Dicas de Viagem

Roteiro de viagem: comprar ou criar?

Qual o melhor, comprar ou criar um roteiro de viagem? Veja nesse artigo todas as dicas na hora de escolher o roteiro de sua viagem!

foto de uma palmeira no canto esquerdo com uma placa apontando para diversos excelentes destinos de viagem roteiro de viagem

Preparando ou procurando aquele roteiro de viagem dos seus sonhos? Sua procura acabou! Bem, quase… Neste artigo falaremos sobre roteiro de viagem. Compararemos aqueles que você pode comprar na agência de viagens mais próxima de sua casa, com aquele que você mesmo pode criar. Na sequência, daremos dicas valiosas na hora de criar seu roteiro de viagem. Bem como na hora de comprar!

Então, abram os mapas, peguem uma caneta que chegou a hora de planejar a viagens dos seus sonhos.

O que é melhor, comprar ou criar um roteiro de viagem?

Logo de cara devemos dizer que não existe resposta certa entre comprar ou criar um roteiro de viagem. Isso vai de perfil pra perfil. Entretanto, devemos desmitificar algumas concepções que diversas pessoas possam ter sobre comprar um roteiro de viagem em uma agência.

A primeira

A primeira, e mais comum de todas: “é caro comprar em agência de viagens”. Assim como existem inúmeros perfis de viajantes, existem inúmeros perfis de agências… Das que vendem roteiros que são praticamente um mochilão, até as que vendem roteiros exclusivamente luxuosos. Advinha qual dessas duas será caro. Além disso, volte e meia, as operadoras de turismo, seguros, hotéis e companhias aéreas, oferecem descontos exclusivos para agentes de viagens venderem os produtos.

A segunda

                A segunda é sobre o turismo de massa. Algumas pessoas se arrependem de comprar aquele roteiro de viagem com uma agência para, por exemplo, Roma. Chega lá para pegar ônibus cheio de gente, vai para um ponto turístico com mais gente ainda, o que faz uma situação que deveria ser ótima em péssima. Bem como em relação ao preço desses roteiros comprados em agências, existem também os tipos de roteiros. Alguns são de turismo de massa. Estes, geralmente, não têm muita forma de escapar quando é um ponto turístico muito badalado. Por exemplo, se você vai à Paris visitar a Torre Eiffel ou o Louvre, você enfrentará filas e multidões, independentemente do seu roteiro de viagem.

A terceira e última:

                “É tudo roteiro fechado, não tem liberdade, tudo no horário preestabelecido etc”. Novamente, não é por aí… Sim, de fato existem estes tipos de roteiro. Mas eles são ruins? Não, de forma alguma. Roteiros de viagens com horários regulados são para que o turista possa ver os diversos pontos turísticos que a cidade possa apresentar no curto período de tempo. Este tipo de produto é mais comum em cidades com forte turismo, novamente, por exemplo, Paris ou Roma. Obviamente, é possível sim que alguns desses roteiros a operadora tenha exagerado nos horários. Mas quanto a isso o agente de viagens te avisará.

Em suma…

                Há perfis de viajantes e perfis de agências. O roteiro de viagem certo depende desses fatores, bem como, até mesmo do momento! Às vezes a vida está tão corrida que você não tem tempo para planejar cada minuto de seu roteiro de viagem. Às vezes as opções são tantas que você não sabe exatamente qual hotel escolher etc. Para isso, um bom agente de viagens te apresentará as opções e fará praticamente tudo, deixando você livre para fazer o que importa… Viajar e aproveitar.

Dicas para criar um roteiro de viagem

Uma mão segurando um papel e caneta, encontra outra aponta para um mapa. Em cima do mapa há um avião de miniatura, uma bussola, chapéu e câmera. Os donos dos pertences estão planejando um roteiro de viagem

                Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa.

                Ao planejar o roteiro de viagem de seus sonhos, a internet será sua melhor amiga. O que não faltam são excelentes ferramentas que te ajudarão a realizar seu roteiro. Uma das minhas preferidas, por exemplo, é o quanto custa viajar, que indica o valor diário de estadia em diversas cidades do mundo inteiro. Trip Advisor também fornece diversas opções de pontos turísticos e restaurantes que você pode visitar. E se quer promoções, sempre bom ficar de olho em sites como melhores destinos.

                Se estiver planejando viajar para o exterior e souber a língua local (ou somente inglês), as possibilidades se abrirão, e muito. A primeira, é o bom e velho boca a boca. Não será difícil encontrar comunidades online com dicas de viagens no país que pretende visitar. Bem como, diversas dicas de segurança. Nestes casos, as redes sociais serão suas melhores amigas, Facebook, Reddit, etc.

                E um dos melhores pontos de partida, são os sites de turismo dos países. Muitos deles, principalmente os que recebem muitos turistas, possuem um baita site sobre as atrações do país. Veja, por exemplo, este daqui de New York.

Dicas para comprar um roteiro de viagem em uma agência

Foto de uma canoa sob um rio paradiasico, verde turquesa, um baita céu azul. Roteiro de viagem

                Um pouco de pesquisa!

Seja qual for a cidade que você mora, haverá algumas agências de viagens nela. Bata em algumas portas, converse com os agentes. Logo você acha um que você gostou e te ofereceu algumas possibilidades interessantes. Esses roteiros são oferecidos pelas operadoras de turismo, os agentes os revendem (alguns também vendem os próprios roteiros).

                Ao escolher o agente fará todo o resto. É isso. Não tem mais segredo. E de bônus, com um pouquinho de sorte você encontra com um daqueles descontos!

            Ao conversar com o agente de viagens…

                A melhor dica que podemos te dar é deixar claro o que você quer na viagem. Quanto mais informações seu agente tiver, melhor o roteiro de viagem que ele poderá te recomendar. Além disso, o agente provavelmente terá um destino que ele mesmo conheça bem e te indique ele. Mantenha a mente aberta, e é capaz que uma apareça a oportunidade de uma das melhores viagens de sua vida!

            E não se esqueça do seguro viagem

                Não deixe a viagem de seus sonhos, tenha você criado ou comprado o roteiro, ir por água abaixo devido a um problema de saúde, acidente, ou algum problema em casa. O seguro irá te proteger em diversas dessas situações. Você pode ler um pouco mais sobre ele aqui.

                E a nossa leitura acabou, mas, se quiser ler um pouco mais sobre como planejar uma viagem, leia este nosso artigo aqui.

           

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais