Seguro Viagem Vital Card
Home » Blog » Atendimento Médico no Seguro Viagem
Dicas de viagem Tudo Sobre Seguro Viagem

Atendimento Médico no Seguro Viagem

atendimento medico

            Neste rápido artigo explicaremos as formas de atendimento médico no seguro viagem, tanto em planos nacionais quanto internacionais.

            Em resumo, são quatro formas de atendimento médico presentes nos seguros hoje em dia. Sendo elas; via reembolso, visita a clínica/hospital, atendimento em domicílio e a telemedicina (teleconsulta).

ATENDIMENTO MÉDICO VIA REEMBOLSO

            O atendimento médico via reembolso no seguro viagem, funciona igual ao do seguro saúde. Nele, o segurado vai até o hospital de sua preferência e realizada a consulta médica. Ele então guarda todas as documentações referentes ao caso e solicita o reembolso do atendimento médico com a operadora do seguro.

            Os documentos referentes a consulta são; documentos do segurado (RG, CPF, passaporte, esse tipo de coisa), o número do bilhete do seguro viagem, relatórios médicos (não atestado, o relatório!), comprovantes de pagamentos e, caso haja, prescrições farmacêuticas. Bem como, o recibo das medicações.

            Toda a documentação é avaliada e caso tudo esteja de acordo com as condições gerais do seguro viagem contratado, é realizado o reembolso das despesas na conta do segurado. Esse processo geralmente leva 20 dias.

            Porque escolher o reembolso? Em casos de emergência o reembolso é recomendado. Quando há risco de vida ou morte, somente vá ao hospital mais próximo. Todavia, após realizar sua consulta contate o seguro. É possível também que, dependendo do dia e do local, é possível que a seguradora não possua um hospital ou médico disponível próximo para realizar a consulta. Nestes raros casos, a consulta deverá ser realizada via reembolso. E, também, em cruzeiros. Geralmente os médicos de plantão em cruzeiros não trabalham com nenhum seguro viagem.

CLÍNICA OU HOSPITAL

            Para os seguros do ramo, este é o mais comum. Ao acionar a central de atendimentos do seguro contratado, ela organizará um atendimento médico de acordo com a necessidade do segurado.

            A central, então, aciona a rede credenciada, que é constituída de diversos hospitais e clínicas próximos; procurando pela mais adequada para atender o segurado no momento. Eles então enviam uma carta de garantia de pagamento ao local. O segurado chega, realiza o atendimento médico e é isso.

            A princípio nesses casos, não haverá necessidade do segurado pagar pela consulta primária. Se forem necessários outros exames e testes, o hospital entra em contato com a central de atendimentos vendo se é possível. Note que, nos seguros de viagens, exames diagnósticos e exploratórios são clausulas de exclusão. Exames como tais são aceitos somente em casos de risco de vida ao segurado.

            Nesse atendimento médico, caso haja despesas com medicações, o segurado pode também pedir o reembolso das mesmas. Além disso note também que em alguns locais é necessário assinar um ROI (release of information). Um documento que autoriza o hospital a passar as informações médicas exclusivamente da consulta realizada a seguradora. Não se preocupe, em todos os momentos sua privacidade é mantida.

ATENDIMENTO MÉDICO EM DOMICÍLIO

            Esse é uma das formas de atendimento do seguro viagem mais cômodas, mas, em contrapartida, pode ser uma das mais demoradas. Isso se deve a alguns fatores; local do atendimento, demanda do dia e, obviamente, aonde o médico está na hora do pedido. Além disso, é levado em conta até mesmo o hotel em que o segurado se encontra… Alguns hotéis possuem

            Quando é realizado o pedido junto a central de atendimentos. Eles realizam a procura para saber qual forma de consulta mais se enquadra aos sintomas apresentados. Esta forma de consulta é escolhida quando o caso não é grave ou que o hospital ou clínica mais próximo esteja muito distante.

            Aqui também não sai nada do seu bolso e, geralmente, os médicos levam consigo algumas medicações básicas para poder te tratar na hora. Eventualmente se necessário e o caso for mais grave que inicialmente apresentado, junto a central de atendimentos, o médico te encaminhará a um hospital próximo com a infraestrutura necessária.

TELEMEDICINA

imagem de atendimento medico no computador

            Essa forma está se tornando uma campeã mundial. Comodo, prático, rápido e eficaz. Até mesmo no Brasil, pois devido a pandemia a telemedicina está liberada.

            Ao apresentar sintomas que a principio sejam básicos, a central de atendimento organizará uma consulta via telemedicina. Primeiramente o segurado deverá baixar um aplicativo próprio da rede credenciada para realizar a consulta. Após a consulta é enviado o receituário via e-mail. É isso, sem segredos.

            Como a consulta em domicílio, se necessário, o médico junto a central de atendimentos indicará um hospital próximo.

FINALIZANDO…

            Primeiramente em alguns raros casos, é possível que na hora de uma consulta no hospital próximo o segurado saia e semanas (ou até mesmo meses depois) receba uma cartinha de cobrança. Isso, infelizmente, acontece em países como EUA, Israel e França, nos quais as especialidades são dividas por setores. E cada um desses setores apresenta uma forma de cobrança única. Pode ser que nesse troca-troca o hospital não viu que o paciente possuía um seguro viagem, então ele envia a carta de cobrança. Nesses casos envie um e-mail para a operadora de seu seguro com o número do voucher e a carta de cobrança. No caso do Vital Card o e-mail é cobranças@vitalcard.com.br. Para mais informações visite nosso site.

Que tal ler outro de nossos conteúdos? Saiba tudo o Seguro Viagem Internacional clicando aqui.

            Trabalhamos juntos a nossa central de atendimentos a ao hospital para averiguar o que e porque isso aconteceu. O processo, infelizmente, pode ser um pouco demorado devido a burocracia. Mas, não se preocupe, isso é raro para qualquer um dos seguros no mercado. Basta seguir todas as instruções da central de atendimentos.

Related posts

Deixe um Comentário