Internacional

Planejamento de Viagem Internacional: 7 Coisas Que Você Precisa Fazer

Para não errar! Confira neste artigo sete coisas que você precisa fazer em seu planejamento de viagem internacional!

Fazer um bom planejamento de viagem é um aspecto fundamental, ainda mais se tratando de um passeio (ou uma aventura) no exterior.

Isso porque, uma viagem para outro país não é algo simples, barato e que pode ser feito a qualquer momento e a qualquer hora.

Tem reservas para fazer, documentos para emitir e mais uma série de coisas para resolver.

Por isso, no artigo de hoje, nós separamos para você as 7 coisas que você precisa fazer durante o seu planejamento de viagem internacional!

Desse modo, você poderá conferi-las e utilizá-las para não errar ao planejar a sua viagem. Veja!

7 coisas que você precisa fazer em um planejamento de viagem internacional

1. Emitir a documentação necessária

Planejamento de viagem internacional: Pessoa colocando passaporte na mala

Uma viagem internacional requer alguns documentos, sendo o principal o passaporte. 

Porém, dependendo do destino e do que você pretende fazer nele, pode ser necessário outros documentos para você poder viajar.

Por exemplo, destinos como o Canadá e os Estados Unidos, além do passaporte, exigem um visto válido dos viajantes.

Além disso, há outros que solicitam o CIVP – Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, comprovando que você tomou todas as vacinas necessárias.

E mais, se você pretende dirigir no destino, talvez precise emitir a PID – Permissão Internacional para Dirigir.

Então, uma das primeiras coisas que você precisa fazer em seu planejamento de viagem internacional, é se informar a respeito da documentação necessária e emiti-la o quanto antes.

Deixar para resolver essa questão de última hora, definitivamente não é uma boa escolha.

2. Pesquisas

Fazer uma viagem para o exterior significa ir a um país diferente, que fala um outro idioma e que tem hábitos, leis, costumes, entre outros aspectos distintos dos nossos.

Por isso, outra coisa de suma importância que você precisa fazer em seu planejamento de viagem é pesquisar ao máximo sobre o destino. 

Então, enquanto a sua viagem não chega, aproveite para fazer pesquisas na internet, ler artigos em blogs e assistir vídeos no YouTube. 

Há muitas informações úteis e de qualidade para você consumir e, com certeza, elas tornarão a sua experiência no exterior mais divertida, agradável e prazerosa.

3. Contratar um seguro viagem

Ninguém quer passar por situações problemáticas no exterior, porém, imprevistos podem acontecer.

Sendo assim, para evitar prejuízos e dores de cabeça, é de suma importância que você, antes de sair do país, contrate um bom seguro viagem.

Dessa forma, em caso de um contratempo, você terá a cobertura oferecida pelo seguro e a sua viagem não será prejudicada.

E só para você entender como o seguro é importante, pesquise depois na internet quais são, em média, os custos com atendimento médico em países da Europa e nos EUA.

Você verá que eles são bem altos. Agora, e se você ou quem estiver com você na viagem precisar desse tipo de atendimento? 

Se você não tiver um seguro, os custos sairão do seu próprio bolso e isso pode afetar ou até mesmo acabar com sua viagem.

Portanto, não negligencie o seguro viagem, ok?

4. Comprar as passagens

bilhetes de passagens aéreas

Outra coisa que você precisa fazer em seu planejamento de viagem internacional é comprar as passagens.

Aqui, a antecedência é um fator-chave, isso porque, com o tempo a seu favor, você poderá ir acompanhando os preços das passagens e, quem sabe, conseguir uma boa oferta ou promoção por elas.

Sites como Kayak, Decolar, Skyscanner e 123milhas são ótimos para fazer esse acompanhamento e ajudar você a conseguir um preço mais atrativo pelas passagens.

Portanto, não deixe de utilizá-los durante o seu planejamento.

5. Fazer reservas

Além de comprar as passagens, é de suma importância que você faça algumas reservas durante o seu planejamento, principalmente no que se refere a hospedagem e ingressos.

Isso porque, ao fazer isso, você gera mais tranquilidade, segurança e garantias para a sua viagem internacional.

Dependendo do destino que você for, pode haver uma grande concorrência e já pensou se você não consegue visitar uma atração ou ir a um show porque os ingressos estão esgotados? Seria decepcionante, não é mesmo?

Portanto, o que for possível reservar antes, reserve.

Inclusive, isso vale também para caso você vá com seu veículo até o aeroporto no dia da viagem, afinal, você precisa reservar uma vaga em um estacionamento para deixá-lo.

Então, por exemplo, se você vai embarcar em São Paulo, não deixe de procurar por um estacionamento aeroporto de Guarulhos para deixar o seu carro em segurança.

6. Obter a moeda estrangeira

Pessoa contando dinheiro (dólar)

Qual moeda é utilizada no país que você vai viajar? Dólar? Euro? Peso? Libra? Ou outra?

Seja qual for, em seu planejamento, você terá que obter uma certa quantia de moeda estrangeira para poder levar em sua viagem.

Então, com antecedência, acompanhe o câmbio e veja as cotações em diferentes casas de câmbio e/ou no seu banco.

Avalie os preços ofertados, as taxas e vá comprando a moeda estrangeira gradualmente, de maneira fracionada.

Assim, você terá mais chances de conseguir um bom preço médio pela moeda, afinal, o câmbio varia constantemente. Em um dia está mais atrativo e em outro não. Portanto, saiba aproveitar isso a seu favor.

Além disso, não leve somente dinheiro em espécie. Procure levar também pelo menos um cartão.

7. Arrumar as malas

Chegando mais próximo do dia da sua viagem, você precisará arrumar as malas, certo? E para não errar neste aspecto, confira na internet como estará o clima no destino durante o período que você estiver lá.

Dessa forma, você poderá escolher roupas e acessórios mais adequados, de modo a não exagerar ou errar na hora de fazer as malas.

Além disso, não esqueça de colocar na bagagem produtos como: desodorante, escova de dentes, creme dental, etc., carregadores, adaptadores de tomada e remédios básicos como analgésicos, anti-inflamatórios, entre outros.

O mais indicado é verificar depois na internet um checklist para a mala de viagem. Assim, você não corre o risco de esquecer algo importante.

E então, pronto para fazer o seu planejamento de viagem internacional agora? Esperamos que sim! E o mais importante de tudo: aproveite a sua viagem ao máximo, pode ter certeza que será uma grande experiência para você.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais