Seguro Viagem

Seguro Bagagem, o que é?

mala de viagem no aeroporto com etiqueta do seguro bagagem viagem
mala de viagem no aeroporto com etiqueta do seguro bagagem viagem

            O seguro bagagem é uma cobertura do seguro viagem, que visa proteger o segurado com problemas relacionados a sua bagagem.

            Nesse artigo explicaremos certinho o que essa cobertura abrange e de que forma.

ATRASO DE BAGAGEM

            Essa é uma das coberturas mais básicas do seguro viagem. Quando uma mala atrasa por mais de 6 horas, o segurado tem o direito de acionar essa cobertura. E o que ela faz?

            Com a cobertura de atraso de bagagem, o seguro reembolsa em até 300 dólares, euros ou reais, despesas com roupas, produtos de higiene pessoal e itens de primeira necessidade.

            Mas cuidado! Se na hora de pedir o reembolso a nota fiscal mostrar um baita casacão e seu destino é alguma ilha no Caribe, não será coberto! As roupas devem ser apropriadas ao destino. Bem como, além de itens como escova de dente constar uma tinta pra pintar o cabelo ou algum creme rejuvenescedor, não será coberto.

            E essa cobertura não é válida somente caso a companhia aérea atrase sua bagagem! Mas vale pra qualquer outra empresa de transporte (devidamente autorizada no seu local de operação). Pegou a linha transiberiana e eles enfiaram sua bagagem num trecho pra China? Não se preocupe, pois o seguro viagem irá cobrir!

É importante lembrar que essa cobertura de atraso de bagagem do seguro viagem vale somente para os trechos de ida.

O que o seguro bagagem precisa nessa cobertura?

carimbo de aprovado para o seguro viagem bagagem

A documentação que o seguro viagem precisa quando você acionar essa cobertura é bem básica, mas pode gerar confusão na hora de pedir. A primeira coisa necessária é que o segurado tenha feito uma reclamação formal à empresa que atrasou a bagagem. Para isso, vá até o guichê da empresa no aeroporto e na rodoviária e fale com o atendente. Se for uma companhia aérea, você receberá o P.I.R. (Property Irregularity Report). Ou R.I.B., no bom e velho português, Registro de Irregularidade de Bagagem. Se o transporte for terrestre, marítimo ou ferroviário, você receberá outro relatório de irregularidade.

Com a reclamação, P.I.R. (ou relatório de irregularidade), mande junto para a seguradora as notas fiscais dos gastos. Bem como, cópia da sua passagem (avião, ônibus, trem, etc) e documentação pessoal.

O que o seguro bagagem entende por “itens de primeira necessidade”?

Das condições gerais do seguro viagem Vital Card:

Itens de primeira necessidade do Segurado: mudas de roupas, produtos de higiene pessoal, atendimento médico para a obtenção de uma nova prescrição de remédios de uso contínuo e os medicamentos para uso até a localização da bagagem.

EXTRAVIO DE BAGAGEM

mala de viagem solitária no pátio do aeroporto

            Das coberturas relacionadas aos pertences do segurado, essa é a mais importante e que a mais esperamos que não seja necessário acioná-la.

            Passaram as 6 horas que atrasaram a bagagem… Passou 1 dia, passou 2, passou uma semana, foi no 21° dia que a companhia aérea falou que perdeu seus pertences. Eles te pagarão uma indenização por terem perdido seus itens, de acordo com o peso da mala, e o seguro pagará uma indenização suplementar a deles. Também de acordo com o peso da mala. Vale notar que; a companhia aérea (em casos de voos internacionais) tem 21 dias para achar as bagagens extraviadas antes de declará-las como perdidas, e 7 dias para voos nacionais.

            Para acionar essa cobertura, será necessário além da cópia da sua documentação pessoal e das passagens, o comunicado de extravio da companhia responsável. Esse último será o comunicado oficial que eles darão a você ao falar que o pior aconteceu.

            Vale notar que o seguro viagem cobre o extravio de sua bagagem, e não possíveis danos que tenham acontecidos. Isso é de total responsabilidade da companhia de transporte. Se, na esteira ou na hora de retirar viu que sua mala está danificada, já tire fotos dela e vá imediatamente ao guichê de atendimentos. Lá você pedirá outro P.I.R. referente aos danos de sua mala. Isso também vale caso você perceba que sua mala foi aberta.

CUIDADOS COM SUA BAGAGEM DURANTE A VIAGEM

homem abraçando mala de viagem amarela para protegê-la

            Infelizmente, o seguro viagem não te protegerá em tudo. Entretanto, há formas de dificultar o extravio, o furto e até mesmo diminuir o atraso de sua mala.

            Identificação é o fator mais importante. Com uma mala bem identificada, caso ela atrase será mais fácil da companhia aérea encontra-la e retorna-la a você.

            Cadeados e plástico filme dificultarão que sua mala seja aberta. A pessoa mal-intencionada pensará duas vezes antes de abrir uma mala bem protegida.  Até porque, isso aumentará o risco de a pessoa ser pega no ato.

Por fim, caso essas medidas não funcionarem, aí o seguro viagem estará te protegendo. O Vital Card também presta assistência na localização. Acesse aqui o site. A responsabilidade de achar sua mala é da transportadora, entretanto, nossa central de assistência ficará constantemente em cima deles perguntando sobre o paradeiro dela.

A todos vocês, uma ótima viagem e lembre-se… Viajar tranquilo é Vital.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais