Dicas de Viagem Seguro Viagem Europa

As 7 maravilhas de Portugal

Foto do castelo de guimaraes, votado uma das maravilhas de Portugal

Portugal é um local repleto de maravilhas, mas em 2006 aconteceu uma votação para definir as 7 maravilhas de Portugal. Essa votação envolveu mais de 350 mil portugueses. Que votaram entre 21 monumentos finalistas (dentre mais de 700) para saber as 7 maravilhas mais maravilhosas!

Neste artigo, então, iremos falar um pouco sobre essas 7 maravilhas e porque você deve visita-las em sua viagem para Portugal.

7ª das maravilhas de Portugal – Torre de Belém

foto da iconica torre de belém, uma das maravilhas de portugal

Quem já foi a Lisboa, sem dúvida, já visitou a Torre de Belém. A Torre de Belém é uma fortificação que foi construída em 1520. E, além de ser uma das maravilhas de Portugal, é também Patrimônio Mundial da UNESCO.

A arquitetura da torre é um estilo tipicamente manuelino. Estilo a qual reflete algumas influências islâmicas e orientais. 

O local esbanja história. E é extremamente belo, não somente seu exterior, mas também seu interior. Possivelmente, é um dos locais mais fotogênicos de todo Portugal. A paisagem por fora, toda a simetria da construção, a decoração. E de noite a própria iluminação!

A Torre de Belém está localizada na Av. Brasília, 1400-038, Lisboa. O horário de visita é das 10 às 17h30, com ingressos de 6 euros (adulto).

6ª das maravilhas de Portugal – Palácio Nacional da Pena

Foto do Palácio nacional da Pena, uma das maravilhas de Portugal

Mais um Patrimônio Mundial pela UNESCO – coisa que não faltará nesta lista. O Palácio Nacional da Pena, também é conhecido como Convento de São Jerônimo. Como todas essas maravilhas portuguesas, este monumento é repleto de história. E sua história começa com a construção de uma capela de Nossa Senhora da Penha, no século XV.

Dois séculos depois, em cumprimento de uma promessa, o Rei Manuel I ordenou uma reconstrução do local para cumprir uma promessa. Ele então doou o local à Ordem de São Jerônimo. Foi mais um século depois, que o local passou por uma sequência de tragédias. Um raio destruiu uma das torres e, na sequência, o terremoto de 1755 (que praticamente destruiu Lisboa) agravou os danos. Foi daí no século XIX, que Fernando II adquiriu novamente o local e começou uma extensa reforma. Tornado este belíssimo palácio no que é hoje.

O Palácio Nacional da Pena está assentado em enormes rochedos. Seu estilo é influenciado por diversas culturas do mundo. Esta maravilha é absurdamente linda.

O Palácio está localizado na Estrada da Pena, em Sintra. O horário de visita é das 9h30 às 18h30, com ingressos custando 14 euros (adulto).

5ª das maravilhas de Portugal – Mosteiro dos Jerónimos

Foto do mosteiro dos jeronimos, em Portugal

O Mosteiro dos Jerónimos é uma praticamente o epitomo do estilo manuelino. Sua construção teve início em 1502. E durante muitos anos passou por diversas reformas e outras alas do Mosteiro foram construídas.

Uma curiosidade bacana sobre o Mosteiro; antes mesmo dele ser construído, navegadores como Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama (já ouviu falar deles?), faziam vigílias na pequena igreja antes de suas navegações.

Por fim, no local, também estão os túmulos de algumas ilustres figuras históricas. Por exemplo, o próprio Vasco da Gama e o escritor Luís de Camões.

O Mosteiro de Jerónimos está localizado na Praça do Império, 1400-206, em Lisboa. Aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Para entrar na Igreja é gratuito. Mas é possível comprar um ingresso combo, com direito de visita ao Mosteiro, a Torre de Belém e o Museu Arqueológico por 16 euros.

4ª das maravilhas de Portugal – Mosteiro de Alcobaça

Foto do mosteiro da alcobaça em Portugal

Mais um mosteiro maravilha! E pequeno spoiler, vai ter mais um! O Mosteiro de Alcobaça é o mais idoso da lista, com sua construção tendo sido iniciada em 1153, ou 1178 – depende pra quem você pergunta. Entretanto, sua verdadeira inauguração ocorreu em 1252. Além de sua idade, o Mosteiro de Alcobaça foi a primeira obra plenamente gótica em Portugal.

O local também é gigante. E é praticamente um sonho para os fãs de arquitetura ou história (pontos extras para quem for fã dos dois!). Não somente isso, mas também o local é muito frequentado por casais, devido a história de D. Pedro I (de Portugal, não confundir com o nosso D. Pedro I) e D. Inês…

A história de D. Pedro I e D. Inês

D. Pedro I era casado com D. Constança Manuel, entretanto, ele apaixonou-se por sua camareira D. Inês (que era de uma antiga família nobre portuguesa). Bem, o pai de D. Pedro I não aprovava a relação. Mas, como o ano era 1355, o rei fez um pouco mais do que ignorar o casal no almoço de família… Ordenou a morte de D. Inês por alta traição.

D. Pedro I, vingou sua morte, quando subiu ao trono dois anos depois, falou que havia se casado em segredo com D. Inês em 1354. E assim, honrou sua amada como rainha de Portugal. Além disso, mandou construir um sarcófago para ela no Mosteiro de Alcobaça. E, na frente do sarcófago dela, outro para si mesmo. Pois quando ele morresse não somente estaria próximo a sua amada. Mas, também, no dia do juízo final, quando levantassem a primeira coisa que viriam seria um ao outro. 

Localização e preço desta maravilha de Portugal

Localizado em 2460-018, Alcobaça. Ele está aberto para visitas de terça a domingos, das 9h às 19h. O preço do ingresso geral é de 6 euros. Entretanto, os túmulos estão em espaço aberto e não é necessário ingresso para visita-los.

3ª das maravilhas de Portugal – Mosteiro da Batalha

Foto do mosteiro da batalha

O último dos mosteiros entre as maravilhas de Portugal. Este local também é conhecido como “Templo da Pátria”. 

Sua construção foi iniciada em 1387, mas terminou somente uns bons 200 anos depois. Após passar por diversas reformas e alterações. De qualquer forma, sua construção foi encomendada por D. João I, após a vitória na batalha de Aljubarrota, em agradecimento à Virgem Maria.

Possivelmente, os fãs de arquitetura terão uma baita lição neste local. Devido a construção ter sido realizada no período de dois séculos, diversos arquitetos deixaram suas características nesta maravilha. Em diversas áreas do local, você poderá ver as semelhanças e diferenças de cada um dos arquitetos que trabalharam durante os séculos no mosteiro. 

O Mosteiro da Batalha está localizado no Largo Infante Dom Henrique, 2440-109 em Batalha. Aberto todos os dias das 9h às 17h30. Os ingressos custam a partir de 6 euros. É possível comprar um ingresso de 15 euros que é válido por sete dias e dá acesso a outros pontos turísticos em Batalha.

2ª das maravilhas de Portugal – Castelo de Óbidos

Foto do castelo de obidos, uma das maravilhas portuguesas

A lista das maravilhas portuguesas começa a chegar ao fim. Entretanto, as maravilhas se tornam ainda maiores!

O local em que o castelo foi construído já era povoado havia muito tempo. Na realidade, desde a pré-história! Mas, foi somente com os mulçumanos em meados do século VIII que foram construídas as primeiras fortificações no local. Foi então durante a chamada Reconquista Cristã, que as construções de fato começaram, em meados do século XII. Construções que foram até o século XIV. Neste século, foi realizada a ampliação do castelo. Bem como a construção da Torre de Mensagem.

Uma visita a esta maravilha é uma experiência incrível. Todo o local a sua volta é muito charmoso e emana história. Ande por toda sua simpática vila e aproveite a bela visão e conheça um pouco do muito que este maravilhoso país tem a oferecer.

Ele está localizado na Rua Josefa de Óbidos, 2510-001 em Óbidos. E, como há uma vila não há paga entrada e não há horário de funcionamento. Entretanto, se houver algum evento no dia, pode haver ingressos.

1ª das maravilhas de Portugal – Castelo de Guimarães

Foto do castelo de guimaraes.

Finalizando esta lista de maravilhas de Portugal com o Castelo de Guimarães. Em Portugal, o Castelo de Guimarães é considerado como o berço da nacionalidade. Foi na região que ocorreram as lutas da Independência de Portugal, em meados do século XII.

No local, também se acredita que nasceu o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henrique (1112 a 1185).

Além da importância histórica, o Castelo de Guimarães é um dos mais antigos e mais bem preservados de Portugal, possivelmente, de toda Europa. Sua construção foi iniciada em meados do século X. 

O local é muito belo. E se destaca entre todos os pontos turísticos de Portugal. Sem dúvida, é uma verdadeira maravilha. 

Ele está localizado na R. Conde Dom Henrique, 4800-412 em Guimarães. Ele está aberto diariamente das 10h às 18h. O ingresso completo custa 6 euros, que inclui visita ao Castelo e ao Paço dos Duques. Se quiser, por 8 euros ainda é possível comprar o ingresso com acesso ao Museu Alberto Sampaio.

É isso aí…

Esperamos que tenham gostado da leitura sobre esse esboço sobre as maravilhas de Portugal. Em resumo, são lugares antigos e repletos de história. Todos eles, sem exceção, explicam um tanto do orgulho que os portugueses tem em seu país. E qualquer um deles que você desejar visitar em sua viagem ao país, pode ficar tranquilo que será uma boa escolha.

Ah, e sempre é importante lembrar: Portugal faz parte do Tratado de Schengen. Isso quer dizer que o seguro viagem é obrigatório! Leia mais neste nosso artigo aqui.  

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais