traslado de corpo

Se o viajante segurado falecer em uma viagem, será, então, coberto os gastos com o traslado de seu corpo.

10. Proteção de bagagens e voos

Estas coberturas não servem em viagens de carro. Mas o seguro também protege a bagagem, em caso de atraso ou extravio por parte da transportadora. Bem como, gastos com atraso de voo. Por mais que elas não tenham utilidade em uma viagem carro, é bom saber da existência dessas coberturas.

11.Envio de acompanhante

Quase acabando! Se você estiver viajando de carro sozinho e for internado. O seguro viagem irá cobrir os gastos para levar um acompanhante até você.

12.Envio de executivo substituto

Pra quem estiver viajando a negócios, mesmo que com o veículo da empresa, também terá proteção. Se por motivo de acidente ou doença não for possível comparecer naquela reunião de negócios. Serão pagos os custos para enviar outra pessoa até a reunião.

13.Interrupção de viagem e regresso antecipado

E a última delas é se por motivo de força maior for necessário retornar antes do fim programado da viagem. Os motivos são os mesmos da cobertura de cancelamento. Nestes casos serão reembolsados prejuízos, por exemplo, como as noites de hotel não aproveitadas.

Fique atento quanto algumas restrições do seguro ao viajar de carro

A primeira das restrições já foi mencionada. Em caso de acidente não são cobertos danos ao seu carro ou a do terceiro. Bem como os problemas de saúde do terceiro. Além disso outra restrição muito importante é quanto ao âmbito geográfico. O seguro viagem só é válido a partir de 100 quilômetros de distância do município de partida. E isso é válido para qualquer meio de transporte, não somente de carro.

Dicas de segurança ao viajar de carro

Foto de um cão seguro todo tranquilo na janela de um carro aproveitando a sua viagem de carro

Temos um baita artigo sobre o que saber antes de viajar de carro. Você pode lê-lo aqui. Mas, em resumo, as dicas de segurança mais importantes são realizadas antes de viajar.

A primeira é quanto ao seu percurso. Planeje-o muito bem. Veja certinho os pontos de parada, bem como se há postos de gasolina o suficiente no caminho. Felizmente, em viagens de automóvel pelo nosso país isso é raro acontecer. Mas em algumas regiões nas extremidades do país ou em outros pontos da América do Sul a falta de um posto de gasolina pode se tornar um grave problema.

Além da gasolina, antes de viajar realize a revisão completa de seu veículo. E olha, isto não é algo que é bom economizar. Mesmo para quem entende de mecânica, um problema no veículo no meio de uma estrada é um sério problema. E lembrando, o seguro viagem não cobrir este tipo de problema. Portanto, revise bem seu veículo antes de viajar!

Mas agora, falando em seguro, veja com seu corretor de seguros sobre a abrangência da sua proteção veicular. Especialmente quanto a assistência de guincho.

E é claro, contrate o seguro viagem!

Mas como eu contrato o seguro viagem de carro?

Isto varia um pouco de seguro viagem para seguro viagem. Mas vamos explicar aqui o processo de compra do Vital Card. É bem simples e gratuito.

Comece acessando o site. Daí selecione o seu destino, este é separado em 4:

  • Europa

Com exceção de Brasil e EUA, este plano é válido pra tudo que é canto

  • EUA

Válido para o mundo inteiro, exceto Brasil

  • Mundial

Quase o mesmo que a Europa. Mas, a grosso modo, os países do tratado de Schengen o seguro viagem é obrigatório. O plano mundial só é válido para estes países se a cobertura DMH for maior ou igual do que 60 mil dólares.

  • Brasil

Válido em todo o território nacional

  • Receptivo

Este é válido para quem é estrangeiro ou expatriado e está vindo ao Brasil.

Após escolher o seu plano insira a data de ida e de volta da viagem. Por fim, a quantidade e idade dos passageiros. Se eles são maiores ou menores de 65 anos. Na próxima tela, selecione o valor do limite da cobertura de DMH desejado. Uma coisa importante sobre o seguro viagem Vital Card. Todos os planos são completos e possuem as mesmas coberturas, só diferencia este limite da DMH.

Por fim, preencha os dados básicos. No final, você pode contratar o adicional para prática esportiva profissional, bem como inserir um cupom de desconto, caso tenha. Você pode ler mais como contratar clicando aqui.

Sobre viajar de carro nestes destinos

Como mencionado, a cobertura (respeitando as condições gerais do produto), haverá cobertura. Por exemplo, digamos que esteja viajando aos EUA para conhecer alguns destes pontos turísticos e lá você decida alugar um carro. Se acontecer um acidente de carro, o seguro viagem irá cobrir.

Desconto se estiver viajando de carro em grupo ou família

O Vital Card também oferece um desconto para grupos ou famílias. Do 2º ao 6º passageiro é dado automaticamente 20% de desconto. Pagará a tarifa completa o viajante mais velho.

Como acionar o seguro viagem de carro

Foto de uma mulher encostada em seu carro na estrada, com o celular na mão acionando o seguro viagem carro

O pior aconteceu e precisou acionar o seguro durante a viagem de carro? Mas, não se preocupe, é pra isso mesmo que o seguro viagem foi contratado! Hoje em dia, acionar o seguro viagem de carro é moleza. Existem diversos meios para fazê-lo.

  • Ligação
  • WhatsApp
  • E-mail
  • Aplicativo próprio da operadora (Vital Card possui)

A operadora própria do produto terá uma central de atendimentos que te guiará por todo o processo de acordo com a cobertura acionada. Você pode saber como funciona mais o acionamento da DMH neste artigo, bem como as formas de atendimento.

Reembolso

Algumas coberturas do seguro viagem são somente através de reembolso. Mas ainda sim você pode acionar a central de atendimentos para aprender todo o processo. O que é importante saber é quanto o prazo de reembolso por parte da seguradora.

Após receber toda a documentação, eles têm 30 dias para analisar o caso e dar um parecer ao segurado sobre a cobertura.

Alguns destinos para viajar de carro

Nosso papo técnico acabou, mas se ficou alguma dúvida você pode deixar um comentário e logo respondemos! Mas, por hora, separamos aqui alguns destinos para se viajar de carro pelo Brasil.

Ao viajar de carro, às vezes a jornada pode ser tão prazerosa quanto o destino. Portanto, tentamos separar um ponto turístico para cada uma das 5 regiões do Brasil. Sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte. Sendo assim, é possível que tenha um desses pontos turísticos perto o suficiente de sua casa para se viajar de carro.

Sul

Foto do centro da cidade de Morretes no final de tarde. Vista do rio Nhundiaquara e a ponte, com a montanha no fundo

Viajar de carro pelo sul do país é ótimo. Em sua maioria as estradas estão em ótimas condições. Mas, neste artigo, o ponto turístico escolhido foi a histórica serra da graciosa. Ela conecta Curitiba a Morretes e é uma estrada sinuosa e de pedra que desce a serra. Muito cuidado ao dirigir por ela, especialmente em dias úmidos ou de chuva.

Ao chegar em Morretes, não esqueça de tomar um banho no rio Nhundiaquara e comer um típico barreado.

Sudeste

Foto de Paraty no rio de janeiro seguro viagem carro

No sudeste você encontrará uma baita estrada pra se viajar. A Estrada Real, que liga Ouro Preto em Minas Gerais a Paraty no Rio de Janeiro. São ao todo 4 caminhos, o caminho velho com 710 quilômetros. O caminho novo com 515 quilômetros. Caminho dos diamantes, com 395 quilômetros. E o menor deles com 160 quilômetros o caminho do Sabarabuçu.

Em todos os caminhos você verá belas paisagens e muita, mas muita história mesmo do período do Brasil colonial.

Centro-oeste

Foto de uma região pantaneira no centro oeste do brasil

O centro-oeste é um estado repleto de pontos turísticos e é um ótimo lugar pra viajar. Agora um dos destinos pra se aproveitar tanto a vista da estrada quanto o final de jornada, é Caldas Novas. Caldas Novas é uma cidade famosa por suas águas termais e um ótimo local pra se relaxar.

Ao planejar seu percurso você irá se deparar com duas formas. Uma que é indo pelas BR, por ele é possível aproveitar as paisagens típicas do centro-oeste brasileiro. A outra, pra quem gosta de mais aventura é indo pelas cidades pequenas. A maior parte do trajeto é bem sinalizando, entretanto, é necessário mais preparo para não se perder! Portanto, fique bem esperto, até porque o seguro viagem não cobre regaste.

Nordeste

Foto aérea de uma praia paradisíaca em alagoas

Praias paradisíacas e estradas muito boas. Viajar com seu carro pelo incrível nordeste é uma ótima ideia. Se você tiver um veículo 4×4 e gostar de uma aventura, considere as rotas das emoções, que basicamente passar por Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses.

Mas uma estrada mais acessível à todas é a rota ecológica, no Alagoas. Esta rota vai de Barra de Camaragibe até Porto de Pedras. Além de ser uma estrada muito bonita, no percurso você verá uma das praias mais bonitas do caribe brasileiro.

Norte

Foto dos carros do Jalapão 100 limites. Seguro viagem carro

O turismo da região norte do Brasil ainda está em crescimento. Portanto, há muito que se aventurar por lá. Este ponto escolhido não serve pra qualquer um. E, na realidade, é muito melhor você contratar um pacote. Mas, acredite, valerá cada centavo. O destino é o Jalapão.

Só pra chegar no Jalapão é uma aventura. As excursões geralmente saem de Palmas em um carro 4×4 propriamente equipado e, ao entrar no parque é só aventura! Além disso, em um roteiro bem estruturado você pegará muita estrada off road bacana. Veja este da Schultz Operadora.

Finalizando sobre o seguro viagem de carro

Esperamos que as informações deste artigo sobre o seguro viagem carro tenham tirado suas possíveis dúvidas. Bem como ter mostrado a importância do seguro viagem de carro. Se ficou alguma dúvida é só deixar um comentário.

Por fim, quer saber mais sobre a proteção oferecida sobre o seguro viagem? Então leia aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais