Destinos Internacional

7 comidas típicas do Uruguai que você deve experimentar

Você gostaria de conhecer o Uruguai? Então, não pode deixar de fora do seu menu essas 7 comidas típicas do Uruguai. Clique e confira!

comidas típicas do Uruguai

Apesar de sermos vizinhos, será que você conhece as comidas típicas do Uruguai que fizeram a fama na gastronomia do país?

Muitas vezes, a gastronomia uruguaia se confunde com a argentina. Embora, de fato, alguns pratos sejam compartilhados entre si, o Uruguai possui seu próprio toque. Além disso, algumas comidas típicas do Uruguai só são feitas no próprio país.

O Brasil também sofreu forte influência do Uruguai na cozinha, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. Os gaúchos são conhecidos pela maestria em preparar churrasco, mas você sabia que tanto o Uruguai quanto a Argentina foram os responsáveis por levar o churrasco como conhecemos até o sul?

Por isso, preparamos uma lista com as comidas típicas do Uruguai caso você esteja pensando em visitar o país. Afinal, é muito mais legal provar a culinária local, não é?

#1. Chivito, uma das comidas típicas do Uruguai mais comuns

comidas típicas do Uruguai

O chivito é uma das comidas típicas do Uruguai mais apreciadas por lá. O chivito para o uruguaio está como o Xis para os gaúchos. É bem semelhante a um lanche mesmo, e é possível encontrar em qualquer esquina praticamente.

Além disso, os uruguaios colocam tudo o que é possível de ser colocado dentro deles. Os lanches mais tradicionais levam ingredientes como queijo, ovo, presunto, pimentão, azeitona, bacon, alface, tomate e o que mais tiver à disposição.

O chivito pode ser encontrado em qualquer lanchonete em sua versão mais simples, mas também é possível encontrar versões mais, digamos, “gourmetizadas”. Mesmo assim, é tão gostosa quanto as tradicionais!

#2. Parrilla uruguaia

Das comidas típicas do Uruguai, outra que é bem comum é a parrilla uruguaia, o tradicional churrasco do Uruguai que, conforme mencionamos acima, influenciou bastante a forma de fazer churrasco no Rio Grande do Sul (inclusive a tradição de fazer a carne na pedra).

As carnes do Uruguai são sempre de muito boa qualidade, e este assado é feito geralmente em uma grelha levemente inclinada que fica sobre a lenha.

Se você pretende visitar Montevidéu, experimente a parrilla no Mercado Del Puerto, pois é um dos locais mais tradicionais para que você possa experimentar essa delícia. Antes mesmo de chegar ao mercado, já é possível sentir o aroma em algumas ruas próximas a ele.

#3. Comidas típicas do Uruguai: o alfajor

Claro que não poderíamos deixar de fora da nossa lista o alfajor. Mas você provavelmente deve ter pensado que ele era argentino, não é?

Na verdade, as raízes do alfajor são europeias, pois trata-se de uma herança da colonização de alguns países da Europa na América do Sul.

Acontece que foi no Uruguai que as receitas mais tradicionais se desenvolveram. No Uruguai, existem várias marcas e sabores diferentes de alfajor, mas o tradicional é o dulce de leche.

Alguns sequer levam chocolate na cobertura (coco ralado no recheio), mas mesmo assim vale muito a pena provar. São uma delícia!

#4. Milanesa

comidas típicas do Uruguai

O milanesa uruguaio é bem semelhante ao nosso bife à milanesa. 

No Uruguai, eles são muito populares. Aliás, tudo o que é feito à base de carne é extremamente popular no país.

O que diferencia é o tamanho e a maciez. No Uruguai, eles costumam ser um pouco maiores do que os nossos, e os cortes são feitos de tal forma que a carne se desfaz na boca de tão macia.

Eles são quase sempre acompanhados de salada e batata frita. É uma tradição uruguaia!

#5. Comidas típicas do Urugai: conheça o pancho

O pancho é outra comida típica do Uruguai que faz muito sucesso. Ele é bem parecido com o nosso cachorro quente, porém em uma versão um pouco mais simples.

Na verdade, ele é bem parecido com o cachorro quente americano, pois é composto apenas de salsicha, pão e mostarda. A diferença é que nos Estados Unidos ele também leva ketchup.

O cachorro quente como conhecemos foi uma adaptação brasileira ao sanduíche americano, pois lá não é costume colocar outros ingredientes como batata palha, maionese ou purê de batata, como é feito no cachorro quente de São Paulo.

Ele já muda bastante para a receita do Rio Grande do Sul, por exemplo, onde o cachorro quente não leva purê de maionese, mas em compensação, pode ser feito com linguiça ao invés de salsicha, milho, ervilha e até mesmo queijo.

#6. Medialuna uruguaia

Como você já deve ter reparado, os uruguaios têm alguns hábitos bem parecidos com os argentinos. Um deles é a medialuna. O café da manhã no Uruguai não pode começar sem ela, que é um pãozinho parecido com o croissant.

É bem fácil de encontrar a medialuna em praticamente qualquer estabelecimento, pois é uma das comidas típicas do Uruguai mais tradicionais.

A diferença é que a medialuna é um pouquinho mais “murcha” se comparada ao croissant, e também pode vir recheada com presunto e queijo, que é o mais tradicional, embora seja possível encontrar com outros recheios.

#7. Mate uruguaio

comidas típicas do Uruguai

Por fim, vale destacar também o mate uruguaio, uma das bebidas mais típicas do país, que também influenciou os hábitos dos gaúchos!

É difícil passear pelas ruas do Uruguai e não ver pessoas tomando mate em suas cuias. Aliás, é bem comum que os uruguaios andem com suas mateiras de colo, uma bolsa de couro onde levam a cuia, bomba, garrafa térmica e o saquinho de erva mate.

A bebida é um pouco amarga, mas faz muito bem à saúde. E mais do que qualquer coisa, é um símbolo de amizade e companheirismo para os uruguaios, especialmente quando o mate é dividido entre as pessoas em uma roda de amigos.

Gostou de conhecer as comidas típicas do Uruguai? Clique para conhecer os pontos turísticos do Uruguai e aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais