Destinos Telemedicina

4 Maneiras de diminuir o estresse no dia a dia

Quer diminuir o estresse e viver uma vida mais tranquila? Confira essas 4 dicas que separamos para começar a aplicar no seu dia a dia.

diminuir o estresse

Você se considera uma pessoa estressada? Saiba que para combater esse problema, o primeiro passo é eliminar as pressões externas para diminuir o estresse.

Não há nada de errado também em buscar apoio, tanto de pessoas próximas quanto de um profissional – nesse caso, estamos falando de psicoterapia.

A ansiedade é um problema de saúde sério que pode levar a problemas ainda mais graves, dando início a uma depressão, por exemplo.

Separamos algumas dicas do que você pode fazer para aliviar essa pressão e viver uma vida menos ansiosa. Confira abaixo!

1- Comece a movimentar mais o seu corpo para diminuir o estresse

https://telemedicina.vitalcard.com.br/

Uma das melhores coisas que você pode fazer para diminuir o estresse é praticar uma atividade física. Meia hora por dia é o suficiente para que você melhore essa condição.

Veja o que a atividade física pode fazer por você nesse sentido:

  • Suas emoções são colocadas em primeiro plano;
  • Você terá mais tempo para pensar nos seus problemas e em como solucioná-los;
  • A quantidade de cortisol diminui (esse é o hormônio responsável pelo estresse);
  • Aumenta a quantidade de endorfina e serotonina, dois hormônios que aumentam a sensação de felicidade e bem-estar;

Aconselhamos você a começar com os exercícios aeróbicos, uma vez que os de competição podem piorar o quadro de ansiedade.

Escolha uma atividade prazerosa para você. Pode ser caminhar na praia, correr no seu bairro ou andar de bicicleta.

O importante é que você escolha uma atividade que o mantenha motivado todos os dias a querer continuar.

2- Coma bem

diminuir o estresse

Comer bem não significa apenas comer alimentos saudáveis, mas saber o que comer para diminuir o estresse.

Alguns alimentos são ideais para esse problema. Amendoim, nozes, castanhas, amêndoas e banana são alguns dos alimentos que devem fazer parte do seu dia a dia.

Sempre que você estiver se sentindo cansado (a) ou estressado (a), uma boa dose desses alimentos pode melhorar os sintomas.

Além disso, não deixe de investir em alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta, atum, chia, sardinha e outros peixes.

Esses alimentos não só melhoram o funcionamento do sistema nervoso, como também diminuem os índices de estresse.

3- Descanse bem

Descansar bem é muito importante para diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

Caso você não saiba, o cansaço físico e mental é um dos principais fatores que desencadeiam o estresse.

Por isso, você deve tomar algumas providências a partir de agora:

  • Durma no mínimo 8 horas por noite, e no máximo 9 horas;
  • Não cuide de assuntos de trabalho aos finais de semana. Eles servem para que você descanse o corpo e a cabeça;
  • A cada dois ou três meses, tente tirar alguns dias de férias, se possível, para relaxar e desestressar. Passar um final de semana em um hotel fazenda, por exemplo, pode ajudar muito no processo;
  • Pague por algumas sessões de massagem, porque elas ajudam a aliviar muito o estresse  físico, que está intimamente ligado ao mental.

4- Comece a  administrar melhor o seu tempo para diminuir o estresse

Outro hábito que você pode começar a desenvolver para diminuir o estresse é o de administrar melhor o seu tempo, e separar um período correto para fazer suas atividades de trabalho, separar objetivos e prioridades.

A partir do momento em que o seu expediente de trabalho terminar, ele deve ficar para trás.

Você não deve levar o trabalho para casa, e nem levar os problemas de casa para o trabalho.

Pode ser uma tarefa bem complicada no início, mas o importante é que você comece a dar pequenos passos todos os dias para conseguir separar as coisas.

Tomar pequenas atitudes é muito mais importante e eficiente do que ficar de braços cruzados esperando que a solução apareça magicamente.

Se você adotar todas as dicas e estratégias que passamos neste artigo, em pouco tempo você sentirá as diferenças. Não podemos dizer em quanto tempo você sentirá as mudanças, porque isso depende de uma série de fatores – especialmente se você vai seguir tudo corretamente.

Entenda que isso não é uma receita de bolo. São hábitos que antes de serem adotados, devem ser compreendidos e absorvidos por você.

Não basta seguir um protocolo. Você deve ter consciência dos motivos pelos quais está fazendo determinada ação. Quando você for capaz de se conscientizar, seu estresse sumirá.

Infelizmente, o estresse e o burnout já são chamados de doenças da década, devido à rotina intensa que as pessoas levam de trabalho. Não permita que isso aconteça com você. Estresse pode parecer algo bobo, mas se não é controlado, pode levar a quadros clínicos graves.

Devido à pandemia, muitas pessoas optam por não ir a um consultório. Mas isso não é mais um problema, graças à telemedicina. Você sabia que é possível se consultar com excelentes profissionais credenciados e habilitados à distância? Inclusive, por causa da pandemia, houve um avanço considerável nas tecnologias da telemedicina.

Acesse este link para entender como ela funciona e como se beneficiar! 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais