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Cobertura de bagagem do seguro viagem

Cobertura de bagagem do seguro viagem
Cobertura de bagagem do seguro viagem

Possivelmente você já tenha escutado alguém, que durante a viagem teve problemas com a bagagem, seja porque desapareceu ou atrasou. Para não sofrer com isso, você pode contar com a cobertura de extravio permanente e do atraso da bagagem do Vital Card. Quem define se essas coberturas serão oferecidas juntas ou separadas são as seguradoras. Por isso, antes de contratar a sua cobertura de bagagem, analise contra quais riscos você está coberto.

O que se considera uma bagagem? O conjunto de objetos entregues pelo Segurado às empresas aéreas, rodoviárias, ferroviárias ou marítimas, e que estejam sob a responsabilidade das mesmas, mediante comprovante de entrega, tais como malas, caixas e demais volumes fechados. 

A cobertura de bagagem  garante a indenização até o limite do valor contratado em caso de extravio pela companhia aérea, roubo, furto simples ou extravio total. A cobertura é válida a partir do momento em que a bagagem for entregue em responsabilidade da companhia aérea, até a devolução no desembarque. O valor da indenização da cobertura será calculado conforme o peso registrado no momento em que a bagagem foi despachada e seguindo nossa regra de limite e valor por quilo conforme preestabelecido, isto é, não será levado em consideração o seu conteúdo. Por isso é importante levar objetos de valor em mala de mão.


Porque ocorre o extravio das malas?

Extravio de bagagem
Extravio de bagagem

Até os viajantes mais frequentes devem concordar que, aqueles minutos esperando a mala em frente à esteira na dependência do desembarque, são capazes de causar certa tensão e ansiedade. Afinal, foram dias preparando as malas com todo cuidado e, muito provavelmente, nelas estão reunidas algumas de suas melhores roupas e acessórios . E se, por acaso, elas não aparecerem ali no momento esperado, os primeiros dias de sua viagem podem ser prejudicados. Mas fique tranquilo, que a cobertura do Vital Card vai lhe deixar protegido.

Geralmente ocorrem na transferência das bagagens em conexões ou até mesmo na etiquetagem das malas.  Ou seja, quando você desembarca em um aeroporto e embarca em um outro avião rumo ao seu destino final, a chance de perder a sua mala aumenta consideravelmente.

Porém, mesmo que não tenha garantia que a sua mala despachada chegará ao seu destino, você pode contar com a cobertura do Vital Card. Caso ela se perca, é essencial que você siga as instruções:


Não localizei minha bagagem, o que devo fazer?

Perdeu a bagagem, saiba o que fazer?
Perdeu a bagagem, saiba o que fazer?

Em hipótese alguma saia da área do desembarque sem avisar a companhia que  você não localizou sua mala.  Após as buscas serem realizada pelos funcionários  da companhia aérea e, caso confirmem que ela não veio no seu voo, a cia vai lhe dar um formulário para preencher.

Com base nesse formulário ou no seu depoimento, será feito o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) ou PIR (Property Irregularity Report ou, cópia do Comunicado de Extravio de Bagagem ), ainda no aeroporto, e é de extrema importância que você o guarde bem, e se possível até fotografe, porque nele consta o número que você e o Vital Card usarão para acompanhar a busca pela sua mala. 

No aeroporto ou depois que sair dele,  você deve ligar para o Vital Card,  informar o sumiço da sua mala e o número do RIB ou PIR, para que nós possamos a acompanhar junto à cia aérea a sua localização. A partir de agora você começa a contar com a cobertura do seguro viagem.

Caso for encontrada, a companhia aérea entrará em contato e marcará um dia e horário para entregá-la no endereço que você informou ou, então, combinará a retirada no aeroporto, o que for de maior rapidez.

Se a sua mala não for encontrada por um período médio de 30 dias após a viagem, ela está oficialmente extraviada, ou seja, ninguém sabe onde foi parar. É  a partir desse momento que você pode receber junto a cia aérea uma indenização de acordo com o peso da bagagem. Após finalizado os acertos junto a cia aérea, você vai entrar em contato junto ao Vital Card para solicitar sua cobertura de bagagem permanente.


Informação importante sobre a cobertura de bagagem para outros meios de transportes:

Nos casos em que o meio de transporte não seja o aéreo (rodoviário, marítimo, etc..) o procedimento deve ser o mesmo: obter junto à cia. transportadora um documento ou declaração de que a bagagem foi extraviada onde conste a data da ocorrência e o peso da bagagem despachada para fins de cálculo de indenização, se for necessario e comunicar o sinistro à nossa Central 24 horas.


Algumas dicas sobre cobertura de bagagem:

Extraviou a bagagem, siga nossas dicas.
Extraviou a bagagem, siga nossas dicas.

Listamos algumas informações que você pode fazer antes de embarcar, e assim diminuir o risco e ter dor de cabeça com a sua bagagem:

  • Identifique-a, coloque uma etiqueta dentro e fora  da sua mala  com seu nome e informações de contato (telefone ou um e-mail);
  • Cuidado para não despachar seus pertences em cima da hora, ainda mais se estiver em um aeroporto grande, visto que pode não dar tempo de chegar até o avião;
  • Caracterize sua mala, com um laço, fita ou adesivos,  algo que diferencie a sua mala das demais, principalmente se ela for de tons mais escuros como preta, cinza e azul marinho.
  • Fotografar a sua mala por fora e fechada ainda no aeroporto, caso precise provar que ela estava em perfeito estado.

Vale a pena Fotografar o comprovante de despacho, o documento que é entregue junto com a passagem e no qual consta o peso da sua mala. Vale a pena guardá-lo em um lugar seguro,  caso você o perca, a foto pode  lhe ajudar.


Cobertura de atraso de bagagem

A cobertura de atraso de bagagem visa cobrir despesas com a compra de artigos primeira necessidade referentes a vestuário e artigos de higiene pessoal,  caso sua bagagem seja extraviada e não seja localizada no prazo máximo de 6 horas a contar do momento da comunicação do extravio à cia. transportadora. Esta cobertura é válida enquanto durar o extravio e é limitada ao capital segurado, isto significa que você não necessariamente precisa comprar os itens previstos de cobertura no mesmo dia; eles podem ser comprados separadamente de acordo com sua necessidade até que sua bagagem seja entregue ou até atingir o limite de cobertura previsto.

O artigos considerados como de uso pessoal e higiene  e passíveis de reembolso são: roupas para a permanência adequadas ao clima local, como blusa de frio, calça, roupa íntima, desodorante, creme dental, escova de dente; lembrando que estes são apenas alguns exemplos e que todas as solicitações são analisadas pela Seguradora.

Uma dica importante é ficar sempre atento quanto ao valor máximo da sua cobertura.

Ahhh….E não esqueça de guardar todos os comprovantes de gastos, assim como,  preencher o RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), PIR (Property Irregularity Report ) ou documento equivalente antes da sua saída do aeroporto, rodoviária ou porto marítimo.


Fique atento! Nem todos os riscos são cobertos, separamos abaixo as principais exclusões:

  • Não haverá cobertura quando a ocorrência não for notificada à companhia transportadora;
  • Cobertura de danos ou destruição devido confisco de autoridades;
  • Furto simples ou extravio de bagagem quando de responsabilidade do segurado;
  • Não há cobertura para objetos dentro da mala que forem roubados ou danificados;
  • Confisco ou apreensão por parte da Alfândega; 
  • Não há cobertura em situações causadas pelo segurado;
  • O atraso não ocorra no retorno do Segurado ao seu local de origem da viagem.

Como solicitar a indenização:

Cobertura de bagagem, como solicitar a indenização
Cobertura de bagagem, como solicitar a indenização

Para solicitar a indenização nos dois casos de cobertura de bagagem, é preciso seguir alguns passos:

  • Preencher o formulário de aviso de sinistro através do link: reembolso.vitalcard.com.br ,com  os dados bancários de uma conta no Brasil;
  • Cópia dos documentos pessoais do segurado: RG, CPF e comprovante de residência em nome do segurado. (menores de idade, enviar os documentos pessoais do responsável legal + Certidão de nascimento);
  • Cópia dos tickets da bagagem, com o peso registrado;
  • Cópia do bilhete aéreo ou do meio de transporte da viagem segurada;
  • Copia dos comprovantes de gastos com roupas e produtos de higiene pessoal;
  • Cópia do bilhete do seguro viagem;
  • Cópia do P.I.R – Property Irregularity Report ou da declaração de extravio correspondente.

Dicas para evitar problemas na cobertura de bagagem:

Mesmo com o seguro viagem é importante tomar alguns cuidados para evitar dor de cabeça. Veja abaixo algumas dicas para facilitar:

  • Leve os objetos de valor na bagagem de mão;
  • Antes de despachar as malas, coloque um lacre ou cadeado para impedir a abertura;
  • Se possível, proteja as malas com o sistema de embalagens plásticas oferecidas nos aeroportos;
  • Facilite a identificação, coloque etiquetas com nome, endereço e telefone.
  • Uma forma de encontrar a sua mala mais rápido e evitar que seja confundida com outra, personalize a sua mala com fitas de sua preferência.
  • Tire as etiquetas de identificação dos voos anteriores da mala;
  • Guarde os comprovantes de despacho da mala até ter certeza que ela não foi extraviada;
  • Considere que o valor da mala não será considerado no valor de indenização;

Contar com o suporte de uma  empresa para te ajudar a passar por esse momento de estresse é Vital para sua viagem. E para ficar protegido enquanto estiver viajando, faça sua cotação de seguro viagem com o vital card. É simples, rápido e Seguro.

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