Dicas de Viagem

Pontos Turísticos de Alagoas, belezas intensas

Os pontos turísticos de Alagoas são uma síntese das intensas belezas do nordeste e de todo nosso vasto Brasil. Mas eles vão além de praias!

Imagem aérea de uma das praias de Maceió, capital de Alagoas

Os pontos turísticos de Alagoas são uma síntese das intensas belezas do nordeste e de todo nosso vasto Brasil. Neste maravilhoso estado você encontrará praias que estão dentre as mais bonitas de nosso país e do mundo. Sem qualquer dificuldade, é possível encontrar belíssimos destinos de ecoturismo. Bem como, nos pontos turísticos de Alagoas, o turista também encontrará muita história e cultura. Por fim, como se não fosse o suficiente, este abençoado estado possui uma gastronomia deliciosa, com pratos que gritam “BRASIL”. E o seu povo carismático enriquece a experiência de todos os turistas que visitam a região.

Neste artigo, então, viajaremos juntos por poucos dos muitos e belos pontos turísticos de Alagoas. Tais destinos que você não pode deixar de visitar se quiser conhecer a fundo esse pedaço do nordeste brasileiro.

Pontos turísticos de Alagoas: Maceió

pontos turísticos de alagoas, vista aérea das piscinas naturais nas praias de Maceió

Conhecida como “paraíso das águas”, a capital alagoense é o portão de entrada neste maravilhoso estado. Ainda mais com as reformas em seu aeroporto, que agora recebe turistas do brasil e do mundo inteiro. 

Em Maceió você encontrará diversas praias excelentes para banho, uma incrível rede hoteleira, gastronomia sem igual. Bem como, diversos atrativos culturais em toda a cidade. 

Pajuçara

A principal é a praia de Pajuçara, ali você encontrará boa parte dos hotéis da cidade. A praia está cheia de piscinas naturais, excelente se você estiver viajando com a família. Na maré baixa, as crianças podem se divertir sem preocupações. 

Além disso, é possível realizar um passeio de jangada. Este passeio dura cerca de 20 minutos, e te leva até alguns bancos de areia no mar. 

Por fim, em Pajuçara também é possível realizar snorkel. 

Além de aproveitar a praia e suas piscinas naturais, ali perto está localizada a Feirinha de Artesanato da Pajuçara. Ali você poderá encontra diversas coisas, especialmente o delicado artesanato de renda. Característico de todo o estado.

O local está sempre muito bem movimentado e é seguro. Excelente para passeio na orla. Especialmente a noite, quando a cidade recebe um novo ar e a diversão começa. Pare em uma das tapioqueiras, escute um forró na rua. Enfim, o que fazer, tanto de dia quanto a noite, não faltará em Pajuçara.

Bairro de Jaraguá

Este é o bairro histórico de Maceió. Nele você encontrará diversos museus e bares enquanto caminha pelas ruas históricas cercadas por construções do final do século XIX. Um dos melhores pontos turísticos para se aprender sobre a história de Maceió e de Alagoas é no Museu de Imagem e do Som de Alagoas (MISA).

Pontos turísticos de Alagoas: O litoral norte

Foto de Maragogi, palmeiras e areia branca, mar e céu azuis e diversos barcos brancos na distância

Não se engane, as praias de Maceió são uma mera introdução às belezas de Alagoas. Os pontos turísticos deste estado se destacam ainda mais quando se viaja pouco além da capital. Ao norte de Maceió, cerca de 97 quilômetros, você encontrará São Miguel dos Milagres.

Este município é ideal para quem procura paz. Areais branquinhas, coqueiros, um lindo mar azul e muitas piscinas naturais. O principal roteiro lá é se banhar no calmo mar ou sentar numa cadeira na areia deixando o dia lentamente passar rodeado por toda a beleza natural. 

Se quiser um pouco mais de atividade nas praias de São Miguel dos Milagres, sugerimos um passeio de buggy ou um passeio até o Farol e Mirante de Porto de Pedras. No mirante você terá uma visão privilegiada do litoral desta cidade.

Uma dica caso queira evitar muvuca. São Miguel dos Milagres costuma encher, especialmente nos domingos. Para evitar isso, procure visitar a cidade durante a semana. É possível comprar passeios receptivos todos os dias saindo de Maceió. 

O caribe brasileiro

Um dos pontos turísticos mais belos do estado é Maragogi, também conhecida como “caribe brasileiro”. Mas porque tal nome?

Uma extensão de milhares de coqueirais cobre a orla da praia de areia branquinha e fina. Seu calmo mar azul turquesa, com bancos de areia oceano adentro e outras piscinas naturais. As pequenas e rústicas jangadas paradas no mar. Por fim, os risos e sorrisos de todos afortunados turistas nesta incrível praia.

Mergulhos, passeios de barco, e bike aquática, trilhas e passeios de buggy. Pode ter certeza que seu tempo em Maragogi será muito bem aproveitado. Este simpático município encantará seu coração.

Ah, uma curiosidade sobre Maragogi; em 1501 foi aonde os europeus primeiro puseram o pé em Alagoas.

Pontos turísticos de Alagoas: Ao sul da capital

Foto de alguns dos paredões do Cânion do Xingó, um dos pontos turísticos mais famosos de Alagoas.

Ao sul da capital você encontrará mais praias. Cidades como Marechal Deodoro (local de nascimento de Marechal Deodoro). A praia do Francês (considerada uma das mais bonitas do Brasil), Barra de São Miguel e Dunas de Marapé.

Entretanto, para quebrar um pouco esse ritmo recomendaremos outras três cidades; Piaçabuçu, Penedo e Piranhas.

Piaçabuçu

Ok, na realidade este daqui também é uma praia. A diferença é que a foz do Rio São Francisco está nessa cidade. Ali você poderá ver o encontro de um dos maiores rios do mundo com o oceano atlântico e realizar um passeio pelas dunas de areia. 

Inclusive, essas dunas de areias são um dos pontos turísticos que mais se destacam em Alagoas. O local é incrivelmente cinematográfico, especialmente se tiver a oportunidade de passar por lá no pôr-do-sol.

Realize um passeio de buggy pelas dunas até a praia do Pontal do Peba. Um local de proteção ambiental de beleza singela, como são muitas das praias de Alagoas.

Penedo

Penedo e seus pontos turísticos proporcionam muita história. O centro da cidade é praticamente um museu a céu aberto. 

Visite as diversas construções históricas da cidade, em especial as Igrejas de Nossa Senhora dos Anjos e Nossa Senhora das Correntes. A segunda é ponto turístico incrível que deslumbra os turistas que visitam essa pequena igreja.

Caminhe a aproveite as calmas ruas dessa belíssima cidade, localizada nas margens do Rio São Francisco. 

Piranhas

Por fim, Piranhas! Outra cidade histórica às margens do Velho Chico. Os pontos turísticos nesta cidade, bem como Penedo, possuem muita história. Por exemplo, a igreja Nosso Senhor do Bonfim, que fica no topo de uma colina. Recomendamos muito encarar as escadas para ter uma visão deslumbrante da cidade. 

Mas, uma das melhores coisas que se pode fazer na região é o passeio de Catamarã pelo rio até os Cânions do Xingó. Se deslumbre com a água esverdeada do rio, os gigantescos paredões e, se quiser, dê um mergulho na gelada água. Para este segundo, existem zonas determinadas em que você pode se banhar. 

Uma curiosidade sobre o Rio São Francisco, não fosse por ele, toda a região seria um deserto!

Pontos turísticos de Alagoas, um estado que merece muita atenção

Foto de um mirante da cidade de Piranhas - Alagoas. A cidade piranhas e seu centro histórico nas margens do Rio São Francisco.

Viajar para Alagoas e conhecer seus inúmeros pontos turísticos é uma experiência incrível. Este pequeno estado tem muito a oferecer. Desde sua história, sua cultura, sua gastronomia, suas incríveis praias e mais.

E recentemente, a Schultz Operadora lançou um novo roteiro rodoviário que passa pela região, “Alagoas Imperdível“! Diversos dos pontos turísticos de Alagoas deste artigo fazem parte neste roteiro de 6 dias. Ele já está a venda nas melhores agências de viagens de todo Brasil. Ah, e aproveite a promoção de lançamento. O roteiro está com R$1000 de desconto! Saindo por a partir de R$1799. 

Por fim, mesmo em viagens curtas e nacionais, o seguro viagem deve estar sempre em sua bagagem! Pode ser que seu plano de saúde não tenha cobertura em outro estado, ou que tenha coparticipação. Além disso, o seguro viagem irá te proteger de diversas outras formas. Se quiser saber mais sobre porque contratar um seguro viagem nacional leia este nosso artigo. 

Até a próxima e aproveite bem os pontos turísticos de Alagoas! 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais