Seguro Viagem

Seguro Viagem Cotação

Casal sério estudando contrato, lendo os termos e condições atentamente antes de assinar. Seguro viagem cotação
Seguro Viagem Cotação

Neste artigo falaremos tudo que é necessário saber sobre a cotação de um seguro viagem. Como fazê-la, entender como é realizado o cálculo do preço do seguro viagem, como comparar as cotações, coisas a ficar atento na contração, qual opção escolher, cotação para grupos e mais!

A cotação (ou orçamento) do seguro viagem é realizada por dia de viagem. Cada operadora do seguro terá diversos produtos com diversos preços. Dependendo do destino e do tipo de plano (valor máximo de cobertura e também quantidade de coberturas disponíveis) o valor dos planos pode ser a partir de 10 reais ao dia.

Como fazer a Cotação de um Seguro Viagem

Hoje em dia fazer uma cotação de um seguro viagem, tanto nacional quanto internacional, é extremamente simples. Todos os produtos no mercado possuem a possibilidade de realizar a cotação sem custo e rapidamente. 

Para realiza-la basta entrar no site da operadora do serviço que você escolher, pôr o destino, quantidade de dias que viajará e sua idade. Pronto, os valores e opções de seguro aparecerão, basta escolher agora qual o melhor pra sua viagem. 

Se ficou dúvidas ou quiser algo mais detalhado, cheque esse vídeo de como realizar a cotação do seguro viagem pelo Vital Card é rápido e fácil:

Outros dados serão pedidos somente no momento da contratação, nome completo, endereço e documentação. 

Caso esteja comprando um pacote por meio de uma agência de turismo, a agência deve trabalhar com um seguro viagem e ela mesmo poderá fazer a cotação para você, além de dar dicas de qual pode ser o melhor plano.

E contratar pela agência é mais caro do que pelo site da seguradora? Geralmente não. Pois os agentes possuem acordos com a seguradora e conseguem vender pelo mesmo preço que no site. Porém, se ficar com dúvida, na hora de fazer a cotação com o agente, puxe seu celular e faça-a você mesmo pelo site!

No entanto, uma coisa que pode variar são os planos fornecidos pelo site e pela agência. Pode ser que a agência tenha mais ou menos opções de planos. 

Como é calculado a Cotação de um Seguro Viagem

representação de índices em um gráfico. seguro viagem cotação

O preço do seguro viagem, é chamado de prêmio (assim como todos os outros seguros). Mas ao contrário dos outros não há de análise de risco. 

Algumas coisas podem variar no cálculo desse prêmio, como destino (EUA geralmente tende a ser mais caro, devido ao alto custo de saúde no país), idade (o prêmio tende a ser maior para passageiros com mais de 75 anos), prática esportivas (especialmente profissional) e gestação.

No entanto, no Vital Card somente calculamos o prêmio de acordo com destino e idade do passageiro. Coberturas pra prática esportiva amadora e gestação estão inclusas em todos os planos. O adicional só vem somente quando há prática esportiva profissional. 

A cotação de cada plano então varia de acordo com o valor das coberturas que, por sua vez, variam de destino a destino. Por exemplo, um plano nacional pode ter coberturas a partir de 10mil reais para despesas médico-hospitalares, já um plano pra Europa terá no mínimo 30mil euros de cobertura respeitando o Tratado de Schengen. 

Os valores máximos também variam, mas esses podem passar dos 100mil dólares em coberturas médico-hospitalares. 

Se quiser realizar a cotação do seguro viagem do seu cartão de crédito, será necessário você falar com o gerente de seu banco, ligar para o 0800 (presente em seu cartão) e, em alguns bancos, é possível fazer pelo aplicativo do mesmo. Porém fique atento, o seguro fornecido pelo cartão de crédito raramente vale a pena.

Como comparar a Cotação do Seguro Viagem

Sinal de madeira com quatro setas - opção 1, opção 2, opção 3, opção 4. seguro viagem cotação

Você ainda está na fase de pesquisas, surfando a web fazendo cotação de todos os seguros viagens para saber qual é o melhor pro seu bolso. Agora, porque há diferença de preço entre as operadoras? Especialmente nos planos mais baratos?

Todas as seguradoras calculam seu prêmio base levando em consideração diversos fatores e, também, realizam muitas contas em ordem pra poderem ter o valor do prêmio ideal. Veremos informações detalhadas de como as seguradoras chegam no valor exato da cotação mais abaixo.

Os valores do prêmio entre seguradoras variam de acordo com o que é fornecido no plano. E isso se resume basicamente nas coberturas. Pra explicar melhor isso, usaremos um exemplo comparando dois seguros imaginados:

Os dois seguros são para viagens nacionais. A cotação do primeiro seguro deu 150 reais para dez de viagem, já o segundo deu 250 reais para os mesmos dez dias. Os dois possuem coberturas de despesas médico-hospitalares, o primeiro com uma cobertura total de 15mil reais e o segundo de 10mil reais. A diferença aqui é que o segundo seguro viagem tem uma cobertura independente. Caso você tenha dois problemas distintos, para cada um desses problemas você terá 10mil reais de cobertura. 

Mais Coberturas….

Os dois seguros também possuem coberturas extras, como atraso de bagagem e de voo. Assim como indenizações em caso de extravio de bagagem e morte acidental em viagem. Porém, o primeiro seguro viagem tem uma indenização inferior ao segundo.

O segundo seguro possui coberturas extras, como cancelamento de viagem (que pode ser acionado antes do início de sua viagem) e regresso sanitário. O primeiro não.

O primeiro possui franquia, o segundo não. Quando se trata de qualquer tipo de seguro, a franquia é um valor mínimo (caso ocorra algo) que sempre será responsabilidade do segurado. 

Quer dizer então que quanto maior for a cotação do seguro viagem, melhor é o serviço? Não. Há sempre um equilíbrio e um bom custo-benefício. Para acha-lo é necessário pesquisar. Assim como descobrir qual é o melhor para você depende do tipo de roteiro que você estará realizando. 

Mais informações sobre o valor da Cotação

Caso queira saber um pouco mais como tudo isso funciona; Todos os seguros (viagens, automóveis, vida etc) possuem algo chamado “gatilho”. O gatilho é um “termômetro” que as seguradoras calculam para saber se o valor do prêmio é rentável. 

Quando o gatilho está alto, quer dizer que estão ocorrendo muitos acionamentos e os preços do prêmio não estão cobrindo o valor dos sinistros (os acionamentos). Isso quer dizer que a seguradora precisa aumentar o preço do prêmio, ou modificar o produto. Mas como é modificado o produto?

Pode ser modificado de diversas formas, redução de destinos cobertos, de planos oferecidos e, também, perfil de viajante. Por exemplo, não são todas as seguradoras que fornecem seguro viagem a uma pessoa de 90 anos. 

Se o gatilho estiver baixo, as seguradoras geralmente aumentam a quantidade de planos disponíveis e/ou aumentam o risco. Ou seja, nesse caso, eles podem começar a fornecer planos para pessoas com 90 anos. 

Obviamente, uma vez contratado o seguro viagem, o valor ficará o mesmo até o fim do contrato. Somente após uma nova cotação é que você pode notar que o preço aumentou o diminuiu. Porém, essas variações não ocorrem do dia para noite. São realizados muitos cálculos para se ter a certeza que é esse mesmo o caminho que deve ser seguido. 

O que ficar atento na Cotação

Sinal de alerta de perigo em um balão de fala

Caso encontre uma cotação muito barata fique atento nas coberturas disponíveis do plano. Se informe se esse plano com a cotação muito barata possui ou não franquia, se a cobertura é independente, quais outras coberturas possuem e, também, assistências… As assistências, especialmente em viagens internacionais, facilitam muito a vida do segurado. Ainda mais se você viajar para um local qual não fale a língua. Se a seguradora com a qual você fez a cotação possui acesso à uma rede credenciada mundial, em caso de urgência ou emergência médica será muito fácil realizar uma consulta. 

Outra coisa importante, cheque se a modalidade do seguro viagem é somente por reembolso. Hoje em dia, a maioria das seguradoras, graças a sua rede credenciada, organizam o atendimento sem custo algum para o segurado. Poupando muita dor de cabeça e burocracia para eles em todos os cantos do globo na hora de pedir o reembolso de suas despesas médico-hospitalares. 

Agora, se a cotação for muito barata, mas muito barata mesmo (praticamente de graça). Cheque se a seguradora está listada na SUSEP. A superintendência de seguros privados, eles são o órgão regulador de todos os tipos de seguros.

A escolha do seguro e plano certo com aquele ótimo custo-benefício vai sempre de acordo com a finalidade de sua viagem.

Fiz a Cotação, qual escolher?

Como sempre, depende. 

Viagem longa? Contrate um seguro com uma cobertura superior. 

Viajando a negócios? Procure um serviço mais completo. Alguns, inclusive, possuem coberturas para envio de executivo substituto. 

A passeio rápido? Pode ser que não haja necessidade de contratar uma cobertura gigantesca, por exemplo; você somente irá visitar seus familiares em outro estado por uma semana, porque escolher aquela cotação cujo o prêmio muito superior? Não é necessária uma cobertura de 100mil reais para despesas-médico hospitalares para ir comer um pouco da comida da vó. Ela cozinha bem e é super cuidadosa, você não pegará uma intoxicação alimentar. Mas, por outro lado, se você já tiver mais idade e estiver viajando para os EUA, uma cobertura maior se torna necessária.

Independente de qual for a finalidade da viagem, é bom contratar um seguro cujo não há franquia e possui cobertura independente. E, é boa prática também antes ou após da cotação ler as condições gerais do seguro viagem. Lendo a condição geral você saberá exatamente o que está contratando e o que esperar.

Alguns países (e algumas viagens com tipos determinados de visto, como o J1 para viagens ao EUA) possuem como requisito algumas coisas no seguro viagem, esteja certo que o serviço qual você fez a cotação atenda essas necessidades.

Por que a Cotação é separada por destino?

Mala azul e chapéu, câmera com sinalização no fundo azul pastel. conceito de viagem. Seguro viagem cotação

Ao pesquisar você deve ter visto seguro viagem Brasil, Europa, Japão, Ásia, EUA, Oriente-médio, Pindamonhangaba etc. Mas porque as seguradoras separam seus produtos por destinos?

Bem, na realidade ele é separado em dois grandes blocos. O nacional, e o internacional. Uma cotação de um seguro viagem nacional valerá para todo o território brasileiro. Independentemente se for uma cidade como São Paulo, Jalapão, ou alguma cidade como Taubaté ou Irati. 

Já no internacional é que entram as subdivisões. Primeiro o EUA, pois lá o custo de atendimento médico é muito caro, portanto, a cotação será maior. Depois vem a Europa, isso se dá devido ao tratado de Schengen. Viagens aos países desse tratado é necessário um seguro viagem específico. Como, por exemplo, cobertura mínima para despesas médico-hospitalares de 30mil euros e regresso sanitário. O preço para Europa não é muito caro, pois lá são poucos países cujo valor do atendimento médico se aproximam ao dos EUA. Suécia, por exemplo. E, além desses dois, há o resto. Pode ser porque não há obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ou porquê é necessário menos coisas ou coberturas menores, como por exemplo, Cuba. Que só pede uma cobertura mínima de 10mil dólares e repatriação. Coberturas que estão presentes em muitos dos serviços disponíveis no mercado. 

Vamos com um exemplo

você viajará para o Marrocos, mas fará conexão nos aeroportos da Europa. Caso não haja desembarque, ou você não ficará alguns dias na Europa, não é necessário contratar um seguro viagem Europa, somente um que cubra o Marrocos. Contudo, se o seu roteiro tiver países europeus, contrate um seguro viagem Europa, que ele também cobrirá o Marrocos. Isso é válido na maioria das seguradoras, se tiver dúvidas ou estiver reencenando a volta ao mundo em 80 dias, ligue para a seguradora e tire suas dúvidas. Assim como a cotação, também é gratuito, pois diversas delas possuem um número 0800. 

Em resumo, ele é separado por destinos considerando dois grandes fatores: Custo de atendimento médico do país e a infraestrutura do mesmo. Alemanha, por exemplo, é um país com uma ótima infraestrutura hospitalar, no entanto, isso aumenta o custo do atendimento médico no país. Em contrapartida temos, por exemplo, a Tailândia. Um país que recebe muitos turistas todos os anos, mas eles não conhecidos mundialmente pelo atendimento médico, portanto, o custo de atendimento médico lá não é tão caro. 

Isso acaba se tornando um padrão, boa parte dos países com atendimento médico superior são os da Europa e o Estados Unidos, e a outra grande parte são dos outros continentes. Não gerando motivo o suficiente para as seguradoras criarem ainda mais produtos para destinos específicos. 

Cotação em Grupo

Retrato de uma jovem alegre sentado na parte de trás da caminhonete com os amigos. Jovens se divertindo em uma viagem de carro.

Vai viajar com a família ou com os amigos? Fique esperto, pois diversos seguro viagem possuem descontos para contratação em grupo. Geralmente esses descontos também estão estampados na página inicial do seguro viagem e a cotação já leva em conta quando é colocado o número de passageiros. 

Se viajará com a família não deixe ninguém desprotegido e como incentivo, receba um desconto pra isso. 

Confira somente a idade de todos que viajarão com você, alguns seguros viagens pedirão qual o número de crianças e de idosos acima de 75 anos. E mais uma vez, pronto, a cotação está realizada com o seu desconto.

Como faço a Cotação Seguro Viagem se for Viajar de Carro?

carro de verão na praia e espaço livre para sua decoração

Primeiro é que não são todas as seguradoras que cobrem uma viagem de carro. Portanto, cheque se o seguro que vá contratar tenha essa opção. 

As que cobrem, como o Vital Card, tem alguns poucos pré-requisitos. Como, por exemplo, mínimo 100km de distância do ponto de origem (mas isso, na realidade, vale para todos os planos nacionais). Uma segunda coisa que vale mencionar, é que em caso de acidente, não será coberto os danos do automóvel, tanto do seu quanto o e de um terceiro. Para isso, existe o seguro automóvel, o de viagem não cobre. 

No mais, se a seguradora aceitar esse tipo de roteiro, basta fazer a cotação normalmente. E, se necessário, ligue para a operadora e tirar suas dúvidas sobre o serviço em questão.

Ah, e se for viajar de moto, contrate Vital Card. É a única no mercado que cobre. Porém, vale o mesmo mencionado acima. Em caso de acidentes, serão cobertos somente custos relacionados a despesas médico-hospitalares, e não danos à motocicleta. 

Cotação para Cruzeiro

vista do navio cruize para a água do oceano

Realizar a cotação de um seguro viagem para cruzeiros é o mesmo processo de antes, basta ficar atento ao destino do cruzeiro. 

Os cruzeiros possuem médicos a bordo, sendo assim, a coordenação de um atendimento médico pela central do seguro viagem não é possível. Sendo assim, em caso de necessidade de atendimento, é somente por reembolso (o segurado paga a conta do médico, envia a documentação para a seguradora, e ela reembolsa as despesas referente ao atendimento). 

Em alguns outros casos, pode ser possível a telemedicina, ou coordenar um atendimento médico em terra numa das paradas do cruzeiro.

Esperamos que esse artigo tenha tirado diversas possíveis dúvidas sobre a cotação de um seguro viagem. Se restou alguma, deixe um comentário aqui pra gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais