Seguro Viagem

Por que contratar um seguro viagem?

Neste artigo você vai descobrir o porque contratar um seguro viagem e quais benefícios ele garante ao viajante. Entenda melhor as coberturas e assistências.

modelo de bilhete seguro viagem

Razões do por que contratar um seguro viagem não faltam. Infelizmente, muitas vezes nós só aprendemos na hora do aperto. Esse texto então serve pra tentar evitar aquela possível e temível situação “ah se eu tivesse contratado um seguro viagem”. 

Vamos aqui explicar certinho em quais situações você está protegido e como você está protegido. Antes, durante e até mesmo depois de sua viagem! Assim como, muitas vezes o viajante pode estar querendo viajar com economia, e acha que pode economizar um pouco ao não contratar um seguro viagem. Explicaremos também porque o barato pode sair caro. 

Por que contratar antes?

A maioria dos seguro viagem hoje em dia tem uma cobertura de cancelamento de viagem. Ela serve para caso você não possa viajar, parte de suas despesas serão reembolsadas. Porém, para ativar essa cobertura as razões geralmente são relacionadas a problemas de saúde ou falecimento de parentes. Nesse caso, contratar um serviço com essa cobertura pode te poupar dor de cabeça e dinheiro que seria gasto em multas da companhia aérea, ou dos hotéis que você não pode se hospedar. 

Por fim, alguns países tem como obrigatoriedade o seguro viagem. Por exemplo, os países do tratado de Schengen, Cuba e outros.

De quais formas contratar um seguro te protege durante a viagem?

Mala de seguro de viagem com papel de etiqueta para proteger a sua viagem.
Seguro viagem: Proteção durante a viagem

Voos atrasam, as vezes por minutos, as vezes por horas. É justamente nesse segundo caso que se torna importante contratar um seguro viagem. Se isso acontecer você poderá reaver suas despesas com alimentação durante a espera de um novo voo, e em caso de longos atrasos até mesmo com hospedagem. Fique atento, pois não é por todo motivo que o seguro viagem cobre atrasos de voo, na hora de contratar leia as condições gerais do serviço para saber quais motivos são cobertos. Geralmente os motivos são relacionados ao atraso devido à quebra súbita de aeronave, assim como as despesas cobertas são complementares a da companhia aérea.

Bagagens também atrasam, as vezes por horas, as vezes por dias! Nesse caso contratar um seguro viagem é importantíssimo. Pois assim você pode reembolsar despesas com itens de primeira necessidade, como itens de higiene pessoal e vestuário. Viajar pelo fiorde norueguês sem vestuário de frio não é bacana não! Ah, vale ressaltar que recomendamos sempre que possível levar uma troca de roupa na bagagem de mão, justamente pensando nesses casos. 

Agora outro fator muito importante para se contratar um seguro em suas viagens é caso se algo aconteça de volta em sua casa. Como, por exemplo, a internação ou falecimento de um parente próximo. Nesse caso você estará protegido para ter suas despesas com multas (de companhia aérea e hotéis) e, também, remarcações de passagens reembolsadas. 

Contratar por causa das assistências

Seguros de viagens hoje em dia não só dispõem de serviços relacionados a atraso de bagagem, voo ou despesas médicas. Mas também têm diversas outras assistências que facilitam muito a vida dos segurados.

Em casos de roubos e furtos, por exemplo, o seguro viagem te ajudará a passar por esse momento difícil. 

roubo de carteira puxando do bolso aberto da mala
Em casos de roubos e furtos, o seguro viagem te ajudará neste momento difícil.

Problemas com a lei local? Precisa de ajuda para transferir ou receber dinheiro? Perdeu os documentos? Ao contratar um seguro viagem você terá auxílio em todas essas questões e mais.

Contratar por causa de custos médicos

Paciente masculino com raiva de conta de cuidados de saúde caros
É nesse ponto que contratar um seguro viagem se torna um motivo dos grandes…

É nesse ponto que contratar um seguro viagem se tornar um motivo dos grandes. Os países que tem atendimento gratuito de saúde são somente para os seus cidadãos. Turistas tem que pagar e, muitas vezes, pagar muito. 

Você já deve ter lido ou ouvido exemplos sobre como o custo de atendimento médico nos Estados Unidos é caro. Batemos bastante nessa tecla porque lá é um destino popular, não somente para brasileiros, mas para todo o mundo. E, além disso, um simples consulta passa dos 100 dólares. Caso sofra um acidente, raio-x por si só são pelo menos mais 500 dólares. Precisou ficar internado? O dinheiro do “pernoite” no hospital poderia ter sido gasto em um hotel 5 estrelas. 

E o mesmo vale para todos os países do mundo. Não é incomum aqui no Vital Card recebermos todos meses pelo menos uma conta de hospital acima dos 20mil dólares, em alguns casos, inclusive, faturas consideravelmente maiores. 

Sem mencionar nos casos graves em que possa ser necessário um regresso/repatriação sanitária. Boa parte dos seguros estão preparados para lidar com isso. Na hora de contratar fique atento a essa opção.

Na hora de contratar fique também atento as condições gerais, pois um seguro viagem se difere do de saúde. Não são cobertas consultas eletivas, investigativas ou estéticas. O que é coberto geralmente são casos de urgência e emergência médica e odontológicas. Em outras palavras; quebrou um dente natural, teve intoxicação alimentar, apendicite etc. Assim como há casos de exclusões, as mais comuns entre todos os produtos do mercado são doenças causadas por pandemias, epidemias e endemias.  

De quais formas que contratar um seguro te protege depois da viagem?

Mala com etiqueta perdida em um transportador de bagagem de aeroporto ou transportador de bagagem
O seguro viagem em caso de perda permanente da bagagem vai te ajudar financeiramente

Bem, atraso de voo e de bagagem o seguro geralmente cobre só na ida. Mas, em caso de perda permanente da bagagem vai te ajudar financeiramente, e para esta busca, você pode contar com o auxílio de uma rede de atendentes que irá te auxiliar nesse momento de aperto.

Por exemplo, digamos que aquela sua mochila com as lembrancinhas foi extraviada. Prejuízo e um prejuízo grande contando todo o estresse e mais o cuidado que você teve em escolher a lembrança certa para aquele seu tio pentelho. Que, por sinal, ele nunca vai deixar você esquecer que na sua viagem ele não ganhou um presentinho. Nesse caso, os seguros tem uma indenização suplementar a da companhia aérea em caso de extravio de bagagem. Isso não é o suficiente para reaver seus itens perdidos, mas, pelo menos, o suficiente para você pagar um banquete pra aliviar os ânimos. 

Ah, vale notar que a cobertura de extravio de bagagem vale também para ida. As companhias aéreas tem um tempo para dar o retorno ao passageiro, no caso de voos domésticos é de 7 dias e internacionais de 21 dias.

Contratar um seguro, ou não?

Dedo, pressionando o botão de seguro de viagem no teclado de alumínio. Conceito de negócio - dedo masculino apontando a chave do seguro de viagem no teclado do Laptop
A decisão final é sempre sua!

A decisão final é sempre sua. Porém esperamos que com esse texto você entenda por que é importante contratar um seguro viagem. 

Até mesmo um mínimo e simples imprevisto pode ser o suficiente para interromper suas férias ou suas viagens de negócio. Imagine um imprevisto grande. Portanto, ao viajar, considere sempre contratar um seguro viagem, e um dos bons!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais